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Como usar o chat online no funil de vendas
🎧 A estratégia de jornada do consumidor pode ser otimizada com o uso do chat online. Essa ferramenta te ajuda à conhecer o cliente mais profundamente, saber suas necessidades e aumentar as chances de conversão.

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Funil de vendas e chat Online

O mercado digital faz uso de alguns modelos estratégicos de marketing. Um deles, talvez o principal, é o funil de vendas. Esse método estratégico divide a jornada do cliente em etapas e auxilia no processo de qualificação de leads.

Para fazer essa estratégia ainda mais eficiente, você precisa incluir suas soluções, sistemas e ferramentas para atrair, converter e fidelizar clientes.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar a melhorar seu modelo de estratégia. Você encontrará também:

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que é o funil de vendas?

Como dissemos anteriormente, o funil de vendas é um modelo estratégico separado por etapas. O nome pode ser entendido ao se notar que no início da jornada há muitos possíveis leads e ao final estão os leads qualificados, se tornando clientes.

Este modelo, também conhecido como pipeline, mostra a jornada do lead até o momento de compra, incluindo o uso da metodologia de Inbound e Outbound Marketing com a produção de vídeos, artigos para blog, materiais ricos e outras mídias para educar seu mercado. 

Além disso, anúncios pagos e direcionados no Google Ads ou redes sociais também podem ser incluídos nessa estratégia.

As etapas do funil de vendas

O funil de vendas se divide em três etapas, são elas: topo, meio e fundo. A representação gráfica da estratégia dá nome ao modelo.

As primeiras etapas têm mais alcance e, portanto, atingem mais pessoas, sendo de temas de interesse do segmento, porém mais abrangentes, por exemplo, “Como comprar um imóvel”, “Tudo o que você precisa saber para sair do aluguel”, sempre os conteúdos mais gerais e mais amplos de um tema.

O meio de funil é uma etapa onde já há tráfego para o seu site, agora precisa que seus visitantes, que já descobriram um problema, se engajem e se tornem leads indo atrás da solução. 

No caso do fundo de funil é a hora de convencer o lead qualificado a tomar uma decisão, retendo o lead e apresentando o melhor de seus serviços.

A etapa de fundo trabalha com leads que passaram por um processo de qualificação e que já estão decididos em fazer a compra.

Aplique o chat online no funil de vendas

O atendimento por chat pode ser de dois tipos, porém ambos são uma forma de fazer um atendimento no site do seu negócio, ajudando a conquistar a confiança de novos visitantes.

O chat online, em tempo real, ou chatbot, que é um suporte criado por meio de inteligência artificial (IA), uma ferramenta de automação de Marketing, ambos os casos ajudam as empresas a atenderem mais rápido os clientes.

Embora o chat online não funcione no estágio de topo de funil, por ser mais abrangente, pode ser aplicado para um primeiro contato. Já no meio, o chat online pode fazer a diferença, pois aproxima a empresa do público.

No meio de funil é quando acontece as conversões e iniciar um diálogo nessa etapa, pode fazer toda a diferença. Nas landing pages o chat pode tirar dúvidas, nessa etapa você deve fazer o potencial cliente se sentir incluído, eliminando a sensação de que a marca é distante e aproximando.

O cliente a essa altura da jornada já está considerando que você tem solução para o problema dele e agora é a sua oportunidade de apresentar as vantagens de diferenciais, sem mencionar a marca ainda.

O cliente interessado, irá assinar sua newsletter ou pedir para receber o e-mail marketing. O chat online entra como um catalisador do seu funil de vendas, mas deve ser utilizado em conjunto com o conteúdo.

No fundo de funil, quando o seu cliente já tem conhecimento sobre seu negócio e o tema, é a hora de mostrar proposta e que seu produto é o que precisa, é hora de aprofundar os temas mostrando os diferenciais do objeto e da marca.

Vantagens de usar o chat online

Utilizar o funil de vendas e a jornada do lead até se tornar cliente continua sendo uma das estratégias mais utilizadas. O chat online veio para ligar as etapas à automatização e ajudar na conversão, nutrição e interatividade com o lead.

O chat online é uma forma de trazer dinamismo ao atendimento e desta forma transformar um lead em venda.

Essa automatização traz diversas vantagens ao funil de vendas com chat online. A empresa consegue contato com um número maior de pessoas. Uma das vantagens do chat online é que, segundo a IBM, das pessoas entre 26 e 40 anos (a chamada geração millennial), 65% preferem receber suporte online.

Com o chat online é possível também:

  • Ter um atendimento mais eficaz;
  • Aumentar conversão de leads em clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Oferta de experiência diferenciada para os clientes.

Com o dinamismo do atendimento, a experiência do lead tende a melhorar, por isso é uma forma mais eficiente de captar leads. As informações são fornecidas com menos relutância e os conteúdos enviados são mais de acordo com o perfil do cliente.

Melhore seu funil de vendas

Agora que você já sabe as vantagens de usar o chat online no site da sua incorporadora, que tal implementar o uso? Existem diversas ferramentas que você pode usar e coordenar no seu site.

Tenha uma equipe qualificada que saiba traduzir os contatos em forma de conteúdos para fidelizar o cliente, pois, de acordo com dados apresentados pela 99firms, 63% dos clientes que utilizam o chat online, tendem a regressar à página.

Por isso, vale combinar o chat com campanhas de remarketing. Muitas ferramentas possuem recursos fáceis de inserir na sua página.

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