MG Blog

Whatsapp Business no mercado imobiliário: 5 dicas infalíveis para usar o aplicativo

Saiba como usar o Whatsapp Business no mercado imobiliário e melhorar o relacionamento da sua empresa com o público.

Whatsapp Business é a versão profissional do famoso aplicativo de mensagens instantâneas e pode ser seu mais novo aliado na missão de conquistar clientes.

Isso porque diferente do Whatsapp comum, o Business oferece funcionalidades exclusivas e que vão facilitar a comunicação com o público.

E considerando que no mercado imobiliário é cada vez mais importante estar online e disponível para os clientes, a ferramenta se mostra um grande facilitador.

E neste conteúdo vamos te dar todas as dicas para aproveitar o melhor do Whatsapp Business no mercado imobiliário. Confira!

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Diferenças entre Whatsapp Business e Whatsapp Comum

Whatsapp Business no mercado imobiliário

Antes de dar as melhores dicas para você usar o Whatsapp Business no mercado imobiliário é preciso te explicar as características da versão empresarial do aplicativo.

Isso porque o Whatsapp comum é uma ferramenta para contato entre pessoas, dispondo de recursos limitados.

Enquanto a versão feita para empresas permite uma verificação especial, que gera mais segurança na comunicação entre empresa e cliente.

Além disso, outras vantagens do Whatsapp Business são:

Mensagens Rápidas

Além de poder enviar mensagens instantâneas como na versão comum, o Whatsapp Business possibilita que você personalize mensagens com textos padrões que são automaticamente enviados.

Perfil

Outra vantagem da versão empresarial do aplicativo é poder criar uma espécie de cartão de visitas para os clientes. 

Dessa forma você pode deixar disponível o endereço da empresa, site, e-mail, horário de atendimento, segmento e até alguma imagem.

Métricas

Essa é uma das maiores vantagens do Whatsapp Business: as métricas.

Apesar de não ser um recurso avançado, ele ajuda muito a acompanhar as mensagens de maior alcance, número de mensagens enviadas, taxa de abertura e leitura.

Além disso, o aplicativo gera gráficos com dados, sendo possível utilizar todas essas informações para traçar ações de marketing imobiliário, por exemplo.

Etiquetas

Mais uma função vantajosa do Whatsapp Business é a etiquetagem. 

Como o próprio nome sugere, é a possibilidade de separar mensagens com etiquetas, organizando por assuntos padrões ou personalizados.

Dessa maneira você segmenta os contatos e consegue gerenciar melhor cada tratativa, tendo resultados mais efetivos na comunicação com o público.

Dicas de ouro para usar o Whatsapp Business no mercado imobiliário

Agora que você já viu que o Whatsapp Business tem diversos benefícios a oferecer para sua empresa, é hora de saber como usá-lo de forma eficiente.

Por isso, vamos compartilhar algumas dicas de ouro para você utilizar o Whatsapp Business no mercado imobiliário.

Dica 1 – Tenha autorização do cliente

Essa dica não é a primeira a toa. 

Na verdade, ela é chave do sucesso para uma comunicação de sucesso com o Whatsapp empresarial.

Isso porque ter a autorização do cliente para enviar mensagem aumenta a chance dele interagir com sua empresa.

Além disso, diminui os riscos de ser denunciado como spam, de colocar a reputação da empresa em risco e também de ser bloqueado pelo próprio aplicativo.

Para tanto, verifique sempre as mensagens, tenha cuidado com os horários de envio e principalmente confira se sua base de contatos realmente deseja receber mensagens suas.

Vale ressaltar que quando o cliente está entrando em contato via Whatsapp ele está permitindo uma interação, mas não quer dizer que ele queira receber mensagens com promoções ou informações a qualquer momento.

Portanto, verifique sempre se há interesse por parte dele em receber esse tipo de comunicação.

Dica 2 – Personalize o conteúdo

Como vimos acima, o Whatsapp para empresas possibilita que você automatize mensagens e também categorize-as por meio de etiquetas.

Esses recursos podem ser muito úteis para uma comunicação eficiente com seu público.Isso porque você pode enviar mensagens aos contatos de acordo com suas características e interesses.

Dica 3 – Envie mensagens automáticas

Como falamos acima, a possibilidade de enviar mensagens automáticas é uma grande vantagem do Whatsapp Business no mercado imobiliário.

Pois além de permitir que você personalize o conteúdo, também possibilita que sua empresa esteja sempre online.

Ou que ao menos responda rapidamente o cliente, informando o horário de atendimento ou que ele será atendido em breve.

Dessa forma, nenhum contato fica sem resposta e a comunicação é agilizada.

Dica 4 – Acompanhe as estatísticas

Uma vez que o próprio aplicativo fornece métricas sobre o envio e desempenho de suas mensagens, nada mais justo que acompanhá-las, não é mesmo?

Isso porque esses dados são úteis para aprimorar a comunicação da sua empresa com os contatos, além de permitir que você identifique o comportamento do público, que tipo de mensagem agrada mais, o que facilita o atendimento e assim por diante.

Então, esteja sempre atento a essas estatísticas e busque soluções para melhorar o desempenho do seu Whatsapp Business no mercado imobiliário.

Dica 5 –  Deixe alguém responsável pela conta

Essa dica pode parecer boba, mas ela é decisiva para o bom uso do Whatsapp Business no mercado imobiliário.

Por isso, deixe alguém responsável pelo uso da conta corporativa do Whatsapp.

Caso prefira, pode ser mais de uma pessoa, mas o importante é que ele seja utilizado por pessoas que possam responder de forma rápida e profissional. Pode ser o corretor, a recepcionista, alguém da área comercial ou alguém da equipe de marketing.

Uma vez definido quem ficará com os cuidados da conta, defina também um tipo de linguagem para ser utilizada, respostas padrões para as principais dúvidas que podem surgir e até mesmo um cronograma para envio de mensagens com ofertas ou novidades.

Deixe claro que aquela é uma conta totalmente profissional e não deve ser utilizada para fins pessoais do responsável. 

Dessa forma você garante a excelência da comunicação e do uso do Whatsapp Business na sua empresa.

Viu como é fácil aproveitar os benefícios da versão empresarial do aplicativo de mensagens?

Aplique nossas dicas e melhore a comunicação com seus clientes agora mesmo!