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Saiba como aumentar o tráfego do seu blog e gerar resultados para a sua empresa

Aprenda a aumentar o tráfego orgânico do seu blog com dicas simples e efetivas que devem ser aplicadas na sua estratégia.

Como aumentar o tráfego orgânico do meu blog? Essa é uma pergunta feita com frequência para aqueles que têm um e-commerce ou empresas que desejam atuar de maneira mais assídua online.

Não é segredo para ninguém que a internet se tornou o melhor meio de aumentar a sua carteira de clientes utilizando o marketing digital

Para alcançar os resultados desejados, é necessário dispor de tempo, dedicação, planejamento e principalmente, ações capazes de compensar todo o investimento e claro, o esforço que esse tipo de estratégia exige. 

Por isso, no artigo de hoje você irá entender como aumentar o tráfego orgânico do seu blog por meio de dicas simples que te ajudarão a impulsionar as suas vendas por meio do online. 

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Entenda mais sobre tráfego orgânico

Como gerar tráfego

Antes de entender como aumentar o tráfego orgânico do seu blog, você deve primeiramente entender do que se trata esse processo.

Mas, afinal: o que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é um termo utilizado para definir as visitas que foram geradas em sua página (blog ou site) de maneira orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagamentos para isso. Desse modo, clientes chegam até você por meio de uma ação espontânea. 

O processo pode ser otimizado por meio do SEO, objetivando atrair o interesse de quem acessou a sua página e engajá-los para que eles adquiram o seu produto ou serviço, na maioria das vezes.  

Qual a importância do tráfego orgânico para o seu blog?

Pense comigo: com que frequência você faz pesquisa no Google? Quando você realiza essas buscas, com qual regularidade você vai até o final ou clica na próxima página?

Raramente, não é mesmo? Isso porque a tendência é clicar nas primeiras respostas que aparecem.

O tráfego orgânico é muito importante por isso. Com ele, você estará no topo das pesquisas do Google e será facilmente encontrado por leitores. 

Um dos grandes benefícios do tráfego orgânico também é o baixo investimento necessário, pois ele pode ser garantido por meio de técnicas de SEO. 

A produção de conteúdo é outro fator importante. Sendo assim, criar posts ricos e materiais completos e que ensinam o seu leitor fará com que você seja reconhecido nos mecanismos de busca.

Quando você produz esses materiais, o Google entende que o seu blog tem autoridade no assunto. Sendo assim, você terá muito mais chances de aparecer nos primeiros resultados da SERP. 

Por isso, aumentar o tráfego orgânico do seu blog é essencial para o sucesso dos seus negócios. 

Principais dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog

Visitantes no site

Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico e como ele é importante para o aumento da sua carteira de clientes, chegou o momento de entender como você pode fazê-lo crescer por meio de dicas simples. Acompanhe:

1 – Saiba qual é o seu público-alvo

Para aumentar o tráfego orgânico do seu blog, o primeiro passo que você precisa dar é conhecer a sua audiência e como ela se comporta online. 

Somente assim, você saberá como criar uma estratégia qualificada para direcionar os seus conteúdos com uma propriedade maior e escritos em uma linguagem mais adequada para aquele tipo de público.

Você pode conseguir esse tipo de informação por meio do Google Analytics, por exemplo, pois ele funciona de maneira gratuita e permite que você analise como a audiência se comporta na sua página. 

Dentro do Google Analytics você tem acesso aos conteúdos mais visitados, quanto tempo permaneceram e quais as taxas de conversão. 

2 – Pense em conteúdos qualificados

Dentro de um blog, a presença de bons conteúdos é imprescindível, já que isso faz parte de boa parcela da estratégia para você gerar tráfego na sua página. Por isso, é fundamental que você planeje, escreva e publique conteúdos de alta qualidade.

O tema escolhido precisa estar de acordo com o seu nicho e com a proposta do seu projeto, ou seja, com o que seu público espera encontrar ao acessar a sua página. 

Escrever exige muito estudo e algumas técnicas para que o seu conteúdo realmente saia qualificado. Por isso, preparamos algumas dicas para que você entenda os principais passos para um conteúdo que atenda o que o seu público e, claro, o Google espera:

Foque em um segmento – Escrever sobre assuntos que não se relacionam com o seu público, produto ou serviço não fará com que você obtenha bons resultados, por isso, é muito importante que você foque em um nicho. 

Se você é especialista em determinado assunto, você deve focar nele e montar os primeiros tópicos dos seus posts. 

