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Entenda o que é taxa de conversão em vendas e saiba como aumentá-la
🎧 Taxas de conversão são as métricas que nos mostram quantos daqueles que acessam de fato são convertidos em clientes, ou seja, realizam a compra do produto ou serviço. Isso serve também para indicar a eficiência das estratégias de toda a equipe comercial.

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Taxa de conversão de vendas

Ao acompanhar as taxas de conversão é essencial realizar a análise dos seus esforços e verificar se eles realmente estão funcionando. Assim, é possível fazer os devidos ajustes para que os resultados positivos possam ser alcançados.

Além disso, quando você observa a taxa de conversão você prevê se as receitas e as metas de vendas caminham para um alcance mais tranquilo ou se é necessário realizar medidas emergenciais para alcançar o objetivo principal.

Mas, quais são as métricas que devem ser acompanhadas? Como elas são calculadas e quais são as estratégias que podem ser adotadas para que elas possam melhorar?

Hoje você irá descobrir e verá ainda:

Neste artigo você vai poder ler sobre:

O que é taxa de conversão?

O principal objetivo da taxa de conversão é entender como cada retorno de investimento está funcionando e se os resultados estão ou não sendo positivos. Isso inclui tempo, dinheiro e até mesmo a relação das vendas. 

Além disso, é uma ótima maneira também de medir os resultados das estratégias dentro do Marketing Digital.

Isso pode acontecer também por meio de um simples preenchimento de cadastro, solicitação de orçamento e até mesmo a inscrição em uma newsletter.

Compreender como a sua taxa de conversão funciona é fundamental para que fique claro o quão eficiente está o seu site, além de acompanhar os resultados de todo o negócio.

O cálculo da taxa pode ser feito entre todas as etapas do funil de vendas, trazendo um diagnóstico de onde está o ponto fraco e, principalmente, onde devemos atuar, ou seja, qual ponto deve ser o principal foco, seja para melhorias ou continuidade de ações.

Qual é a importância de acompanhar a taxa de conversão?

Você sabia que é possível lucrar o dobro com as suas vendas em seu site sem que seja necessário aumentar nada no seu orçamento de marketing? Porém, isso somente é possível com a taxa de conversão realizada de forma precisa e constante. 

Por isso, acompanhar a taxa de conversão de vendas é muito importante dentro de qualquer estratégia de marketing digital.

Primeiramente, esse é o indicador que irá te mostrar todo o ROI (Retorno sobre investimento) das ações de marketing e ainda o resultado do planejamento realizado para saber se ele deve permanecer ou se novas estratégias devem ser criadas para alcançar os resultados desejados. 

Quando você mede a taxa de conversão de vendas em todas as etapas da jornada de compra, além de acompanhar o progresso realizado pelos visitantes e leads pelo funil se torna possível identificar oportunidades perdidas. 

É importante lembrar que sempre há o que melhorar, por isso, acompanhar a taxa de conversão é o primeiro passo para entender quais são os problemas e solucioná-los, além de aprimorar aquilo que está funcionando adequadamente para se tornar ainda melhor.

Taxa de conversão: como calculá-la? 

Por mais que realizar cálculos muitas vezes não pareça algo prazeroso de se fazer, para calcular a taxa de conversão o processo é muito simples.

Esse cálculo é feito em porcentagem e realiza um comparativo do número total de visitantes de uma página juntamente com a quantidade de usuários que nela foram convertidos.

Veja um exemplo:

Visitantes: 7.000

Pessoas convertidas: 70

Para calcular a taxa de conversão dessa página é necessário dividir o total de conversões pelo total de visitantes, ou seja: 70/7000 = 1%.

Se trata de uma conta fácil de ser realizada, mas você não precisa realizá-la manualmente, pois existem ferramentas que analisam métricas do mercado e possuem maneiras de rastrear a taxa de conversão de maneira precisa e rápida, como é o caso do Google Analytics. 

Com essas ferramentas você poderá conferir o desempenho do seu negócio de maneira geral, além de acompanhar os leads gerados, além de orçamentos e, claro, as vendas realizadas.

Como saber se a sua taxa de conversão está boa?

