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Conheça os tipos de perfis de consumidores de imóveis
Cada produto imobiliário tem um tipo de perfil de consumidor de imóvel que busca por ele. Para se comunicar de forma mais assertiva com o perfil certo.

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Os tipos de perfis de consumidores de imóveis definem o produto ideal para cada fase da vida e cada estratégia de comunicação

Existem diferentes tipos de perfis de consumidores de imóveis. Cada fase da vida pode exigir mudanças, pois tem necessidades completamente diferentes.

Para montar uma boa estratégia de comunicação, é preciso entender cada um desses perfis e como o seu produto pode resolver um problema ou sanar uma necessidade.

Por isso, nesse artigo separamos as principais características de cada um desses perfis.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Como definir os perfis dos consumidores de imóveis

Ao se falar em tipo de perfil de consumidor de imóvel, devemos levar em conta um cenário de estabilidade econômica. Isso porque, não devemos considerar a exceção.

Em um período de ascensão econômica, o comprador de imóvel passou a ser mais jovem, na faixa etária dos 30 anos. Um exemplo disso pôde ser observado nas últimas décadas.

O consumidor de imóvel tem de ter uma lista de prioridades:

  • Localização;
  • Segurança;
  • Tamanho;
  • Número de cômodos.

Pensando nessas prioridades, podemos separar o público em 4 tipos de perfis de consumidores de imóveis e assim traçar as estratégias de marketing, principalmente nas áreas de Inbound e de Performance.

1º imóvel: realizando um sonho

Seja para começar uma vida nova, ter independência, deixar a casa dos pais, casar e formar família, a hora da compra do primeiro imóvel é sempre tensa. Identificar esse tipo de perfil de consumidor de imóvel não sabe bem o que o que o espera e pode ter muitas dúvidas.

Quem está em busca do primeiro imóvel, está em um momento de mudança de vida, trata-se de um grande passo e a parte emocional deve ser levada em conta na hora de preparar campanhas e conteúdos.

Para isso, é muito importante saber o que eles estão procurando e suas necessidades. Geralmente o imóvel iniciante é mais simples, ou “populares”, além de não exigirem um investimento alto. Esse tipo de perfil de consumidor procura imóveis que sirvam para necessidades de alguém que vive sozinho ou famílias em formação.

Consumidor com perfil para upgrade

Falando em famílias, quando estão aumentando, é um fator para se fazer um upgrade. Porém, o novo imóvel tem de ter algum diferencial do atual.

Essa mudança de vida pode envolver uma melhora na qualidade de vida, necessidade de mais espaço, localização ou comodidades etc.

Esse perfil costuma estar em busca de empreendimentos maiores e com mais quartos e localizações que ofereçam mais qualidade de vida, como serviços próximos. Além disso, esse tipo de consumidor quer mais tranquilidade e lazer.

Quem busca um upgrade observa se na área de lazer há brinquedoteca, piscina infantil, quadras e salão de festas infantil. São itens que podem ser destacados na comunicação de divulgação desse tipo de imóvel.

Os consumidores que se encaixam nesse perfil procuram vantagens e diferenciais comparando com o atual lar. Além disso, na hora de pesar o valor, consideram se as parcelas equivalem ao valor de um aluguel de um imóvel maior ou se os benefícios compensam a diferença. Para esses imóveis é feito um investimento um pouco maior.

Perfil do consumidor downgrade

Da mesma forma que ao longo da vida necessitamos de mais espaço e fazemos um upgrade, chega um momento que é necessário um downgrade.

O consumidor nesse perfil, não se enquadra mais no imóvel que vive hoje. Seja porque se tornou muito espaçoso, ou a localização não é mais ideal, ou, ainda, não se encaixa mais no orçamento.

Esse tipo de perfil de consumidor de imóveis pode estar em um momento delicado, como um divorcio, falecimento de alguém da família, ou somente o filho irá se mudar e os pais querem um imóvel menor.

Como é o consumidor que pretende investir

O perfil de quem pretende investir pode ser dividido em dois: o investidor experiente e o investidor iniciante. O primeiro, normalmente, deseja diversificar seus investimentos, o segundo quer fazer um investimento seguro e com boa rentabilidade e ambos optam pelo mercado imobiliário.

Investidores buscam empreendimentos com expectativa de valorização, tanto para o cálculo do aluguel, como para uma venda.

O perfil de investidor pode receber comunicação de qualquer um dos três anteriores, visto que imóveis de diferentes perfis trazem diferentes locatários ou compradores e assim diferentes níveis de investimento e rentabilidade.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de perfis de consumidores de imóveis, pode pensar em como traçar as personas que correspondem ao seu público.

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