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Facebook Ads: conheça o passo a passo para anunciar e otimizar suas campanhas
🎧O sistema de mídia paga Facebook Ads apresenta uma gama de formatos de anúncios onde é possível criar campanhas pensadas estrategicamente para que a sua marca possa ser divulgada pelo Facebook e Instagram.

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Facebook Ads passo a passo

O Facebook Ads é uma das melhores maneiras de se conectar com a sua audiência, principalmente pelo fato de que se trata da maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários mensalmente. 

Por isso, anunciar na rede social se tornou uma das estratégias que te oferece um melhor custo-benefício para que a sua marca seja vista, ou seja, para atrair a atenção do público para o seu negócio, garantindo resultados incríveis.

Sendo assim, se trata de uma estratégia eficiente para que a sua empresa cresça online. Por isso, hoje você irá entender de uma vez por todas:

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que é Facebook Ads?

Já vimos aqui no blog o que é Facebook Ads, porém, nunca é demais dar uma pincelada no assunto, pois se trata de um tema importante.

O Facebook Ads permite que você crie anúncios dentro da rede com o objetivo de promover a sua marca ou produto para o público. 

São aquelas publicações nas páginas que você não curte, mas que aparecem com a tag “Patrocinado” logo abaixo do nome. 

Além dessa tag que indica que se trata de um anúncios, as publicações contam também com algum CTA (Call To Action) para que o usuário faça alguma ação, como por exemplo:

  • Assistir ao vídeo;
  • Cadastre-se
  • Saiba mais;
  • Fale conosco;
  • Baixe agora e outros. 

Além disso, o Facebook Ads permite também que você divulgue anúncios na barra lateral direita do site e no Instagram. 

Com ferramentas poderosas de segmentação você poderá direcionar os seus anúncios para aqueles que realmente se interessam pela sua oferta para que suas chances de conversão aumentem.

Como anunciar no Facebook Ads?

Agora que você já sabe o quanto o Facebook Ads é importante para o crescimento dos seus negócios online, chegou o momento de entender como o anúncio deve ser criado para que você consiga resultados efetivos nas suas campanhas:

1 – Hora de criar o perfil para a sua marca ou empresa

Para começar a anunciar no Facebook Ads, primeiramente você precisa criar uma página para a sua empresa. Porém, é necessário entender que perfil de pessoas não podem ser utilizados para essa finalidade. 

Por isso, será preciso converter o seu perfil, que até então é pessoal, para um perfil comercial. Mas, fique tranquilo que o próprio Facebook disponibiliza essa ferramenta e ainda permite que você crie uma página para o seu negócio dentro desse perfil. 

2 – Você precisa pensar no principal objetivo da sua campanha

Com o seu perfil criado, você poderá criar o seu primeiro anúncio. Para isso, você precisa clicar em “criar” e logo em seguida em “criar anúncio”. Assim, o Gerenciador de anúncios será aberto, possibilitando que você crie e acompanhe as suas campanhas. 

O primeiro passo é a definição do objetivo da sua campanha de acordo com o que há disponível dentro da ferramenta e pensando nos resultados que você deseja obter. 

É muito importante que você faça uma boa análise das opções para escolher aquela que melhor se adequa ao seu negócio. 

3 – Faça a configuração do seu anúncio

O anúncio que você criar para o seu negócio precisa seguir um propósito, ou seja, um objetivo principal. Desse modo, se você deseja apenas vender os seus produtos, é necessário selecionar a opção na tela. 

Porém, existem outras opções de anúncios, como por exemplo atrair clique para o seu site, compartilhamentos e curtidas, mensagens automáticas e outros. 

4 – Pense em qual será o seu público-alvo

Essa é uma etapa muito importante para que o seu anúncio realmente tenha um bom desempenho. Por isso, é fundamental que você defina muito bem qual será o seu público-alvo. 

Isso quer dizer que nessa etapa você deve escolher quem irá receber o seu anúncio, escolhendo regiões, sexo, faixa etária e outros detalhes importantes. Essa é a maneira de selecionar o público que deseja, enquanto o Ads te mostra a estimativa de alcance. 

5 – Escolha onde o seu anúncio será divulgado

Agora que o seu público-alvo já está definido, chegou o momento de escolher quais são as redes sociais onde o seu anúncio será veiculado. Isso é importante, e você deve saber para que haja mais possibilidades, visto que além do Facebook, seus anúncios podem ser exibidos também no Instagram e no Messenger. 

