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Faça seu time comercial bater metas com dicas infalíveis
🎧 Bater metas é o objetivo de quem trabalha com vendas, não é mesmo? E algumas estratégias podem fazer com que você vá ainda mais longe com seus resultados.

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um time motivado consegue resultados e bate metas

Se você trabalha com vendas e está em busca de dicas para atingir suas metas, vai descobrir agora algumas estratégias que podem fazer com que você vá longe.

A operação comercial pode ser um ambiente inspirador e um tanto quanto competitivo. Por isso, muitos profissionais se sentem motivados quando atuam ao lado de pessoas produtivas.

Quando uma equipe está empenhada em bater metas de vendas e atingir seus objetivos, o processo se torna cada vez mais desafiador.

Porém, fatores como pagamento de comissões, bônus e outras premiações também são fundamentais para fazer com que a equipe se sinta ainda mais motivada a bater metas.

Mas se tratando de uma realidade tão dinâmica, há alguma prática qualificada para garantir o sucesso de vendas em todos os meses?

Não estamos falando que existe uma mágica para isso, mas ações implementadas dentro da equipe podem ser a chave para o sucesso.

Por isso, separei algumas opções para você que está em busca de bons resultados para alavancar suas vendas e fazer do seu negócio um sucesso.

Quer saber como motivar sua equipe para que eles consigam bater metas todos os meses? Então acompanhe este conteúdo até o final!

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Como manter sua equipe motivada para bater meta?

Uma equipe motivada gera vendas e quanto mais vendas surgirem, mais motivada a equipe irá ficar.

Isso pode parecer algo complicado, mas existe uma série de estratégias que podem ser utilizadas para motivar os seus vendedores e eu vou te mostrar algumas delas. 

Como é o clima no trabalho?

Você sabia que o ambiente de trabalho é um dos principais aspectos a serem pensados?

Isso porque, manter um clima positivo é muito importante e as condições de trabalho também entram dentro da estratégia para motivar os vendedores.

Estrutura física, assim como políticas de comissões e bonificações precisam ser consideradas. 

Além disso, profissionais que estejam alinhados com os valores da sua empresa ajudam e muito.

E não é só a experiência e o currículo que sabemos que conta bastante, mas unindo profissionais que compartilham a mesma visão da empresa você tem uma equipe mais unida até mesmo em tempos de crise. 

Algumas perguntas precisam ser respondidas no momento de definir se existem aspectos positivos dentro da sua empresa para que o profissional consiga bater suas metas, como:

  • Quais são os propósitos que levam o profissional a continuar na empresa?
  • O profissional possui metas e ambições?

As respostas de cada colaborador precisam ser detectadas pelo gestor.

Alinhar a contratação de cada funcionário é necessário 

Contratar novos funcionários apenas com o objetivo de “dar conta do serviço” muitas vezes pode não surtir o efeito desejado. Ou seja, uma contratação desalinhada pode ocasionar um resultado negativo em toda a equipe. 

Quando o vendedor não está alinhado com o seu time e até mesmo com a cultura da empresa, pode acontecer desavenças e até mesmo disputas internas por clientes, por exemplo. 

Mas se trata de integridade profissional?

Não necessariamente. Isso quer dizer mais sobre a incapacidade dele de acompanhar a rotina que o trabalho exige.

Quando um vendedor está desalinhado ele demora mais para aprender e desenvolver o seu trabalho, assim, não entrega o resultado desejado. 

O que fazer quando o problema é externo?

Às vezes o negócio pode ser abalado por questões externas, como por exemplo uma crise econômica, interferindo nos resultados de toda a equipe.

E para que os impactos sejam reduzidos, algumas atitudes podem ser tomadas, como uma correção de metas de acordo com a oferta e a demanda do negócio.

Além disso, motivação e vendas estão totalmente ligadas, por isso, em épocas de crise, é preciso se adaptar ao cenário.

Lembre-se: não há motivação que dure se a meta não estiver de acordo com a realidade da época. 

Uma boa estratégia é investir em inbound marketing.

Isso porque, quando você gera conteúdo passa a se relacionar com sua base de leads (potenciais clientes) e assim,  consegue mostrar a importância do produto ou do serviço que oferece.

Você é um gestor de vendas? Então deve estimular o vendedor durante todo o processo. Essa é a forma de manter seu time com resultados satisfatórios.

Vendedor: como otimizar seu tempo para obter bons resultados?

