MG Blog

Segurança e tecnologia no mercado imobiliário: entenda a sua importância

A tecnologia avança de maneira considerável e nas mais diversas áreas ela passou a ser utilizada. Com ela, é possível obter mais tranquilidade, facilidade e até mesmo segurança tanto para empresas, quanto para clientes.

No mercado imobiliário, as novas tecnologias chegaram com força total nos últimos anos. Por isso, as vendas passaram a ser feitas de maneira mais frequente de maneira remota, como por exemplo no uso de contratos digitais.

Entender como elas funcionam é ter muito mais sucesso em vendas, no caso de empresas, como tranquilidade no momento de realizar uma compra online para clientes.

Por isso, hoje você irá entender mais sobre segurança e tecnologia no mercado imobiliário e irá compreender a importância desses dois fatores no setor.

 

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Mudanças na tecnologia no mercado imobiliário

Segurança LGPD

Sabemos que o setor imobiliário abrange uma série de processos burocráticos e muitas vezes complexos e lentos. Sendo assim, muitas pessoas desistem de uma compra por não haver facilidades. 

Porém, com os avanços tecnológicos, muitos desses processos passaram a ser mais rápidos e muito menos desgastantes. Sendo assim, a segurança e tecnologia no mercado imobiliário se tornaram prioridade.

Isso foi visto não somente por clientes, mas também por profissionais que atuam na área e estão diretamente envolvidos no segmento. 

Atualmente, é possível afirmar que tudo o que envolve a compra de um imóvel conta também com a ajuda da tecnologia, fazendo com que o cliente tenha uma jornada de compra muito mais qualificada e facilitada. 

Com essa transformação digital, as mudanças ocorreram desde o momento da construção dos imóveis, até a compra e entrega das chaves. 

Benefícios do uso da tecnologia no setor de imóveis

A segurança e tecnologia no mercado imobiliário são inovações fundamentais tanto para profissionais quanto para quem deseja realizar o sonho da casa própria. E tais aspectos oferecem uma gama de vantagens, acompanhe:

Segurança

Não é segredo para ninguém que o índice de violência urbana aumenta com o decorrer do tempo. Por isso, no momento da compra de um imóvel, muito além de avaliar a localização e vizinhança, o uso da tecnologia também pode ser um fator decisivo.

Atualmente, muito além de cercas elétricas, a tecnologia oferece ainda fechaduras digitais que permitem um controle maior ao interior de casas e apartamentos. Câmeras de segurança e portarias remotas também vêm sendo buscadas com frequência.

A segurança também vem desde a assinatura do contrato. Em 2018, foi sancionada a lei LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) no mercado imobiliário

Ela garante o direito do titular consultar de maneira gratuita e a qualquer momento a sua fidelidade contratual, utilidade e propósito dos dados solicitados pela empresa. Além disso, é possível ainda solicitar a retirada dos mesmo do sistema pensando na privacidade. 

Economia

A sustentabilidade também faz parte do segmento imobiliário, isso porque está cada vez mais comum a preocupação com a preservação ambiental. Quando isso engloba a tecnologia, o resultado se torna incrível.

Atualmente, encontramos condomínios que contam com tecnologias que permitem a economia de água e energia elétrica, itens que fazem toda a diferença no momento da escolha de um imóvel.

Além disso, também é possível apostar em painéis fotovoltaicos que captam energia solar e podem ser utilizados em determinadas áreas do imóvel. 

Falando em economia de água, é possível ainda o investimento em mecanismos que reutilizam a água, como por exemplo, o redirecionamento da água do banho para regar jardins ou para a descarga de sanitários.  

Comodidade e praticidade

Além da segurança e tecnologia no mercado imobiliário é possível obter praticidade e comodidade. Isso se dá por conta da automação presente em condomínios residenciais que, com certeza, é um aspecto muito presente e importante na tecnologia.

Você já ouviu falar em “casas inteligentes”? A automação se faz presente nelas. Com isso, é possível ter imóveis que respondem a comandos de voz e controle remoto para realizar ações como: abrir portas, ligar a luz, dar o play nas músicas favoritas e até mesmo realizar o ajustes na temperatura do ar condicionado.

Mercado imobiliário: quais foram as principais tecnologias aplicadas nos últimos anos

Agora que você já entendeu a importância da segurança e da tecnologia no mercado imobiliário e quais foram as suas principais mudanças e vantagens nos últimos anos, chegou o momento de conhecer as principais tecnologias aplicadas.

Chatbot

Quando alguém acessa um site para realizar a pesquisa de imóveis, robôs podem realizar ações por meio de chats para oferecer mais detalhes como tirar dúvidas, marcar conversas com corretores, entre outras coisas. Diferente do que muitos pensam, o uso do chatbot pode ser feito em para atendimentos rápidos, personalizados e com muito mais eficiência.

Decorados virtuais e imagens em 360 graus

Com a tecnologia no mercado imobiliário, é possível oferecer aos clientes uma experiência divertida e útil, pois além de oferecer economia de dinheiro e tempo, as visitas virtuais permitem que eles conheçam os imóveis sem que seja necessário ir até o local. Isso faz com que muitos cheguem até o corretor com mais informações e tendo a certeza de que realmente é o que eles procuram. 

Contrato digital

O uso de contratos digitais já é uma realidade de muitas construtoras e imobiliárias. Com ele, tudo pode ser realizado remotamente, desde o envio de contrato, até a sua assinatura. Assim como os decorados virtuais, o contrato também pode ser assinado digitalmente sem que seja necessário ir até o local.

A tecnologia e a segurança se tornaram grandes aliadas no mercado imobiliário. Assim, hoje é possível realizar a compra de um imóvel com muito mais tranquilidade e praticidade de onde quer que você esteja. 

Os processos foram facilitados tanto para clientes, quanto para empresas que automatizam os processos para evitar dores de cabeça e qualquer tipo de prejuízo posterior. 

Sendo assim, podemos concluir que a tecnologia trouxe inúmeras vantagens para o ramo.