MG Blog

UI e Ux: entenda as suas principais diferenças e como elas se completam
🎧 O avanço da tecnologia revolucionou a forma como as empresas atuam quando o assunto são os seus clientes. Termos como “experiência do usuário” se consolidaram no mercado de diversos setores e a importância de construir melhores experiências ao público se tornou ainda mais perceptível.

Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!

Entenda quais são as principais diferenças entre UI e Ux e saiba como elas se relacionam quando o assunto é User Experience.

Quando estamos falando de UX e UI Design diversas pessoas acham que se tratam de dois conceitos iguais, pois ambos possuem uma forte relação com a experiência do usuário.

Elas buscam proporcionar uma melhor interface para que as pessoas que estiverem navegando na página se sintam satisfeitas.

Entretanto, ambas contam com diferenças consideráveis. O profissional de User Experience Designer (UX) deve observar uma variedade de fatores que são capazes de melhorar a experiência do usuário, já o User Interface Designer (UI) realiza o papel de complementar o primeiro caso. 

Ambos conversam e atuam em conjunto, porém é muito importante conhecer as suas diferenças. Por isso, agora você irá entender mais sobre UI e Ux e como são capazes de oferecer a melhor experiência ao seu consumidor.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que é UX Design?

UX design vem do termo User Experience, ou Experiência do Usuário e se trata, de maneira geral, de como o usuário se sente quando está usando um determinado produto ou serviço digital oferecido pelo seu negócio. 

Além disso, o termo se dá também pela forma como a pessoa se sente após utilizar aquele produto ou serviço. É importante lembrar que isso é visto em qualquer plataforma digital, seja site, blog ou aplicativo e mesmo que o seu negócio não seja totalmente digital. 

Dentro do Marketing Digital, o UX Design atua da seguinte maneira: quando alguém acessa o seu site e deseja entrar em contato com um vendedor ele vai procurar durante um tempo até encontrar o link que disponibiliza essa ação. Se o formulário apresentar defeito e após algumas tentativas ele não conseguir o que deseja, possivelmente ele irá desistir. 

Isso significa que ele teve uma experiência ruim na página e provavelmente você perderá a venda por conta de um erro em seu site. 

Algumas pessoas até permanecem, nesses casos, conseguem falar com o vendedor, mas quando ocorre, ele já começa a se frustrar, o que ocasiona uma experiência ruim. O UX Design atua para que esse tipo de problema não ocorra na página.

Em outras palavras, uma experiência qualificada auxilia a gerar mais oportunidades de vendas, fechar negócios e garantir o sucesso da sua empresa. 

O que é UI Design?

UI design vem de User Interface e significa Interface do Usuário. Seu principal objetivo é guiar o usuário durante todo o tempo em que ele estiver navegando por aquela página

Mas, e como isso funciona?

Quando uma pessoa acessa uma página, ela conta com algumas ações específicas que você deseja que ela tome. Quando há um bom trabalho de UI design os usuários são guiados de maneira qualificada e realizam aquelas ações de maneira natural. 

Se o principal objetivo da empresa é fazer com que o usuário preencha determinado formulário, todos os itens presentes na página devem estar inseridos com o propósito de que ele realize tal ação, desde conteúdos, CTAs, imagens e outros. 

Ou seja, o principal papel do UI design em uma página é guiar os usuários de maneira correta pela interface para que as ações certas sejam realizadas. Assim, o canal de vendas terá muitos acessos e os objetivos do negócio serão alcançados. 

Pense como usuário: você já visitou um site confuso onde não entendeu claramente qual era o valor ou proposta daquele local? Isso faz com que as informações não sejam achadas facilmente e isso significa um UI feito de forma errada. 

É justamente por isso que UX e UI são semelhantes, pois um afeta diretamente o outro. Quando um site é ruim, automaticamente a experiência será também, são os seus propósitos que os diferem.

Para que você compreenda ainda melhor, é preciso conhecer as principais diferenças entre UX e UI.

Entenda as principais diferenças entre UX e UI

Para que você compreenda melhor o que é UX e UI design separamos as suas principais diferenças, já que ambos os termos podem confundir devido às suas semelhanças.

Enquanto o UI Design objetiva a interface de um determinado produto ou serviço online, o UX observa tanto esse como outros aspectos, indo desde o caminho que o usuário percorre para chegar ao seu objetivo, até as experiências anteriores que a pessoa teve e que podem impactar de maneira direta na interação usuário e página. 

Poucos sabem, mas é muito mais do que uma interface. 

Um outro ponto importante quando estamos falando de navegação é que o UI Design guia os usuários por meio de um caminho desde o seu primeiro acesso, até o objetivo final. 

O UX Design, portanto, torna esse processo mais agradável fazendo com que o usuário não somente siga o caminho, mas também aprecie todo o processo para retornar mais vezes. 

UI Design deve contar com elementos como: Tipografia, layouts, cores, design visual, modulações de voz e outros. UX, por sua vez, deve ter: pesquisas, personas, objetivos, usabilidade e etc. 

Agora que você já conhece mais sobre UX e UI chegou o momento de aplicar no seu site oferecendo uma experiência mais agradável ao seu público, aumentando as suas vendas e alcançando o sucesso dos seus negócios por meio de um site responsivo e páginas que funcionam qualificadamente.

X