MG Blog

Quais as vantagens de usar SEO local no mercado imobiliário?
🎧 Você sabe o que é SEO local e como se beneficiar dele? Buscadores dão preferência à mostrar resultados mais próximos. Saber como aplicar esse método pode fazer toda a diferença.

Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!

SEO local é um conjunto de ferramentas para se destacar em pesquisas regionais

Estratégias on-line costumam buscar maneiras de se destacar dentro das redes, local que está repleto de concorrentes. Conforme você otimiza seu plano de marketing, vai aprimorando suas ferramentas. Por isso, hoje apresentarei o SEO local.

Trata-se de uma metodologia que destaca negócios locais e direciona para quem está buscando. No ramo imobiliário, principalmente, saber o que há em um bairro, distrito ou vizinhança faz toda a diferença na hora de escolher seu imóvel.

Destacamos neste artigo o que você pode preparar para o seu público local e como se diferenciar:

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que é SEO local?

SEO é um conjunto de ferramentas de estratégias para buscadores para melhorar o posicionamento de uma marca nas pesquisas. Em uma escala mais regional, existe o SEO local, no qual as ferramentas são utilizadas para indicar soluções na região que atua.

Esse conjunto é considerado para pesquisas com elementos geográficos. Essas ferramentas levam em conta o site da empresa e a página Google Meu Negócio.

A localização nesse tipo de pesquisa modifica o algoritmo de busca local e muda a forma como o Google mostra os seus resultados. Palavras-chave como “perto de mim” ou o bairro específico acionam essa mudança.

Os sites de busca dão uma atenção especial, para melhorar a experiência do usuário. Por isso, se oferece melhores resultados com a maior rapidez possível.

As buscas mobile intensificaram e isso tornou as pesquisas locais ainda mais importantes, especialmente para o Google, que é o pioneiro em melhorias nesses casos, e por esse motivo, o mais mencionado.

Os smartphones registram o deslocamento dos usuários, como é possível ver na linha do tempo do Google Maps, e isso faz com que o buscador tenha uma inteligência capaz de apresentar respostas relevantes de acordo com a sua localização em tempo real.

Para citar um exemplo, imagine que você está em uma busca de um restaurante no bairro da Vila Olímpia, o Google irá oferecer resultados próximo de onde você está primeiro. Não é preciso nem especificar que você quer um estabelecimento naquele bairro, pois o Google já sabe que você está lá.

Ontem seu negócio em buscas locais com o SEO local deve evidenciar para o Google sua localização e regiões que atendem, além disso, necessita mostrar ao buscador que é uma empresa de relevância no local.

Como fazer SEO local?

Para fazer o SEO local se usa as mesmas regras de SEO já aplicadas para o google, no entanto, há pequenas mudanças importantes.

A principal é o Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta essencial para destacar resultados de buscas locais, pois o buscador tira dali a maioria das informações dos negócios.

Os componentes geográficos são levados em conta nas buscas locais e marcam a produção de conteúdos e backlinks com empresas da região.

O SEO local tem forte ligação com o marketing de conteúdo, pois a produção de materiais ricos e artigos para blog com destaques do bairro são parte integrante das estratégias de Inbound Marketing.

Quais tipos de conteúdos produzir para buscas locais?

O tipo de conteúdo deve ser escolhido depois de um estudo de palavras-chave, com bom posicionamento local. É feito então, um planejamento da produção de conteúdo na região.

No blog da empresa pudesse produzir conteúdos sobre temas do seu segmento e da área. No ramo imobiliário, temas como restaurantes próximos de um empreendimento ou dicas de lazer em um bairro onde a incorporadora irá lançar um produto.

Um blog pode ter conteúdos com notícias e acontecimentos locais de produtos que serão lançados ou com grande presença da marca. Eventos locais e sazonais são bons temas.

Outro conteúdo com o estudo de palavras-chave em conta, são publicações Google Post, um tipo de produção ranqueado nas buscas locais e, por essa razão, pode estar na estratégia de marketing de conteúdo.

Se você souber responder bem perguntas relevantes e frequentes, o Google pode colocar seu conteúdo no featured snippet aquele local com resposta pronta que o Google coloca entre os anúncios e resultados orgânicos.

Se você conseguir produzir conteúdos com especialistas ou uma personalidade local, isso irá posicionar seu site como autoridade, uma referência para o local.

Quais os benefícios do SEO local para a sua incorporadora?

Uma das maiores vantagens do SEO local, são os leads qualificados que chegam do site da incorporadora. Esse tráfego orgânico irá fazer com que as páginas do site sejam colocadas nas primeiras posições e sejam dadas como sugestão para quem está nas imediações.

No meio dos benefícios de trabalhar com o SEO local, estão:

  • Tráfego no ponto de venda;
  • Público qualificado e decidido;
  • Visibilidade no Google Maps;
  • Acesso de dados relevantes;
  • Presença on-line relevante;
  • Aumento das vendas.

Em resumo, fica explícito que se utilizar do SEO local em sua estratégia de marketing vale muito a pena. Trata-se de uma ferramenta que atrai leads qualificados e assim, uma otimização das vendas. 

Se planeje com o SEO local e poderá conferir os resultados com consumidores mais decididos e com maior conhecimento da relevância do seu produto.

X