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Personas e o mercado imobiliário: entenda como aplicar
🎧 As personas podem ser uma excelente ferramenta para o mercado imobiliário desenvolver estratégias de marketing digital, por isso é importante saber quais dados usar e como aplicar

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personas são uma excelente ferramenta para o mercado imobiliário

Ter seu público definido é muito importante para se estabelecer uma estratégia de marketing. Além disso, no mercado imobiliário a determinação das personas fornece maior foco e a possibilidade de realizar campanhas mais assertivas.

Para isso, alguns dados ajudam a criar personas que representam os compradores de diferentes perfis, por isso trouxemos este e muitos outros detalhes da persona no mercado imobiliário.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Personas e público-alvo no mercado imobiliário

Primeiramente, precisamos deixar clara a diferença entre personas e público-alvo. O primeiro é mais específico e reúne as características principais do cliente ideal, enquanto o segundo é um segmento mais amplo de pessoas que serão atingidas por uma ação de marketing.

A persona está dentro do seu público-alvo, sendo um estágio mais aprofundado do segmento. Por isso, ambos são importantes para diferentes estratégias. 

Um exemplo de estratégia usando o público-alvo é em campanhas de marketing que vendem para um grupo muito semelhante. Por outro lado, no caso dos prédios em construção, que são vendidos como únicos ou exclusivos e a persona funciona melhor para a estratégia.

A persona é uma forma de perceber o potencial comprador como uma pessoa e não apenas como dados estatísticos. Ela é também um passo depois da definição do público-alvo.

Como definir uma persona no marketing imobiliário

Os dados que você tem te ajudam a construir sua persona. Por essa razão, procure reunir as características dos clientes e definir padrões. Se pergunte:

  • Quem são meus clientes?
  • O que os clientes valorizam?
  • Quais são os pontos fracos dos meus clientes?

A descrição é feita a partir da análise detalhada dos seus clientes e de uma pesquisa de mercado. A partir disso, é possível determinar padrões de comportamento. A persona deverá ter nome, idade, ocupação, estabilidade (vai formar família ou se já formou) e se é investidor.

O meio como se informa é importante para encontrar esse perfil, se a persona usa mais o LinkedIn, não adianta anunciar no Facebook.

Faça perfis diversos para abranger todo o seu público. No ramo imobiliário os perfis mais comuns são os de primeiro imóvel, investidor e família.

Qual a importância da persona para o mercado imobiliário

A definição de nicho de mercado (alto padrão, médio ou casa verde e amarela) ou as personas para quem a comunicação será destinada é essencial para se determinar uma estratégia com tom e foco que converse com o público.

Em vista disso, a indefinição da linguagem da comunicação prejudica a geração de leads, pois é como tentar acertar os clientes na sorte. Ao definir a persona, é possível saber quais são as redes que ela mais entra e como chegar nela.

As personas são fundamentais para se aprofundar nas necessidades dos clientes ideias. Por meio delas, é possível definir um problema, ou mais, e como mostrar a solução.

A figura da persona no mercado imobiliário ajuda à:

  • Criar uma comunicação mais humanizada;
  • Entender melhor a jornada de compra;
  • Gerar competitividade;
  • Captar leads mais qualificados;
  • Reduzir erros e prejuízos;
  • Expandir a visibilidade e reconhecimento;
  • Aumentar a credibilidade com o público da marca.

Exemplos de personas

Separamos alguns exemplos de personas no mercado imobiliário, para ilustrar as personas deste segmento.

O primeiro passo é definir os objetivos a curtos e longos prazos. Depois de ter em mãos os dados, é preciso pensar na personalidade de cada persona.

Dê nomes e características simples que tornem o perfil mais humanizado. Se achar necessário pode utilizar uma foto de banco de imagens. Dependendo do seu nicho, estabeleça o local também.

Exemplo:

Tatiane, 25 anos, solteira:

  • Namora há alguns anos e pensa em se mudar para no futuro ter uma família.
  • Formada na área de engenharia com bastante contato com tecnologia. Está em busca de conquistar seus sonhos, mora com os pais e é próxima deles.
  • Se informa por meio de portais e procura imóvel nos principais sites.
  • Acha interessante experiências digitais como nos tours virtuais dos decorados e influencers visitando os decorados.
  • Imóvel próprio com qualidade de vida. Independência. Valoriza a localização e gostaria de continuar no mesmo bairro ou proximidades.
  • Na casa dos pais possui pouco espaço e falta autonomia para personalizar. A incorporadora pode ajudar: Mostrando como investir para a compra um imóvel em conteúdos e experiências relevantes sobre o mercado. 

Eduardo, masculino, 35 anos. 

  • Tem ensino Médio completo e deseja investir em um imóvel.
  • Possui horários flexíveis durante a semana, gosta de viajar com a família e frequentar os melhores lugares da cidade.
  • Se informa em redes sociais (Instagram, Youtube) além de sites de investimentos.
  • Seu objetivo é ter renda com o investimento em um imóvel. Ele precisa da melhor valorização e liquidez.
  • O maior problema para ele são os indexadores da construtora. Consultoria imobiliária é importante para ele entender o mercado e o melhor para investir no momento.

Hora de aplicar as personas

Agora que você já sabe da importância das personas no marketing do mercado imobiliário e já sabe como criar, poderá aplicar em sua estratégia de marketing, principalmente no inbound marketing.

Faça por etapas, tente seguir a jornada de uma persona de cada vez, muitas vezes uma estratégia pode servir para mais de uma persona. E lembre-se que a jornada não precisa ser linear.

Comece a criar suas personas com os dados que já possui e otimize suas campanhas para ter melhores conversões.

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