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Estratégia de conteúdo para imobiliárias: descubra como fazer a sua
🎧 Descubra como uma boa estratégia de conteúdo para imobiliárias pode gerar ainda mais vendas para sua empresa.

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O Marketing Imobiliário é um grande aliado de empresas do segmento que buscam aumentar a geração de leads e a carteira de clientes.

E dentre as muitas ações que podem ser realizadas para alcançar esses resultados está a estratégia de conteúdo para imobiliárias, o famoso Marketing de Conteúdo.

Cada vez mais utilizado por empresas do setor imobiliário, essa produção de conteúdo é capaz de atrair potenciais clientes por meio de informações relevantes e úteis disponibilizadas nos canais de comunicação online das marcas.

E como 91% das experiências de compra  estão começando na internet (Secovi-SP,2020), uma eficiente estratégia de conteúdo para imobiliárias pode fazer com que mais pessoas decidam comprar um empreendimento com sua empresa.

Mas para traçar a melhor estratégia de conteúdo é preciso alinhar entre marketing e vendas o que oferecer, como, onde e para quem.

Quer descobrir como fazer esse alinhamento estratégico que vai aumentar suas vendas?

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Por que alinhar sua estratégia de conteúdo imobiliário entre Marketing e Vendas?

Antes de te ensinar como traçar uma estratégia de conteúdo para imobiliárias é preciso te lembrar da importância dos setores de Marketing e Vendas para sua empresa.

Já falamos disso em outro conteúdo aqui do blog, no qual ensinamos como integrar esses setores estratégicos do seu negócio.

Mas é um assunto muito importante e é sempre bom entendermos que Marketing e Vendas não são rivais, são aliados.

Isso porque sem Marketing o comercial não tem leads para trabalhar, e sem a equipe de vendas os leads não se tornam clientes.

Ou seja, essas são duas áreas vitais para que sua empresa tenha lucratividade.

Assim, tudo que envolve a geração de leads e aumento da carteira de clientes deve ser alinhado em conjunto com as equipes de Marketing e Vendas, combinado?

Essa união ou alinhamento é conhecido no mercado como Vendarketing (junção dos termos Vendas e Marketing) ou ainda Smarketing ( junção dos termos em inglês Sales e Marketing).

Como alinhar sua estratégia de conteúdo entre Marketing e Vendas?

Agora que já retomamos a importância da sincronia entre Marketing e Vendas, também vale reforçar que há diversos pontos da estratégia de conteúdo que precisam ser definidos entre essas áreas para garantir o sucesso esperado.

E dentre diversos pontos vamos falar abaixo sobre os dois mais importantes, aqueles que vão definir se sua estratégia de conteúdo para imobiliárias vai funcionar ou não. 

Definir a persona de acordo com Marketing e Vendas

Definir uma persona é o ponto inicial para qualquer estratégia de marketing digital, principalmente o imobiliário. 

Afinal, a Persona é um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal, aquele que sua empresa deseja atingir.

Diferente do público-alvo, que envolve características mais gerais e amplas, a persona te dá uma noção concreta e específica de quem você está tentando atingir com suas ações de marketing.

Dessa maneira você pode utilizar a linguagem, os canais e as pautas adequadas para sua audiência. E assim melhorar a qualidade de leads gerados, facilitando a abordagem do seu time de vendas.

E considerando uma estratégia de conteúdo para imobiliárias, a persona te permite saber quais assuntos fazem parte do universo do seu cliente ideal, assim você não vai cometer erros na produção e distribuição de textos, posts e materiais informativos.

Além disso, sua empresa será capaz de manter o nível e a coerência na comunicação desde a prospecção do lead até a conversão em cliente.

Isso é fundamental para a imagem da sua empresa, principalmente levando em conta o perfil do comprador de imóveis atual, que busca relacionamento e confiança no trato com imobiliárias e incorporadoras.

Outro ponto importante do alinhamento entre marketing e vendas em relação à persona é 

considerar as dores ou problemas que seu cliente ideal tem e as soluções que seus empreendimentos podem oferecer.

Depois dessa avaliação sua empresa saberá quais temas tratar para fazer com que o potencial cliente avance na jornada de compra.

Considerar o funil de vendas  com Marketing e Vendas

Uma vez que seu time de marketing e vendas definiu a persona que será atingida pela estratégia de conteúdos, é preciso considerar outro ponto muito importante: o funil de vendas.

Afinal, além de saber para quem vender é fundamental tentar vender em momentos oportunos.

E para isso você deve alinhar com marketing e vendas  a jornada de compra de seus empreendimentos e o que oferecer de conteúdo para cada etapa.

Etapas do Funil de Vendas

Antes de continuarmos, vamos aproveitar para relembrar as etapas do funil de vendas: 

  • Topo do funil: momento em que a pessoa descobre ter um problema, como: Preciso sair do aluguel.
  • Meio do funil: neste ponto ela começa a buscar dicas que vão ajudá-la a resolver o problema, no caso, sair do aluguel.
  • Fundo do funil: somente aqui ela descobre quem tem a solução que finalmente resolve problema descoberto no topo, ou seja, sua empresa que vende empreendimentos.

Tendo em mente que os visitantes do seu site ou blog estão em diferentes momentos do funil de vendas é necessário que você ofereça conteúdos adequados a cada um.

E não apenas por meio de artigos, mas toda a comunicação feita com seus potenciais clientes deve considerar a etapa deles no funil, inclusive via e-mail marketing.

Imagine que uma pessoa está no topo do funil e sua dor é sair do aluguel. 

Nessa etapa inicial o maior interesse dela é saber quais as razões do problema, sendo necessário apresentar as desvantagens de pagar aluguel.

Para tanto, os artigos, e-mails e materiais educativos como e-books, cartilhas e infográficos devem ser voltados para convencer o leitor de que o aluguel é definitivamente um problema.

Já na etapa de meio a estratégia deve ser voltada para a solução do problema, apresentando alternativas para sair do aluguel e como executá-las.

Tenha em mente que a estratégia de conteúdo para imobiliárias está preparando o lead para que ele fique cada mais pronto para fechar negócio com a equipe comercial.

Por fim, o fundo do funil apresenta sua empresa e como ela vai solucionar o problema do lead. 

Deixe sua estratégia de conteúdo alinhada entre Marketing e Vendas!

Como vimos, uma boa estratégia de conteúdo para imobiliárias precisa ser alinhada entre os setores de marketing e vendas.

Afinal, são os dois setores envolvidos na geração de leads e conversão em vendas. 

A persona, a jornada de compras e o funil de vendas precisam ser considerados na hora montar e executar uma estratégia de conteúdos.

Isso porque é com base nesses importantes dados que você saberá quem, como e quando atingir.

Assim, vai produzir e oferecer conteúdo de forma mais assertiva e ainda evitar abordagens comerciais em momentos inoportunos.

Viu como unir marketing e vendas é mais fundamental para garantir a lucratividade da sua empresa? 

Então, não perca mais tempo e coloque essas dicas em prática!

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