Seja original – Quando se tem ideias originais, é possível se diferenciar e, consequentemente, se destacar de tudo o que já foi criado até hoje. Claro que, com a internet, é possível inovar ainda mais quando o assunto é conteúdo, porém como se trata de algo que todos têm acesso, isso pode se tornar cada vez mais difícil.

De todo modo, quando se redige um conteúdo, você pode dar sua própria opinião sobre o assunto. Além disso, é muito importante que você esteja sempre por dentro daquilo que os seus concorrentes estão fazendo.

Sempre faça um esboço – É muito importante que você se lembre que, para criar um conteúdo, é necessário pensar em sua estrutura e em como ele será feito, por isso, fazer um esboço com as ideias iniciais, assim como os principais tópicos que você irá abordar é essencial para que você não esqueça nenhum ponto importante.

A organização é tudo e não deve ser deixada de lado caso você queira obter bons resultados. 

3 – Utilize imagens

Quando você utiliza imagens nas suas postagens, o algoritmo do Google identifica que aquele conteúdo é relevante. Porém, não adianta escolher qualquer imagem ou colocá-la de maneira errada. É essencial que você opte por uma imagem que se relacione com o assunto e que seja capaz de chamar a atenção do visitante. 

Ao colocar a imagem, você deve observar, por exemplo, o tempo de carregamento dela, pois quando são muito pesadas, automaticamente farão com que sua página demore um tempo maior para carregar e isso pode ser prejudicial quando estamos falando da experiência do leitor. O ideal é que ela seja compactada. 

Isso por ser realizado em diversos sites disponíveis e gratuitos na internet. 

Um outro ponto importante é que as imagens devem ser nomeadas e precisam contar com uma breve descrição de acordo com o que elas representam. Mesmo que não sejam pesadas, é fundamental que elas estejam em uma boa resolução e qualidade. 

4 – Compartilhe os conteúdos do seu blog nas redes sociais

Aqui está uma outra maneira eficiente de aumentar o tráfego orgânico do seu blog. O compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais faz com que seja intensificado o número de visitas na sua página de conteúdo. 

Pense comigo: muitas pessoas passam uma boa parcela do seu dia nas redes sociais e o tempo médio gasto nas principais delas, como: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter é de certa de 40 minutos de acordo com o SocialMediaToday

Sendo assim, o compartilhamento de um conteúdo de qualidade onde o público está, faz toda a diferença. 

5 – Um site responsivo e escaneável é importante

Quando a sua página é responsiva e escaneável, ela automaticamente se torna flexível e se adapta a qualquer tamanho de tela, seja um computador, um tablet ou smartphone. 

Seu blog é considerado responsivo quando o usuário consegue navegar sem qualquer dificuldade, seja qual for o dispositivo que ele esteja utilizando. 

Ao redigir um conteúdo, o melhor a se fazer é formatá-lo à esquerda da página, pois isso facilita o modo como o leitor visualiza o texto. Além disso, o tempo de leitura também é reduzido. 

Um outro ponto que deve ser levado em consideração, é escrever parágrafos curtos, pois isso facilita a experiência do leitor, principalmente quando eles estão acessando de um celular. 

Seus parágrafos devem ter no máximo 6 linhas. 

6 – Não abra mão dos anúncios pagos

Sei que o assunto aqui é o tráfego orgânico do seu blog, mas é muito importante que você também gere visitas por meio de anúncios pagos, pois ambos se complementam. 

Com o tráfego orgânico, você recebe visitas espontâneas, ou seja, ele pesquisa para que a sua página apareça. 

Já os anúncios pagos chegam até o consumidor sem que ele precise realizar uma busca. Os anúncios pagos trazem mais visitas para o seu blog e isso significa vender mais e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico na sua página.

7 – Seus posts devem ser sempre atualizados

Atualizar os posts antigos é uma prática muito útil e interessante. Isso é necessário, pois por mais que pareça que o texto está completo, é muito comum a atualização de informações, pois tudo muda o tempo todo.

Sendo assim, ninguém deseja conteúdos com informações antigas, não é mesmo? 

Além disso, quando o seu conteúdo não está atualizado, é capaz que ele perca a sua posição. Por isso, é fundamental que o texto sempre esteja:

  • Com o conteúdo atualizado;
  • Com a linguagem adaptada;
  • Com as principais novidades do assunto;
  • Diversificações, como infográficos, vídeos e áudios, entre outros. 

Agora que você já conhece mais sobre tráfego orgânico e como ele é importante para o seu negócio, chegou o momento de colocar a mão na massa e pensar em estratégias para o sucesso da sua empresa.