Mesmo sabendo fazer contas, você precisa entender o que os resultados significam, ou seja, é preciso entender se aquele resultado significa algo positivo ou negativo para o futuro do negócio. 

É importante lembrar que a taxa de conversão de vendas varia de acordo com cada segmento, por isso, uma empresa pode somar 20% de conversão e está prestes a colapsar, enquanto outra com 2% pode se encontrar confortável. 

A melhor forma de determinar se a taxa de conversão está boa é entendendo os números que representam o segmento do seu negócio. 

É muito importante ter como regra o aumento da taxa de conversão de vendas. Por isso, é ideal que você acompanhe e otimize para que o seu negócio possa contar com resultados positivos. 

Como aumentar a sua taxa de conversão?

Agora que você já sabe o que é taxa de conversão e qual é a sua importância dentro dos negócios, chegou o momento de entender como aumentar a sua taxa de conversão e isso pode ser realizado por meio de 4 dicas simples:

1 – Realize testes A/B

Com o teste A/B você consegue observar os aumentos nas conversões utilizando mudanças de diversos estilos. Isso acontece porque o teste A/B realiza um comparativo entre duas versões de uma mesma página mostrando mudanças entre elas.

Ambas as versões ficam disponíveis para os usuários ao mesmo tempo e funcionam da seguinte forma: Uma mostra a porcentagem de variação do teste A e a outra acessa a variação do teste B com o objetivo de verificar como o elemento de teste trabalha e como ele interfere no resultado em ambos os casos.

2 – Proponha um valor

Muitos confundem preço com valor e em qualquer área de atuação é fundamental que o seu produto ou serviço proponha um valor. Ou seja, uma das principais diferenças entre quem converte e quem não converte é o poder de convencimento para que a persona aja e para isso, é necessário apresentar um valor para a oferta em questão. 

Qual é a ação que você deseja que a pessoa realize na sua página? Baixe um material, assine uma newsletter, fale com um dos seus vendedores? 

Existem uma série de opções que você pode empregar na sua página, porém a pergunta que você realmente deve fazer é: por que ele deveria fazer qualquer uma dessas ações? O que ela ganhará fazendo aquilo?

A prioridade deve ser informar o valor, ou seja, o que ela irá ganhar com aquilo. Quando se faz isso de maneira correta, o preço fará sentido e fará com que a persona queira agir. 

3 – Utilize gatilhos mentais

Uma conversão qualificada também exige um poder de persuasão, além de alguns elementos que funcionam com o objetivo de converter os usuários sem que eles notem que aquilo está acontecendo. Por isso, uma boa técnica é o uso de gatilhos mentais. 

Há diversos gatilhos que podem ser utilizados de maneiras diferentes. Veja algumas opções:

  • Escassez: ofereça poucas unidades daquele produto, dando a sensação de que ele é popular e isso gera grande valor, como: “São as nossas últimas unidades”, “Restam poucas unidades”.
  • Urgência: ofertas que determinam um tempo fazem com que o imediatismo esteja presente, fazendo com que a pessoa aja rapidamente para não perder aquela oferta, como: “A oferta irá durar pelos próximos 10 minutos, “O tempo está se esgotando. Corra e aproveite a nossa oferta”.
  • Exclusividade: produtos com edições limitadas e acesso exclusivo faz com que a persona se sinta importante e especial, como: “Essa oferta é exclusiva para você”.

4 – Utilize uma linguagem simples

Essa é a forma de conversar com o seu público, por isso, ela é muito importante. Sites com uma linguagem sofisticada tendem a não converter, pois o público daquele produto muitas vezes não se comunica daquela forma, então a chance de permanecer ali e adquirir o serviço ou produto acaba diminuindo.

Mesmo se você realiza um serviço do mercado tradicional, é imprescindível que você utilize uma linguagem simples e clara para que os seus valores e ideias possam ser comunicados e entendidos. Isso vai chamar a atenção dos usuários.

Complicar uma comunicação que deveria ser simples acaba se tornando um obstáculo para o seu sucesso. 

A taxa de conversão está entre as principais métricas de marketing digital e deve estar presente em sua estratégia. 

Agora que você já sabe como a taxa de conversão de vendas funciona, chegou o momento de aplicá-la em seus negócios!

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