MG Blog

Entenda a importância do marketing de relacionamento
🎧 Ao entender a importância do marketing de relacionamento, você será capaz de optar por boas estratégias que te aproximem de potenciais clientes.

Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!

A importância do marketing de relacionamento se reflete nos resultados que eles trazem

Um dos grandes difusores que levou a implementação de um marketing mais próximo e menos invasivo a tecnologia. Por isso, compreender a importância do marketing de relacionamento pode ajudar na execução da comunicação digital da sua empresa.

Ainda nos anos 80, a estratégia do “marketing de relacionamento” foi empregada por empresas influenciadas pela chegada de multinacionais ao país.

Empresas que se preocupam com o que os clientes precisam e ouvem mais eles, estão aplicando os princípios do marketing de relacionamento.

Quando um cliente se torna fiel, acaba indicando e disseminando uma imagem positiva da marca. Mas você entende o por quê de seguir essa estratégia?

 Essa é a forma de ir além de captar mais clientes e envolve uma construção de vínculo da marca com seus clientes, fidelização e criação de autoridade no ramo de atuação.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Qual a importância do marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento vem com a missão de construir uma relação forte com os consumidores. É uma estratégia inteligente manter os clientes já conquistados enquanto atrai novos. É interessante que esses tenham uma satisfação com o que foi oferecido.

Manter essa relação pode gerar compras futuras, recomendações e indicações. Um clássico das estratégias de marketing de relacionamento é a promoção “indique e ganhe” premiando uma indicação.

Outra razão para a importância do marketing de relacionamento é que, com a internet, notícia ruim corre rápido e clientes insatisfeitos podem fazer críticas a qualquer momento. Um atendimento ruim pode repercutir enormemente.

Como ferramentas CRM ajudam a criar estratégias de marketing de relacionamento

O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, auxilia no marketing de relacionamento para gerir esse vínculo.

Em empresas grandes estabelecer uma relação com clientes pode ser mais difícil, pois despende de muito tempo.

Por essa razão, ferramentas de gestão e automação são uma forma de organizar os dados dos clientes e leads com um atendimento personalizado para incrementar o relacionamento em cada fase da jornada de compra.

Além disso, ajuda na criação de ofertas sob medidas para gerar mais vendas e no processo de encontrar os pontos de interação que podem ser aproveitados em estratégias.

Quais os benefícios de utilizar o Marketing de Relacionamento?

A importância do marketing de relacionamento já deve ter ficado clara, mas se ainda está em dúvida, temos 3 benefícios que essa estratégia pode proporcionar:

  1. Aumentar o LTV

Batizado assim pelo trabalho por assinaturas, é a métrica que permite entender o porquê de se manter o cliente pelo maior período possível.

Esse dado ajuda a ver que um cliente bem trabalhado, entrega um valor maior do que aquele gasto para captá-lo. Utilizando a estratégia de relacionamento você consegue ampliar o valor da vida útil (Lifetime Value) do cliente.

Com o marketing de relacionamento, você conquista clientes fiéis e pode levar a compras futuras e um LTV maior.

Compradores satisfeitos promovem a marca e essas recomendações economizam no Custo de Aquisição de Clientes.

  1. Redução nos gastos com marketing e anúncios

Ao focar o trabalho no relacionamento, inevitavelmente irá diminuir os gastos para conquistar novos clientes. Como há indicações sobre os produtos e atendimento da marca, consequentemente, as vendas irão impulsionar organicamente.

Com essa estratégia a empresa utiliza pouco ou nenhuma parte do orçamento de marketing em anúncios ou mídia paga.

  1. Comunicação alinhada com o cliente

Quem investe em Marketing de Relacionamento tem uma formação institucional mais forte para trazer uma experiência excepcional para o cliente. Assim, as equipes de marketing e vendas devem trabalhar juntas para que os clientes estejam satisfeitos e felizes a longo prazo.

Exemplos de boas estratégias de Marketing de relacionamento para o mercado imobiliário

Para você entender como seria aplicado o marketing de relacionamento no mercado imobiliário, separamos alguns bons exemplos de estratégias.

Em um primeiro momento fazer um fluxo de nutrição com e-mails para qualificar os leads permite que os leads tomem a decisão em qualquer momento da jornada de compra.

Aplicar a metodologia NPS(Net Promoter Score) para que o consumidor avalie o atendimento, proporciona também saber o grau de fidelidade dos clientes e sua satisfação. Esse tipo de informação auxilia na hora de atender os próximos consumidores.

Agora que você já entendeu a importância do marketing de relacionamento, pode dar início ao seu planejamento de marketing.

Gostou do nosso artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

X