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Inbound vs. Outbound sales: Qual método gera mais vendas?
🎧 Diante de dois métodos diferentes para vender, Inbound vs. Outbound Sales, pesamos as vantagens de cada um e elegemos a que gera mais vendas.

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Inbound vs. Outbound Sales, saiba qual gera mais vendas para o seu negócio

Quando pensamos na integração das áreas de Marketing e Vendas temos de encontrar métodos que juntem as duas áreas. Colocamos as duas frente a frente, Inbound vs. Outbound Sales, e pesamos qual gera mais vendas para o mercado imobiliário.

No ramo do marketing, temos como Inbound e Outbound são bem comuns. Para quem está acostumado com vendas pode ser intimidador escolher um método ou outro aplicado à vendas. 

Na era digital não é difícil perceber que houve uma mudança na maneira como as pessoas compram. Portanto, faz sentido que haja uma renovação na forma como as pessoas vendem.

Neste artigo procuramos explicar as diferenças entre Inbound e Outbound Sale para que você entenda qual delas é a melhor para o seu negócio.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que é Inbound Sales?

Inbound Sales é uma metodologia para ajudar a área de vendas a se adaptar às mudanças no perfil do consumidor. Trata-se de educar o mercado para ter conteúdos que possibilitam tomadas de decisões.

Dentro dessa prática, os vendedores só abordam um lead com um conhecimento de certo nível e essa estratégia é determinada por algumas técnicas.

Deriva da vertente do marketing, Inbound Marketing, e está ligado ao Inside Sales (venda interna), que permite a venda sem necessidade de se estar cara a cara.

É metodologia bem efetiva, pois os vendedores falam com quem já está interessado. A equipe de vendas recebe informações dos leads, quais conteúdos acessados e páginas e, assim, se prepara para o contato. Outra abordagem é buscar informações do lead nas redes sociais.

Essa metodologia tem, portanto, um caráter de ir atrás de leads qualificados, onde o vendedor tem conhecimento do prospect e pode auxiliar tendo informações para cada caso.

No mercado imobiliário, onde a compra envolve uma grande quantia, é normal que o cliente esteja em dúvida e um corretor munido de informações tem mais chances de converter o interesse em venda.

O que é Outbound Sales?

Essa metodologia faz justamente o oposto da anterior, ele vai atrás das pessoas, escolhendo Leads que tenham um perfil adequado, não exatamente tendo sido atraídos pela empresa.

Apesar da diferença, o Outbound Sale traz muitos resultados. Depende muito da incorporadora, do cliente, da estrutura do comercial, do ciclo de vendas e outras variáveis.

Neste tipo de marketing se tem a percepção de mais controle do momento do contato, visto que o vendedor quem toma a atitude.

No entanto, há a possibilidade de o lead considerar a abordagem inconveniente e se afastar, pois não houve interação anterior e a falta de contexto pode prejudicar a venda.

Além disso, pode acontecer do lead não precisar do produto, assim, o contato terá sido em vão, gastando o tempo e recursos da equipe de vendas.

Inbound Sales e Outbound podem se complementar e essa tem sido a principal utilização do Outbound nos últimos tempos, atraindo um público específico.

Inbound vs. Outbound Sales, qual escolher?

Agora que você já sabe mais sobre os dois métodos, deve estar se perguntando: Qual dos dois é melhor para gerar vendas?

É importante ter em mente que não são excludentes, não precisa ser Inbound vs. Outbound Sales, e que podem ser usadas em conjunto para se ter mais resultados. Mas se tiver que optar por um ou outro, nós te ajudamos à escolher.

O Inbound Sale tem por objetivo aumentar a produtividade da equipe de vendas e rendimento da sua incorporadora, ou construtora, à longo prazo. Com essa opção você procura fidelizar consumidores, usando majoritariamente o on-line e complemento com o off-line.

No Inbound, o lead já está familiarizado com sua empresa, então saberá do que se trata o contato e estará mais disposto a responder, visto que ele mesmo buscou pelo tema.

O Outbound não tem essa dinâmica, é uma metodologia mais aplicável em segmentos onde já se tem ideia de quem são os potenciais clientes.

Outra vantagem do Inbound Sale sobre o Outbound Sale é que com os dados obtidos pelo Inbound na construção das personas, os vendedores são mais assertivos e podem atender de maneira personalizada.

Quando Inbound e Outbound Sale se complementam

Conforme dissemos anteriormente, o Outbound pode ser usado como complemento do Inbound Sale.

Quando um negócio está no início, utilizar o Outbound Sales pode ser a melhor alternativa.  pois é uma estratégia que precisa de menos tempo.

Enquanto isso, se aplica às estratégias de Inbound marketing para criar a imagem de credibilidade e autoridade que vai subindo nos buscadores da internet.

Os clientes do Outbound podem beneficiar a estratégia do Inbound Marketing com bons feedbacks e depoimentos. O Inbound Sale pode entrar posteriormente, com os leads já impactados com a estratégia de Inbound marketing.

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