MG Blog

Como é o perfil do consumidor de imóvel em 2022?
🎧 Veja o que atrai quem procura um novo lar em 2022. O novo perfil do consumidor de imóvel é mais ligado em tecnologia e busca praticidade.

Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!

mudou o perfil do consumidor de imóvel

Muitas coisas aconteceram nos últimos 2 anos e mudaram o perfil do consumidor de imóveis. Se antes a procura era por espaços multifuncionais, hoje ambientes mais bem definidos são mais atrativos, por exemplo.

Para incorporadora e corretor é essencial conhecer o perfil do consumidor, pois assim fica mais fácil de saber o que destacar e os pontos fortes de cada produto.

Por isso, preparamos este artigo para apresentar o novo perfil do consumidor, em especial o que busca um imóvel, seja o primeiro, para dar um upgrade ou para investir.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Como era o perfil do consumidor

Muita coisa mudou no início dessa década, passamos por situações adversas para dizer o mínimo, e isso causou mudanças em como encaramos o lar. Na hora de comprar um imóvel hoje, o consumidor observa a vista, se é livre, se tem varanda e se os ambientes são bem divididos.

O grupo Zap realizou uma pesquisa e, além das informações ditas acima, também concluiu que os millenials têm maior interesse em locação do que em compra, mostrando um público para quem está querendo investir em imóveis.

Atualmente há uma grande concentração de consumidores no topo de funil de compra, com 30% na etapa de descoberta e mais de 60% buscam imóveis entre R$100mil e R$399mil.

Em tempos de internet e compras em e-commerce, o consumidor de imóveis quer facilidades também. Assim sendo, a assinatura digital do contrato tem ganhado espaço. O consumidor 3.0 é mais exigente e conectado.

Podemos dividir os tipos de perfil do consumidor em quatro:

  1. Para montar um patrimônio para a família;
  2. Que procuram mais conforto;
  3. Que buscam melhor qualidade de vida;
  4. Os consumidores para investimento no mercado imobiliário.

Alterações no perfil do consumidor de imóveis

Antes da pandemia, o comércio de imóveis era mais dependente do marketing “cara a cara”, com o corretor de imóveis e visitas a apartamentos, casas e salas comerciais.

Posto isso, os consumidores agem mais por indicações de amigos ou conhecidos, propaganda televisiva, em rádio, jornais e panfletos.

Antigamente, as avaliações precisavam ser feitas pessoalmente e embora a linguagem corporal e as habilidades de venda do corretor ainda contem, as transações feitas pela internet cresceram muito e tornaram a presença on-line ainda mais importante.

Não faz muito tempo, a quantidade de informações que estavam à nossa disposição era consideravelmente menor, mas a distribuição de opiniões em redes sociais e depoimentos só deu força para o crescimento dos influencers digitais.

Se antes a experiência de compra se limitava aos amigos e conhecidos, hoje é possível ter acesso às reclamações de clientes e até analisar como foi o atendimento ao público, tendo uma ideia da agilidade, credibilidade e confiabilidade.

Com as informações à mão o cliente pode ver mais sobre a localização, a reputação da incorporadora e comparar os preços de outras incorporadoras. Essa comparação fez com que as negociações fossem mais diretas.

O que procura o consumidor em 2022

Este ano, os compradores buscam imóveis com suítes e mais banheiros para ter mais conforto para permanecer em casa.

Muitas pessoas não voltaram para o escritório, por isso, ter um local em casa para trabalhar acaba sendo indispensável. A maioria das incorporadoras já tem projetos incluindo um ambiente para trabalhar.

Em anos eleitorais o consumidor de imóveis com maior poder aquisitivo está mais cauteloso.

O perfil do consumidor de imóveis em 2022 procura um lar mais funcional, e a tecnologia é procurada não só para sistemas de automação, mas também durante a busca pelo imóvel.

Estratégias modernas de marketing são mais atrativas para este novo perfil de consumidor, por essa razão os QR Codes em anúncios que possibilitam cadastro tem ganhado as graças de quem procura um imóvel.

O perfil do consumidor de imóveis em 2022 mostra que as pessoas procuram cada vez mais conforto e praticidade.

Agora que você já conhece mais sobre o perfil de consumidor de imóveis em 2022, veja formas de se comunicar com ele nos artigos abaixo.

X