MG Blog

Tudo sobre redes Sociais: o que você precisa saber sobre mídias online
🎧 Você realmente sabe o poder das redes sociais? Agora é a hora de você entender como as mídias online funcionam. Quais são as suas vantagens e particularidades e como utilizá-las para obter ótimos resultados aos seus negócios!

Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!

Tudo sobre redes sociais

Você sabe tudo sobre redes sociais? Certamente, você deve se lembrar dos queridos Orkut e MSN, não é mesmo? As mídias online surgiram muito antes do que você pode imaginar.

As redes sociais nos acompanham a muito tempo e sua força foi aumentando de uma forma tão grande que hoje, quem não tem um perfil no Facebook é considerado uma pessoa desatualizada.

Quando olhamos para o todo, podemos notar que atualmente estamos dependentes das redes sociais. 

Você já parou para pensar como seria a sua vida sem o WhatsApp? Ou, sair com os amigos para algum lugar e não ter o Instagram para postar a foto que irá eternizar aquele momento?

Sabemos que de certa maneira, nos tornamos reféns da tecnologia. Por isso, as organizações começaram a criar contas nas redes sociais com o objetivo de aproximar ainda mais o seu consumidor.

Atualmente, podemos notar que muitas empresas obtiveram sucesso com o uso das redes sociais e com elas, puderam atrair cada vez mais clientes. Assim, as redes sociais se tornaram essenciais para o crescimento de uma organização.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba tudo sobre redes sociais, aumentando o seu conhecimento e o utilizando em seus negócios.

 

Aqui você vai encontrar:

 

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que são Redes Sociais e Mídias Sociais?

 

Se você realmente deseja saber tudo sobre as redes sociais, o primeiro passo é entender que há diferença entre as redes sociais e as mídias sociais, pois pode ser uma grande surpresa para você, mas elas não são a mesma coisa.

Tal dúvida é muito comum e muitos não sabem que há uma grande diferença entre ambas. Então, vamos às explicações!

O que é Rede Social?

Poucos sabem, mas existem uma série de tipos de redes sociais, e você vai entender agora do que se trata:

Qualquer estrutura que se compõe de seres vivos e que possuem uma relação social comum entre eles, é considerado uma rede social, ou seja, aquela festa com os amigos onde só toca as músicas que vocês mais se identificam é uma rede social. Entendeu?

E eu não estou falando por falar, é qualquer mesmo, viu? O seu local de trabalho, faculdade e até os locais onde seus valores e objetivos são compartilhados com outros seres vivos é uma rede social.

Por isso, você pode parar de pensar que somente o Facebook, o Instagram e o Twitter são redes sociais, pois ela está mais presente no seu dia a dia do que você imagina.

Pensando nisso, é possível dizer que as redes sociais estão no mundo desde os primórdios, quando eles se relacionavam para aprender a realizar alguma nova tarefa, como por exemplo, fazer fogo.

Esses exemplos são essenciais para que você entenda que as redes sociais estão presentes em nossas vidas desde sempre e assim, você poderá compreender ainda mais sobre o que se trata esse conteúdo.

Agora que você aprendeu o que é uma Rede Social, irei te explicar o que é Mídia Social!

O que é Mídia Social?

Você agora sabe que as redes sociais não tem nada a ver, necessariamente com a internet, não é mesmo? Então irei te apresentar o que é mídia social.

As Mídias Sociais são aquelas comunidades criadas na internet para que você possa se relacionar com outras pessoas de maneira virtual.

Você sabe que as mídias tradicionais são aquelas comuns como: televisão, jornal, revista e rádio. Mas, quando falamos de mídias sociais, lá estão eles: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e outros…

Para alguns, as mídias sociais nada mais são do que redes sociais on-line. Essa afirmação é verdadeira, já que as mídias sociais são uma ramificação das redes sociais que foram formadas para o mundo digital.

Quero que essas informações fiquem completamente claras para você, então, reforçando:

Toda e qualquer mídia social é uma rede social, porém nem toda rede social é uma mídia social, ok?!

Agora que você entendeu a diferença, vamos falar um pouco sobre o surgimento das redes sociais!

 

Como surgiram as Redes Sociais?

Como surgiu as redes sociais

Alguns ainda possuem algumas dúvidas quando o assunto é qual a primeira mídia social que existiu, pois uns acreditam que foi o SixDegrees, já outros dizem com total certeza de que foi o Classmate.

Bom, nós queremos que você saiba o que realmente aconteceu, por isso, iremos te contar os fatos e então você poderá tirar suas próprias conclusões.

Para quem acredita na teoria, o Classmate realmente foi o primeiro site que teve a ideia de possibilitar os relacionamentos por meio da internet.