Um outro ponto é a possibilidade de escolher as áreas das redes sociais onde o anúncio irá aparecer para o público. Dessa forma, entre as opções disponíveis estão: feed de notícias e coluna da direita para o Facebook. Já no Instagram, apenas no feed de notícias. 

É muito importante que você selecione também os aparelhos que irão receber o anúncio, como: smartphones, computadores ou ambos os aparelhos.

6 – Realize um orçamento e programe os seus anúncios 

Outra etapa muito importante é a definição de orçamento e a programação dos seus anúncios. Isso porque não se trata de um serviço gratuito. Por isso, você deverá escolher quanto deseja gastar.

Além disso, é fundamental que você fique atento, pois cada uma das opções contam com valores diferentes. Veja algumas das opções de anúncio:

  • Clique no link;
  • Visualizações de página destino;
  • Alcance único diário;
  • Impressões.

Ao selecionar a opção, você deve se atentar também a possíveis alterações de acordo com o tempo em que houver a veiculação do anúncio. Assim, você não gasta um dinheiro desnecessário.

7 – Faça a personalização da sua campanha

Ao direcionar e realizar o pagamento, você precisa criar a identidade visual do anúncio. É importante que você o deixe bem atrativo para que haja mais engajamento. 

Sendo assim, observe e cuide das imagens, textos e títulos que você irá publicar. A mesma coisa vale para vídeos caso seja a opção. É aqui também que você irá vincular o anúncio com o Instagram, definindo a ação que ele irá realizar quando houver cliques. 

8 – Chegou a hora de publicar o seu anúncio

Antes de realizar a publicação, você deve revisar todas as informações do anúncio para ter a certeza de que tudo está correto. Assim, você poderá inserir o seu pagamento e quando ele for aprovado, o seu anúncio irá ser analisado pela plataforma.

Você deve aguardar a conclusão da análise e assim que ela for concluída e aprovada, seu anúncio será publicado imediatamente. 

9 – Observe o desempenho e gerenciamento do seu anúncio

Já está tudo certo e o seu anúncio está rodando. Porém, você ainda deve acompanhar o seu desempenho. Isso é preciso, pois após a publicação, a plataforma irá gerar relatórios de desempenho.

Não se preocupe, se os resultados não estiverem como desejado, você poderá editar os seus anúncios e até mesmo encerrar a veiculação. Assim, você terá total controle das publicações promovidas para que possa organizá-las da melhor forma. 

Por que você deve anunciar no Facebook Ads?

A internet nos oferece uma infinidade de possibilidades. Por isso, o Facebook Ads vem sendo uma das melhores opções para quem deseja crescer online. Veja os motivos pelos quais você deve investir em anúncios no Facebook Ads:

1 – Suas publicações terão maior alcance

Uma das grandes vantagens em optar pelo anúncio no Facebook Ads é a possibilidade de alcance das suas publicações. 

Quando você faz apenas posts orgânicos, você estará desperdiçando recursos, pois eles não alcançam tantas pessoas. 

Mesmo que você crie conteúdos qualificados, isso ocorre esporadicamente e raramente nos dias atuais por conta do grande número de pessoas que estão em busca do mesmo. Sendo assim, a concorrência se torna grande. 

Além disso, grande parte dos posts sem patrocínio não possuem um alcance satisfatório.

2 – Segmentação de público precisa

Quando você sabe como fazer uma campanha no Facebook Ads, você conta ainda com a vantagem quando relacionado à publicidade tradicional e outras mídias pagas. 

Cada pessoa que tem uma conta no Facebook deixa seus dados de acordo com o seu perfil, comportamentos e interesses. Curtidas e comentários em posts, grupos, todas essas informações se tornam critérios para segmentar o seu público-alvo. 

Se você sabe usar o Facebook Ads essa é uma grande vantagem, pois os anúncios são capazes de alcançar pessoas que possivelmente gostaria de receber a sua oferta. Isso quer dizer que o investimento será otimizado, gerando conversões e vendas. 

Além dos benefícios já citados, você ainda terá outros, como:

  • Uma gama de formatos de mídia para anúncios;
  • Mensuração total de resultados;
  • Retorno de investimento, mesmo quando a renda investida for baixa;
  • Total interação com o público.

Agora que você já sabe como funciona o Facebook Ads, como anunciar e quais são as suas vantagens, chegou o momento de colocar as dicas em prática e obter sucesso para os seus negócios.

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