MG Blog

Entenda o que é persona no marketing digital e como aplicá-la na estratégia
🎧 Entender o que é persona no marketing digital é uma forma de alcançar metas e obter resultados mais efetivos dentro de uma estratégia.

Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!

o que é persona no marketing digital

Existem ferramentas no marketing digital que ajudam na hora de obter conversões e aumentar as vendas. Muitas delas acabam se complementando. É neste contexto que quero te apresentar o conceito de persona no marketing digital.

Talvez para a equipe comercial seja difícil entender as estratégias de marketing, mas entendendo o que é persona você poderá se integrar melhor durante o planejamento. Neste artigo você encontrará:

  • Como surgiram as persona no marketing?
  • O que é uma persona no marketing digital?
  • Como escolher as personas?
  • Quais os benefícios de utilizar Personas?
  • Como usar de forma estratégica?

Como surgiram as persona no marketing?

Em 1983, o designer e programador Alan Cooper criou o conceito durante o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de projetos. Cooper entrevistou a gestora de projetos Kathy para entender melhor seu trabalho e suas necessidades dentro das suas atividades diárias.

Ao desenvolver o software, Cooper pensava em como Kathy usaria o programa na sua rotina de trabalho. Ele entendeu que tendo um perfil em mente para se basear, fica mais fácil perceber e resolver questões complexas.

Com o passar do tempo as personas ultrapassaram a área do design e chegaram ao marketing. Sendo usado principalmente no Inbound Marketing, se tornando uma das principais ferramentas para traçar uma estratégia. Você também pode encontrar o conceito sob o nome buyer persona ou avatar. 

O que é uma persona no marketing digital?

Persona nada mais é que um personagem semi fictício. É baseada em dados e comportamentos reais, representando um cliente ideal da empresa.

A equipe de marketing digital deve criar um perfil que resuma as principais características do público-alvo para que a empresa possa criar estratégias ajustadas aos interesses do seu público e que atendam às demandas.

Não se trata somente de descrever o cliente em potencial, mas reunir e organizar os dados e as características de um perfil de cliente. Persona e público-alvo são definidos na etapa de estratégia. O público difere por ser a segmentação mais ampla para indicar a persona.

Como escolher as personas?

Para criar uma persona é preciso conhecer seu público. Saiba quem são, com o que trabalham, o que fazem no dia a dia, qual a forma de saberem as notícias e quais são suas necessidades em relação ao segmento da empresa.

Essas informações são respaldadas em dados obtidos por pesquisa. Porém, quando a empresa é nova, é possível apenas imaginar as personas.

Idealize a persona, o padrão é iniciar entre uma ou duas, mas faça quantas achar que englobam mais tipos de clientes. Uma equipe de marketing com 5 avatares mostra um nível avançado de marketing e é indicado para grandes equipes de marketing digital.

Faça um guia e pontue algumas pessoas reais:

  • Motivo do interesse;
  • Facilidade de relacionamento;
  • Tamanho do mercado;
  • Aderência ao seu produto.

É preciso avaliar as características demográficas e os interesses. Focar em informações que irão ajudar na segmentação de público.

Quais os benefícios de utilizar Personas?

Agora que você já sabe o que é persona no marketing digital, é hora de descobrir as vantagens de utilizar a estratégia de marketing da sua empresa.

As personas:

  • Tornam a mensagem mais assertiva e com isso diminuem o custo por lead;
  • Facilitaram a divisão de campanhas, o que acaba ajudando na análise de desempenho;
  • Otimizaram a integração entre comercial e equipe de marketing;
  • O uso das personas permite variações de abordagem sobre um mesmo produto;
  • É possível entender os custos de aquisição de leads e clientes para cada persona.

Como usar de forma estratégica?

Entendendo bem o seu cliente ideal, depois de criar a persona chega a hora de aplicá-las na estratégia.

No Inbound Marketing esse será o guia para caminhar pelo funil de vendas. Sabendo da necessidade da persona, com comportamento e características, você irá atrair o perfil com materiais amplos e oferecendo novos conteúdos mais detalhados até o estágio de oferecer o seu produto como solução às necessidades dela.

Na campanha de Facebook Ads ou google, você pode usar a persona para definir interesses e limites demográficos.

Agora que você já sabe o que é persona e como elas são feitas, chegou o momento de melhorar suas estratégias de marketing.

X