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Como fazer um funil de vendas: Saiba aplicar na jornada de compra
🎧 É importante saber como fazer seu funil de vendas e aplicá-lo na jornada de compra para entender melhor o cliente e otimizar a geração de leads. Um passo a passo deixa claro como as etapas das duas estratégias se complementam

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como fazer um funil de vendas

Alguns modelos estratégicos são indispensáveis para otimizar o seu marketing. Por isso, importante saber como é o seu funil de vendas e interagir com a jornada de compra.

Ou seja, sabendo aplicar o funil de vendas na jornada de compra você melhora sua captação de leads. Mas você sabe bem o que é jornada de compra?

Neste artigo iremos falar sobre o passo a passo de como criar o seu funil de vendas e como aplicá-lo na sua estratégia.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico de marketing, também conhecido como pipeline.

Ele representa a forma gráfica da estratégia, dividido em etapas e com mecanismos que ajudam a jornada de compra da persona da sua marca.

As fases do funil acompanham a jornada de compra, por isso, devem ser feitas aliando as áreas de marketing e vendas.

Ademais, podemos acrescentar uma etapa ao funil e separar  a jornada do usuário: visitantes, leads, oportunidades e vendas.

E o que é jornada de compra?

Já falamos muitas vezes sobre a jornada de compra das personas. Mas é bom especificar esse conceito.

A jornada de compra é composta por 4 etapas (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra) e mostra o caminho que o cliente percorre até comprar o produto.

Entendendo bem cada etapa da jornada, fica muito mais fácil criar o funil de vendas.

Etapa 1: Aprendizado e descoberta

O comprador ainda não sabe muito bem que tem um problema ou oportunidade de negócio. Nessa etapa você quer despertar o interesse e atrair, assim fazer com que perceba o problema.

Etapa 2: Reconhecimento do problema

O lead identifica que tem um problema e pesquisa mais sobre o tema e possíveis soluções.

Etapa 3: Consideração da solução

O comprador em potencial encontrou soluções para resolver o problema e avaliar a melhor alternativa para solucioná-lo. É importante criar um senso de urgência, do contrário, o comprador não vai se empenhar tanto em resolver o problema.

Etapa 4: Decisão de compra

O comprador irá comparar opções disponíveis e pesquisar a melhor. Nessa etapa você irá destacar as vantagens e diferenciais de cada alternativa.

Juntando Jornada de compra e Funil de vendas

Agora que já sabe bem o que é jornada de compra pode planejar as etapas para venda e como qualificar o cliente e diminuir o tempo do ciclo de venda. A qualificação é feita com gatilhos de passagem de uma etapa para a outra.

Integrando como o funil de vendas, marketing e vendas trabalham juntos e de forma mais eficiente para captar clientes e levá-los ao longo do processo.

As etapas do ciclo de vendas são a forma com que a empresa entrega valor para seus leads e cada valor atinge um gatilho que encaminha para a próxima fase da jornada de compra.

Passo a passo como fazer um funil de vendas

Para fazer um funil de vendas, você deve seguir 4 etapas básicas:

Mapear a jornada de compras

O principal é descobrir quais são as necessidades, comportamentos e níveis de contato e engajamento dos seus leads.

Além de buscar refinar informações e entender como cada canal ajuda a mover o lead do topo ao fundo do funil.

Um  mapeamento do processo de vendas, mesmo que seja automatizado irá permitir otimizar etapas e identificar gargalos.

Defina os marcos do processo de vendas

Agora você deverá definir gatilhos e marcos que representam as mudanças de etapas. 

Responda algumas perguntas simples, por exemplo: Em que momento meu lead descobre que precisa de uma solução para o problema? Ele consegue ir sozinho? Como você pode ter certeza que ele irá chegar na próxima etapa?

Defina as etapas as etapas do funil de vendas

Esse é um passo que deve ser planejado para dar o maior suporte possível à jornada de compra, dando o gatilho para que o potencial comprador avance na jornada.

Devem ser observados marcos de passagem de estágios com significado igual para diferentes leads e auxiliando na previsibilidade do funil.

O funil de Inbound Sales tem 4 etapas:

  • Visitantes
  • Leads
  • Oportunidades
  • Clientes

Por que é importante definir o seu funil de vendas?

É fundamental que você entenda e aplique o funil de vendas para captar clientes. Porque, criar e revisar o funil de vendas ajuda a compreender a jornada de compra do cliente e qual a melhor ação para aumentar as vendas.

Na internet existem geradores de funil de vendas nos quais você pode definir etapas do funil e tarefas para cada uma delas.

O funil de vendas é importante para ajudar a fazer previsão de vendas, uma estimativa de quanto vai gerar em um período.

Além disso, o funil ajuda a trabalhar aqueles leads que podem ter “esfriado”. Essa estratégia é ótima para dar suporte para as suas metas. Uma vez definidas as etapas, é mais fácil definir as metas e identificar caso haja algo represando os leads em uma etapa.

Agora que você já sabe como fazer o funil de vendas para aplicar na sua estratégia, que tal desenvolver melhor sua estratégia de Inbound marketing?

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