Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!
Afinal, marketing sem vendas não te leva longe.
Ao contrário, se essas áreas não caminharem em sincronia os esforços serão em vão e sua lucratividade será baixa.
Isso porque a missão do marketing é atrair e qualificar potenciais clientes (leads) para que a equipe de vendas feche negócio.
Assim, se os objetivos não estiverem alinhados os leads gerados não estarão prontos para a compras, impactando diretamente seus lucros.
Mas para alinhar os objetivos e integrar as áreas de marketing e vendas da sua empresa preparamos dicas especiais que vão fazer essas duas áreas caminharem lado a lado.
Marketing e vendas precisam estar integrados para garantir resultados eficientes para sua empresa.
E se você ainda não está convencido disso, chegou a hora a de conhecer 3 grandes benefícios do alinhamento dessas áreas estratégicas do seu negócio.
Os leads são os potenciais clientes atraídos pelo marketing e que precisam ser qualificados para fecharem negócio com sua empresa.
O perfil do consumidor de imóveis tem padrões, mas também tem características específicas a depender de cada empresa, empreendimento, localização e afins.
Por isso, é fundamental que a equipe de marketing seja capaz de captar interessados em comprar e que estejam dentro do perfil de cada produto.
Dessa forma, se marketing e vendas estiverem alinhados quanto ao perfil do público de cada empreendimento será muito mais atrair e qualificar os leads da maneira correta.
Uma vez que suas equipes estratégicas estão alinhadas você terá um fluxo de informações melhor. Afinal, todos estarão na mesma página, com objetivos claro e definidos.
É possível estabelecer metas mais precisas, otimizar a jornada de compra e também definir o público-alvo. Além disso, com um fluxo de informações claro vocês poderão identificar o que não está funcionando e fazer alterações necessárias.
Com leads qualificados e o um fluxo claro de informações a taxa de conversão em vendas deve subir.
Isso porque a equipe de marketing será capaz de enviar leads dentro do perfil que a equipe comercial precisa, aumentando a possibilidade de fechar vendas.
Assim, o trabalho conjunto desses setores vai colocar sua lucratividade nas alturas!
E como alinhar as áreas de marketing e vendas para garantir que esses benefícios cheguem até seu negócio?
A missão pode até parecer difícil, mas na verdade não é.
Para colocar em prática vai precisar de boa vontade, disciplina e principalmente organização.
Isso porque, para que marketing e vendas caminhem lado a lado você deve organizar seu processo de vendas, considerando as atividades realizadas por essas duas áreas.
Afinal, o marketing deve enviar para o comercial os leads mais “quentes”, ou seja, os mais próximos do momento de compra e dentro do perfil estabelecido.
E a equipe de vendas por sua vez, precisa estar bem informada do histórico desse lead e principalmente dos empreendimentos que se adequam a ele.
Para organizar todos esses detalhes você também pode investir em algumas técnicas, são elas:
O SLA é uma técnica muito eficaz para unir marketing e vendas. O termo vem do inglês Service Level Agreement, que, em tradução livre, significa Acordo de Nível de Serviço.
Esse acordo é um tipo de contrato no qual as áreas estabelecem as responsabilidades de cada equipe, tornando o alinhamento válido e de fácil acesso a todos.
Além disso, esse contrato serve para evitar que a equipe de vendas atribua uma venda perdida à equipe de marketing e vice-versa.
Assim, no SLA é possível definir:
Não esqueça de deixar o SLA disponível a todos, e aproveite também para realizar reuniões semanais, quinzenais ou mensais para reavaliar o que foi definido em SLA e o que está sendo entregue.
Dessa forma, o acordo estará sempre atualizado, sendo inclusive alterado quando houver necessidade.
Outra técnica que pode otimizar seus resultados é a venda consultiva.
Esse modelo de venda visa gerar valor no processo, e não simplesmente empurrar um empreendimento para o cliente comprar.
Ao contrário, uma vez que os leads qualificados são enviados para a equipe comercial, os vendedores têm acesso ao perfil desse lead e consegue oferecer uma solução personalizada.
Durante a abordagem o vendedor investiga se o potencial cliente realmente será beneficiado por aquele empreendimento.
Além disso, durante a abordagem ele pode mostrar que conhece e domina os produtos do portfólio, apresentando outras soluções que se adequem melhor ao cliente.
Diferente da venda tradicional, na qual o vendedor apenas se preocupa em quebrar objeções, a venda consultiva foca no cliente e nas necessidades dele.
A última dica para alinhar as áreas de marketing e vendas é utilizar um sistema de gestão.
Isso porque, além de organizar e definir funções e objetivos, você precisa acompanhar o desempenho das equipes.
Para tanto, nada melhor do que contar com uma ferramenta de gestão, que pode ser um planilha, ou ainda um CRM.
A planilha de gestão de marketing e vendas é uma excelente opção, visto que é fácil de usar e não requer custos.
Mas, caso o volume de geração de leads e vendas seja muito alto, você pode recorrer a um CRM. Esses sistemas são úteis para organizar o dia a dia da sua equipe de vendas e também podem ser integrados a ferramentas de marketing, o que permite a passagem automática de contatos de uma para a outra.
Assim, você pode utilizar a ferramenta que mais se adequar a sua empresa e ao ritmo dela.
Agora você já sabe que marketing e vendas são áreas estratégicas do seu negócio que precisam caminhar juntas para garantir resultados.
Isso porque, quando esses setores estão alinhados é possível aumentar a geração de leads qualificados e a conversão de vendas.
Mas para isso acontecer é preciso investir em técnicas inteligentes como SLA e Venda consultiva, além de contar com a ajuda extra de uma ferramenta de gestão.
E que tal colocar nossas dicas em práticas e gerar ainda mais clientes para sua empresa?
Tenha acesso a conteúdos qualificados diretamente em seu e-mail para criar as melhores estratégias de marketing digital imobiliário para o sucesso dos seus negócios.