MG Blog

Marketing de lançamento imobiliário: 6 etapas para garantir as vendas

Conhecer as etapas do Marketing de lançamento imobiliário vai fazer com que sua empresa direcione esforços e valores adequados para alcançar resultados em vendas.

O lançamento de um empreendimento é um momento muito importante para construtoras e incorporadoras. 

Afinal, é a oportunidade de atrair o maior número de pessoas que podem virar clientes.

Assim, os esforços em marketing imobiliário são intensificados e precisam gerar resultados reais em vendas. Inclusive, as empresas do setor costumam direcionar entre 2% e 4% do VGV para ações de marketing. 

Mas para sua empresa direcionar os esforços e também a verba adequada para ações de apresentação do empreendimento, é preciso conhecer bem quais as etapas do marketing de lançamento imobiliário.

E neste conteúdo vamos te explicar cada etapa além de contar o que fazer para obter resultados em cada uma delas.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Principais etapas de um lançamento imobiliário

Marketing de lançamento imobiliário

O mercado da construção civil é extremamente concorrido e complexo, por isso, investir em estratégias como o Marketing de lançamento é fundamental para superar a concorrência.

Isso porque as ações buscam atrair compradores para os empreendimentos e garantir que o VGV seja alcançado.

Os esforços em divulgação variam de acordo com o imóvel, pois quanto mais atrativo ele for para o público, menos será necessário realizar ações.

Assim, para cada lançamento é preciso considerar as características do empreendimento e entender que ele pode precisar de um investimento maior ou menor em marketing.

Apesar desse detalhe, via de regra as ações de marketing de lançamento imobiliário seguem as seguintes etapas:

1.     Concepção

Antes mesmo do empreendimento existir fisicamente é que essa etapa acontece.

A concepção de um imóvel envolve o estudo de mercado, do público-alvo, da escolha do local e precisa ser feita entre de forma estratégica incluindo a equipe de marketing.

Isso porque aqui são levantadas as necessidades do público e o que pode tornar o empreendimento mais atrativo. Informações essas que serão úteis nas ações de marketing mais a frente. 

2.     Teaser

O teaser é uma etapa de fomento do mercado, ideal para ser realizada antes do lançamento do empreendimento. Pois é aqui que a atenção do público deve ser despertada, mas sem revelar muitas informações sobre o que será entregue.

Aqui ações de marketing digital imobiliário podem ser muito úteis.Isso porque páginas como landing pages vinculadas a anúncios e campanhas podem ofertar aos potenciais clientes mais informações sobre o imóvel caso ele realize um cadastro.

Assim, além de despertar o interesse do público, sua empresa ainda gera uma base de potenciais clientes para trabalhar.

3.     Pré-lançamento

O pré-lançamento é outra etapa do marketing de lançamento imobiliário, mas aqui as vendas ainda não podem ser realizadas. Isso porque o imóvel ainda não possui Registro de Incorporação (RI).

Apesar disso, as ações de marketing podem continuar sendo alinhadas e executadas para informar os interessados no imóvel e até mesmo preparar leads para o momento de compra.

É nesse momento que surgem mais potenciais clientes do empreendimento, pois a oferta é mais interessante.

Principalmente para aqueles que investem em imóveis, os preços de largada se mostram mais vantajosos e as ações de marketing imobiliário podem tentar atingir essas pessoas.

4.    Lançamento imobiliário

O grande momento chegou do lançamento , mas até ele já foi possível preparar o terreno nas etapas anteriores.

Aqui é hora de divulgar todas as informações sobre o empreendimento e dar mais gás para as campanhas de marketing.

Vale ressaltar que essa etapa só pode acontecer quando o Registro de Incorporação for realizado.

Além disso, a fase de lançamento pode contar com alguns elementos para ter ainda mais efetividade, são eles:

  • Ponto de vendas; 
  • Apartamento de decorado;
  • Tour virtual.

Esses três elementos vão oferecer ao público a oportunidade de se informar sobre o imóvel e visualizá-lo, seja online ou presencialmente.

O mistério e as informações não reveladas nas etapas anteriores surgem agora tornando o momento mais especial.

Assim, com um bom copywrite e ações de marketing imobiliários alinhadas aqueles que já estavam curiosos com o empreendimento vão ficar ainda mais interessados em fazer a compra.

A fase de lançamento dura em média de 30 a 60 dias com investimento constante nas ações de divulgação.

5.     Remanescente

Depois do lançamento também é importante continuar investindo em ações estratégicas de marketing imobiliária.

Isso porque é comum que na fase de lançamento o interesse do público vá reduzindo, afinal, todas as informações já foram reveladas.

Além disso, as melhores condições de pagamento também se esgotam.

Diante desse cenário a equipe de marketing precisa concentrar esforços para manter um bom número de unidades vendidas. Para tanto, a captação e nutrição dos leads precisa ser ativa e efetiva.

Um bom fluxo de nutrição pode fazer com que mais leads se tornem clientes.

Inclusive, já ensinamos aqui no blog como fazer um eficiente fluxo de nutrição para imobiliárias.

Tenha em mente que é hora de fazer uma boa gestão de leads para evitar gastos e também para aproveitar os leads que já demonstraram algum interesse no empreendimento.

6.     Pós-venda

Fechou a venda? 

Que maravilha, não é mesmo!

Mas o trabalho não acaba aí. Isso porque não basta gerar clientes, é preciso fidelizá-los.

Afinal, além de aumentar a possibilidade dele realizar uma nova compra com sua empresa, você o torna um promotor orgânico de seus empreendimentos.

Isso porque um cliente satisfeito vai indicar sua empresa para familiares, amigos e conhecidos.

Então, capriche no pós-venda e ofereça todo o suporte que o cliente precisar.

Isso inclui o envio das documentações ou boletos em dia, assistência com reparos e ajustes, e principalmente um atendimento cordial e ágil.

Tudo isso colabora para uma experiência 5 estrelas na sua empresa e uma carteira de clientes cada vez maior!

É hora do lançamento!

Agora que você já conhece todas as etapas do marketing de lançamento imobiliário, deu para perceber como cada fase é importante, certo?

Por isso, não pule etapas e nem faça as coisas às pressas.

Estude seu público, planeje as ações com antecedência, preveja os investimentos necessários e veja seus resultados serem ainda melhores.

Lembre-se que existe um caminho antes e depois do lançamento que precisam ser trilhados, e que quando bem feitos vão potencializar suas vendas.

Aproveite para colocar nossas dicas em prática!