Essa mídia social foi criada com o objetivo de oferecer para às pessoas um reencontro com seus antigos colegas da escola e da faculdade.

Classmate é a rede social mais antiga e também, é a que está a mais tempo no ar, por isso se você ficou curioso e deseja acessar a mídia social agora mesmo você pode, já que se trata de uma rede que faz sucesso até os dias atuais. 

Atualmente, nos Estados Unidos ainda não há nenhum sinal de que essa mídia social irá perder sua força e encerrar suas atividades futuramente. Sabemos que o ápice do seu sucesso foi nos anos 90, quando o Classmate chegou a 50 milhões de usuários.

Ainda hoje, os americanos utilizam muito a rede social para promover encontros com seus amigos e realmente, dá certo.

Está curioso para saber quando essa rede surgiu? Pois bem! O Classmate.com surgiu no ano de 1995. Já o SixDegress.com em 1997.

Agora eu sei que você deve estar se perguntando: “Qual é a dúvida de qual surgiu primeiro, então?”.

Essa pergunta faz todo o sentido, porém somente para quem não conhece tudo sobre redes sociais.

De acordo com algumas pessoas, o SixDegress foi a primeira mídia social devido ao seu formato que oferecia a publicação em um mural, possibilitando adicionar amigos e enviar mensagens particularmente para qualquer usuário.

O Classmate não permitia essas interações e por isso, há muita divergência sobre qual realmente foi a primeira rede social do mundo.

Atualmente, o SixDegress não está mais disponível. Ele ficou no ar até o ano de 2001.

Se você ficou curioso, é só realizar uma busca sobre “quais são as redes sociais mais antigas”. Essas duas provavelmente aparecerão na lista.

Na época em que essas redes sociais surgiram, provavelmente seus criadores não faziam a mínima ideia de que as mídias online pudessem fazer o sucesso e ter a força que possuem hoje.

Uma pergunta rápida. Você sai de casa sem dar uma olhadinha no seu perfil nas redes sociais? Isso ocorre de maneira automática. Se há notificações, você acessa para ver!

Por isso que as empresas passaram a enxergar grandes oportunidades e começaram a investir em marketing nas redes sociais, pois as chances de sucesso são altas, afinal todos nós estamos conectados.

Agora que você conheceu as pioneiras, vamos então para aquelas que ainda existem e que fazem muito sucesso em todo o mundo. Vamos lá?!

Quais são os tipos de Redes Sociais?

Sabemos que é muito importante saber quais são os tipos de redes sociais on-line que existem, principalmente se o seu principal objetivo é conhecer tudo sobre redes sociais.

As mídias sociais estão surgindo com ideias inovadoras e cada uma possui um objetivo.

Quando o Facebook surgiu, o principal objetivo de Mark Zuckerberg era atingir a marca de 2 bilhões de usuários. Por isso, podemos dizer que essa é uma rede de relacionamento.

Quando se trata do YouTube, podemos concluir que a rede não deseja conectar o mundo, mas proporcionar entretenimento para a s pessoas disponibilizando vídeos on demand aos seus usuários.

Sendo assim, podemos perceber que existem 4 tipos de redes sociais, sendo elas:

  • Relacionamentos;
  • Entretenimento;
  • Profissional;
  • Nicho.

Então agora, vamos falar das nossas queridas, e diariamente usadas, redes sociais!

As redes sociais do momento

Para simplificar, escolhemos as redes sociais que mais são utilizadas:

Facebook

Começando pela rede social mais usada. O Facebook conseguiu atingir o objetivo de Mark Zuckerberg em 2017, totalizando a marca de 2 bilhões de usuários no mês de junho.

A rede social é uma ideia antiga, pensada no início da década de 2000.

O Facemash foi a primeira rede criada por Zuckerberg e tinha o objetivo de unir a foto das pessoas da faculdade de Harvard. A rede só era aberta aos alunos.

A rede social que conhecemos hoje como Facebook surgiu em 2004. O nome original na verdade era The Facebook e entre os fundadores, um brasileiro estava envolvido.

As funções que hoje conhecemos foram surgindo com o tempo e em 2004 o Facebook não era nada disso que utilizamos atualmente.

Atualmente, o Facebook é uma das principais redes sociais do mundo, se não a maior rede social. Lembrando que menores de 13 anos não podem acessar a rede.

Twitter

No início, as postagens do Twitter só podiam ter 140 caracteres, com a nova atualização de 2017, os usuários passaram a ter o dobro disponível para expressar sua opinião por meio da postagem.

Então, hoje você pode tweetar utilizando 280 caracteres. Em seus bons tempos, o número de usuários do Twitter chegou a 328 milhões. Atualmente, o número está um pouco abaixo, porém, não deixou de ser uma das redes sociais principais no mundo.

