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O Marketing Imobiliário é um grande aliado de empresas do segmento que buscam aumentar a geração de leads e a carteira de clientes.
E dentre as muitas ações que podem ser realizadas para alcançar esses resultados está a estratégia de conteúdo para imobiliárias, o famoso Marketing de Conteúdo.
Cada vez mais utilizado por empresas do setor imobiliário, essa produção de conteúdo é capaz de atrair potenciais clientes por meio de informações relevantes e úteis disponibilizadas nos canais de comunicação online das marcas.
E como 91% das experiências de compra estão começando na internet (Secovi-SP,2020), uma eficiente estratégia de conteúdo para imobiliárias pode fazer com que mais pessoas decidam comprar um empreendimento com sua empresa.
Mas para traçar a melhor estratégia de conteúdo é preciso alinhar entre marketing e vendas o que oferecer, como, onde e para quem.
Quer descobrir como fazer esse alinhamento estratégico que vai aumentar suas vendas?
Antes de te ensinar como traçar uma estratégia de conteúdo para imobiliárias é preciso te lembrar da importância dos setores de Marketing e Vendas para sua empresa.
Já falamos disso em outro conteúdo aqui do blog, no qual ensinamos como integrar esses setores estratégicos do seu negócio.
Mas é um assunto muito importante e é sempre bom entendermos que Marketing e Vendas não são rivais, são aliados.
Isso porque sem Marketing o comercial não tem leads para trabalhar, e sem a equipe de vendas os leads não se tornam clientes.
Ou seja, essas são duas áreas vitais para que sua empresa tenha lucratividade.
Assim, tudo que envolve a geração de leads e aumento da carteira de clientes deve ser alinhado em conjunto com as equipes de Marketing e Vendas, combinado?
Essa união ou alinhamento é conhecido no mercado como Vendarketing (junção dos termos Vendas e Marketing) ou ainda Smarketing ( junção dos termos em inglês Sales e Marketing).
Agora que já retomamos a importância da sincronia entre Marketing e Vendas, também vale reforçar que há diversos pontos da estratégia de conteúdo que precisam ser definidos entre essas áreas para garantir o sucesso esperado.
E dentre diversos pontos vamos falar abaixo sobre os dois mais importantes, aqueles que vão definir se sua estratégia de conteúdo para imobiliárias vai funcionar ou não.
Definir uma persona é o ponto inicial para qualquer estratégia de marketing digital, principalmente o imobiliário.
Afinal, a Persona é um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal, aquele que sua empresa deseja atingir.
Diferente do público-alvo, que envolve características mais gerais e amplas, a persona te dá uma noção concreta e específica de quem você está tentando atingir com suas ações de marketing.
Dessa maneira você pode utilizar a linguagem, os canais e as pautas adequadas para sua audiência. E assim melhorar a qualidade de leads gerados, facilitando a abordagem do seu time de vendas.
E considerando uma estratégia de conteúdo para imobiliárias, a persona te permite saber quais assuntos fazem parte do universo do seu cliente ideal, assim você não vai cometer erros na produção e distribuição de textos, posts e materiais informativos.
Além disso, sua empresa será capaz de manter o nível e a coerência na comunicação desde a prospecção do lead até a conversão em cliente.
Isso é fundamental para a imagem da sua empresa, principalmente levando em conta o perfil do comprador de imóveis atual, que busca relacionamento e confiança no trato com imobiliárias e incorporadoras.
Outro ponto importante do alinhamento entre marketing e vendas em relação à persona é
considerar as dores ou problemas que seu cliente ideal tem e as soluções que seus empreendimentos podem oferecer.
Depois dessa avaliação sua empresa saberá quais temas tratar para fazer com que o potencial cliente avance na jornada de compra.
Uma vez que seu time de marketing e vendas definiu a persona que será atingida pela estratégia de conteúdos, é preciso considerar outro ponto muito importante: o funil de vendas.
Afinal, além de saber para quem vender é fundamental tentar vender em momentos oportunos.
E para isso você deve alinhar com marketing e vendas a jornada de compra de seus empreendimentos e o que oferecer de conteúdo para cada etapa.
Antes de continuarmos, vamos aproveitar para relembrar as etapas do funil de vendas:
Tendo em mente que os visitantes do seu site ou blog estão em diferentes momentos do funil de vendas é necessário que você ofereça conteúdos adequados a cada um.
E não apenas por meio de artigos, mas toda a comunicação feita com seus potenciais clientes deve considerar a etapa deles no funil, inclusive via e-mail marketing.
Imagine que uma pessoa está no topo do funil e sua dor é sair do aluguel.
Nessa etapa inicial o maior interesse dela é saber quais as razões do problema, sendo necessário apresentar as desvantagens de pagar aluguel.
Para tanto, os artigos, e-mails e materiais educativos como e-books, cartilhas e infográficos devem ser voltados para convencer o leitor de que o aluguel é definitivamente um problema.
Já na etapa de meio a estratégia deve ser voltada para a solução do problema, apresentando alternativas para sair do aluguel e como executá-las.
Tenha em mente que a estratégia de conteúdo para imobiliárias está preparando o lead para que ele fique cada mais pronto para fechar negócio com a equipe comercial.
Por fim, o fundo do funil apresenta sua empresa e como ela vai solucionar o problema do lead.
Como vimos, uma boa estratégia de conteúdo para imobiliárias precisa ser alinhada entre os setores de marketing e vendas.
Afinal, são os dois setores envolvidos na geração de leads e conversão em vendas.
A persona, a jornada de compras e o funil de vendas precisam ser considerados na hora montar e executar uma estratégia de conteúdos.
Isso porque é com base nesses importantes dados que você saberá quem, como e quando atingir.
Assim, vai produzir e oferecer conteúdo de forma mais assertiva e ainda evitar abordagens comerciais em momentos inoportunos.
Viu como unir marketing e vendas é mais fundamental para garantir a lucratividade da sua empresa?
Então, não perca mais tempo e coloque essas dicas em prática!
Tenha acesso a conteúdos qualificados diretamente em seu e-mail para criar as melhores estratégias de marketing digital imobiliário para o sucesso dos seus negócios.