MG Blog

9 técnicas de marketing digital para alavancar suas vendas
🎧 Existem diversas técnicas de marketing, destacamos algumas para você implantar na sua estratégia e aumentar suas vendas sem precisar de um grande orçamento

Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!

Existem diversas técnicas de marketing, destacamos e explicamos algumas para você usar no seu marketing digital

O Marketing pode ser aplicado de várias formas para promover sua empresa e produto. Sabendo quais são as principais técnicas de marketing você poderá formular uma estratégia para alavancar suas vendas

Apesar de existirem diversas técnicas dentro do Marketing, nesse artigo vamos focar nas técnicas para marketing digital.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que são técnicas de marketing e quando usá-las?

A primeira coisa que precisamos fazer é definir o que são técnicas de marketing. São basicamente conceitos e ferramentas para se comunicar e atrair o público para comprar o seu produto.

Embora o uso das técnicas de marketing possam alavancar suas vendas, elas devem ser usadas com planejamento e controle. As ferramentas como público-alvo e persona são dentro dessas técnicas e o uso de cada uma vai depender da estratégia que você deseja aplicar.

Além disso, selecionar as técnicas de marketing mais adequadas para a sua empresa, produto e bolso podem acelerar todo o processo.

Técnicas para sua estratégia de marketing digital 

Para você alavancar suas vendas daremos 9 técnicas para você aplicar na sua estratégia.

  1. Google workspace

Estar na primeira página do Google deve ser o objetivo de qualquer empresa. Com a ferramenta gratuita você consegue fazer com que sua marca fique em evidência.

A plataforma é bem fácil de usar e divulga negócios locais de pequeno e médio porte em uma busca simples. Para incorporadoras e construtoras é interessante ter a descrição logo no topo da página de busca, com endereço, avaliações e mapa para chegar em cada produto.

  1. SEO

Essas técnicas são tão importantes para o marketing digital, que se tornaram indispensáveis. SEO é a otimização para mecanismos de busca.

Para isso, técnicas são usadas em conjunto para que a página do seu blog ou produto sejam otimizados e apareçam nas primeiras páginas do Google e outros navegadores de pesquisa. Ou seja, com o uso correto do SEO, suas páginas ficarão bem ranqueadas e tendo um maior destaque. 

Com mais evidência você atrairá tráfego orgânico e irá gerar mais leads para alavancar suas vendas.

  1. Blog

A grande maioria das empresas já percebeu que o Marketing de Conteúdo é um grande aliado para gerar leads. Sendo assim, é necessário manter os blogs atualizados.

O conteúdo em blog aumenta a autoridade da marca no seu segmento. Empresas com blogs entre suas estratégias são mais visitadas, pois acabam sendo mais vistas nos sites de pesquisa.

Combinar essa técnica de marketing com a anterior faz com que pessoas mais voltadas a quererem comprar o seu produto achem sua marca.

Além de todas essas vantagens, o blog ainda aproxima do público, tirando as principais dúvidas da sua audiência sobre assuntos ligados ao seu nicho e que permitem educar seu público sobre seu produto ou serviço.

  1. Redes sociais

As plataformas on-line para se conectarem uns aos outros, as redes sociais, reúnem indivíduos com interesses, localização e visão de mundo semelhantes, são as chamadas bolhas sociais. Por isso, são uma ótima forma de atingir o seu público-alvo.

Hoje, as redes sociais mais usadas são o Instagram, o Facebook, o Tik Tok, o Twitter e o LinkedIn. Apesar de ser bem popular no Brasil, o Tik Tok oferece poucas possibilidades para as empresas em questão de formato.

Ter sua marca nas redes sociais é uma boa técnica de marketing porque abre um canal de comunicação com seu público. As redes sociais trazem visibilidade no mercado.

  1. Conteúdos multimídia

Nem só de texto vive um blog. Existem outros formatos que podem, e devem, ser explorados para aumentar o alcance e engajamento do seu público.

Conteúdos interativos são os melhores para interagir com o público e obter alguns feedbacks. Podemos destacar:

  • Apresentações de slide;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Vídeos.

Esse último é a forma mais promissora, sendo considerado o futuro do marketing digital, muito devido ao comportamento da sociedade com a ascensão do Tik Tok e a criação do reels no Instagram. E para observar essa tendência basta ver os números do Youtube.

  1. Marketing de Guerrilha

Essa é uma técnica de marketing boa para quem tem orçamento baixo. Ainda que seja necessário uma dose extra de criatividade para executá-la, o investimento é recompensado.

Essa técnica propõe ações de marketing, tanto físicas quanto digitais, interessantes de tal maneira que não podem ser ignoradas e causam impacto no seu público. 

  1. E-mail marketing

Essa é uma das primeiras técnicas de marketing digital, mas com o tempo foi se aperfeiçoando. Quando bem feita tem duas etapas:

  • Atrair atenção para o que a empresa tem a dizer;
  • Manter interesse ativo e relacionamento até o fechamento da venda.

Criar uma lista de e-mail marketing é uma excelente técnica para chegar na 2ª etapa, pois permite contato direto e a longo prazo com prospects, leads e clientes.

Essa técnica precisa de conteúdo para ser trabalhada no tempo certo e ter resultados. Elaborar e-mails que façam o lead parar para ler e se manter interessado antes de falar sobre o produto.

  1. Mobile Friendly

Você pode já ter escutado que um site é, ou não, responsivo. Isso significa que ele se adapta a dispositivos de tamanhos diferentes.

Mobile friendly é a expressão em inglês que significa amigável aos dispositivos móveis, ou seja, sites responsivos e fáceis de serem usados em aparelhos móveis.

Sites assim trazem uma experiência do usuário muito melhor e retém o mesmo por mais tempo.

  1. Links patrocinados

Uma versão on-line dos panfletos, anúncios de rádio e outdoor, os links patrocinados que nada mais são que anúncios feitos no Google e redes sociais.

Essa técnica tem boas chances de alavancar seu processo de vendas, porque mostra um público mais amplo, sem ter de contar com uma audiência fiel e sem ter de esperar os resultados de um bom SEO e um tráfego orgânico.

Dica bônus: Combine mais de uma técnica

Como disse anteriormente, é importante usar as técnicas com moderação, entretanto, você pode combinar as técnicas para ter mais resultados e alavancar as vendas.

Essa é uma dica bônus, a combinação de duas ou mais técnicas mencionadas para criar uma estratégia robusta e efetiva.

O Blog combinado com o SEO e as publicações nas redes sociais fará seu site ser visto e atrair consumidores em potencial que já terão passado por uma parte da jornada e têm mais chances de efetivar a compra.

Em suma, existem diversas técnicas de marketing digital, tudo vai depender do seu público-alvo e do seu segmento. Pense em quem deseja atingir e poderá aplicar o que foi dito neste artigo para alavancar suas vendas.

X