Diversas empresas usam o Twitter para proporcionar aos seus clientes uma relação de proximidade, já que se trata de uma rede social extremamente dinâmica e que muitas vezes possibilita um contato em tempo real.

WhatsApp

Chegamos então no aplicativo que está presente em grande parte dos celulares dos brasileiros. 

Atualmente, é muito difícil que você conheça alguém que não possui WhatsApp, correto?

O aplicativo tornou- se tão comum que muitas organizações preferem utilizá-lo para estabelecer contato com os seus clientes.

É possível até mesmo dizer que o app se tornou uma espécie de SAC, porém muito mais ágil e prático do que ficar horas esperando um atendente para sanar suas dúvidas.

O WhatsApp surgiu em 2009 e hoje é unânime entre os brasileiros. Atualmente, mais de 10 bilhões de mensagens são trocadas por meio do aplicativo e essa é uma média diária. Isso mesmo, são mais de 10 bilhões de mensagens trocadas por dia!

Em 2014, o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 16 bilhões e isso fez com que o aplicativo crescesse ainda mais. Por isso, o WhatsApp está no topo da lista das principais redes sociais utilizadas no Brasil e no mundo.

Instagram

Quando o Instagram surgiu, seu principal objetivo era apenas ser disponibilizado na AppStore.

Ou seja, ele estava disponível apenas para quem tinha iPhone, iPad ou iPod. Se tratava de uma mídia social direcionada a apenas um grupo de pessoas.

No entanto, houve um grande sucesso e o aplicativo se tornou popular, por isso, precisou se expandir.

Os criadores do Instagram foram o americano Kevin Systrom e o brasileiro Myke Krieger. 

Diversas empresas também aproveitaram a rede social para proporcionar um engajamento maior com os seus visitantes e realizaram o investimento criando um perfil nessa que é sem dúvidas, uma das principais redes sociais.

LinkedIn

Esta é a maior rede social profissional e possibilita interação e publicação de conteúdos. Embora o Linkedin seja uma excelente rede social para branding da sua empresa, pode não ser o melhor ambiente para vender os imóveis.

A rede foi criada por Reid Hoffman, Kostantin Guericke, Jean-Luc Vaillant, Allen Blue e Eric Ly e lançada em maio de 2003.

O objetivo principal dos usuários ali é fazer networking relacionado ao mercado de trabalho, dificilmente estarão dispostos a comprar algo ali.

Por que investir nas Redes Sociais?
 

Quais são as redes sociais

Como já te mostramos, as redes sociais são capazes de proporcionar um relacionamento muito mais próximo com os seus clientes. Por isso agora, você irá descobrir a importância a utilização das redes sociais para o seu negócio.

Como já te mostramos, as redes sociais são capazes de proporcionar um relacionamento muito mais próximo com os seus clientes. Por isso agora, você irá descobrir a importância a utilização das redes sociais para o seu negócio.

O investimento em veículos de comunicação na internet é muito mais barato do que o investimento em grandes mídias. 

O uso das redes sociais ainda, oferece a fidelização do cliente, já que de acordo com o pai do marketing Kotler, a prospecção de um novo cliente custa de 7x à 8x mais do que fidelizar aquele que já compra seu produto.

Além disso, as redes sociais oferecem interação com o seu público, pois publicações e posts, por mais simples que sejam, geram curtidas e reações. Além disso, comentários e compartilhamentos são capazes de atingir um número ainda maior de conhecedores da sua marca.

As redes sociais ainda, proporcionam campanhas criativas para a sua marca, já que o público da internet é mais jovem e ama tudo aquilo que envolve criatividade como por exemplo, a utilização de séries que estão em alta no momento, assim como algum “meme” que está sendo compartilhado por muitos. 

Um dos pontos de maior importância e que responde bem o motivo pelo qual é essencial o investimento nas redes sociais é que, somente no Brasil, a cada 2 segundos alguém acessa a internet.

Por isso, se você possui um negócio, não deixe de investir nessa vertente que cresce a cada segundo.

Chegou a hora de você aplicar o seu conhecimento!

Agora que você já sabe a importância das redes sociais para o seu negócio, chegou a hora de você aplicar o seu conhecimento e utilizar cada vez mais as mídias on-line para ter um relacionamento ainda melhor e mais próximo com os seus clientes.

As redes sociais são, se não as melhores, uma das principais formas de estabelecer uma comunicação direta com o seu consumidor.

Por isso, a apresentação desse conteúdo é fundamental nos dias de hoje, principalmente quando o assunto é marketing digital.

E aí, gostou das nossas dicas? Então fique atento às nossas postagens e aprenda conosco mais sobre o grande leque que a internet e as mídias sociais podem te oferecer.

Até breve!

 
X