Existe um divisor de águas quando o assunto são os bons resultados em vendas: a rotina intensa de negociações em andamento e o investimento na gestão de tempo dos vendedores. 

Para o alcance de bons resultados é preciso que haja um CRM qualificado e processos muito bem estruturados. 

Como lidar com a rotina quando somente um profissional conta com uma média de 60 negociações ao mesmo tempo em seu funil de vendas?

É possível melhorar os resultados de vendas com a otimização de tempo e tendo um cuidado maior com o funil. 

Ou seja, limpando tudo aquilo que não é necessário e mantendo um fluxo com oportunidades reais de acordo com os critérios de qualificação de leads. 

Assim, os vendedores conseguem aumentar suas taxas de conversão, além dos números de venda, dando uma atenção especial aos leads certos e nas melhores oportunidades de negócios. 

Quando há o foco naquilo que realmente pode gerar resultados, é possível investir corretamente no tempo de cada negociação.

Processos desenhados corretamente ajudam a melhorar a motivação e as vendas de toda a equipe. 

Automatização das vendas é a solução para bater metas

Quando o assunto é automatização de marketing, a primeira coisa que pensamos é em como fazer uma nutrição qualificada e inteligente dos nossos potenciais clientes.

Isso porque quando o objetivo está claro, fica muito mais fácil de saber como preparar cada vez mais esse contato para o momento de compra. 

Você pensa em ir além disso? A boa notícia é que dá!

Com a automação de marketing você pode extrair ainda mais oportunidades, podendo fechar o ciclo do marketing e enviar de maneira automática os potenciais clientes que estiverem mais preparados para o time de vendas. 

Quer saber como trabalhar com os leads que ainda não estão prontos para a compra? Eu te falo como.

Para acompanhar os potenciais clientes que ainda não estão prontos para a compra, você precisa percorrer um caminho.

Primeiramente, você deve criar uma lista segmentando os critérios que o seu negócio considera que realmente se encaixa, como cargos, segmentos e etc.

Após isso, imagine em um fluxo automatizado sempre considerando se as principais regras estão dentro, por exemplo, se o lead entra nessa lista e assim você poderá atribuir ele a um vendedor.

E, por último, fazer a configuração de um fluxo, notificando por e-mail a pessoa responsável por aquele lead sempre que houver uma nova conversão.

Quando isso acontece, o principal objetivo é monitorar de perto os leads que possuem maior potencial para então poder abordá-lo apenas quando eles estiverem realmente prontos e interessados na compra. 

Sabe aqueles leads que estão quase prontos? Você deve aproveitá-los!

Para que você consiga monitorar com qualidade esses leads, você deve configurar a automação de marketing da seguinte maneira:

Você deve criar uma segmentação com aqueles leads que clicarem no link de um determinado e-mail, por exemplo, mas que não converteram nas landing pages, como pessoas que clicaram em links de testes gratuitos, mas não dão início ao teste. 

É importante criar um fluxo automatizado seguindo a regra de que se o lead entra nessa lista, você deve atribuir um vendedor a ele.

Não se esqueça: o lead não precisa estar totalmente pronto para a compra, mas precisa estar pelo menos curioso em saber mais. Só com isso, já vale totalmente a pena abordá-lo.

O mais importante em todo esse processo é a garantia de que as notificações e ações sejam realizadas em tempo real. 

Converta os leads que já estão prontos

Seu lead já está preparado para a compra e isso foi demonstrado por meio das conversões. A partir daí, a velocidade da abordagem é o que determina o sucesso da venda. 

A automação de marketing também pode auxiliar no processo, diminuindo as etapas da passagem de leads, chegando até a venda.

Isso faz com que o andamento seja mais acelerado, fazendo com que você economize um precioso tempo. Não se esqueça de que a automação deve ser bem simples. 

Crie uma segmentação com os leads que realmente demonstrem interesse pelo seu produto ou serviço, ou seja, aqueles que converteram por meio de landing pages como testes gratuitos e pedidos de orçamento, por exemplo.

Faça também um fluxo automatizado segundo a regra de que se o lead entra nessa lista, você precisa também atribuir um vendedor a ele. 

Por fim, é importante configurar o fluxo para marcar o lead como oportunidade, assim você pode enviá-lo para o CRM diretamente pelo pipeline do vendedor. Dessa forma você garante que o lead seja enviado de maneira instantânea para o profissional.

Seguindo todos esses passos, sua equipe estará pronta para bater metas e gerar o sucesso para os seus negócios.

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