MG Blog

Como criar um conteúdo qualificado para um fluxo de nutrição
🎧 No Inbound Marketing, tudo é questão de colocar as técnicas em prática para que clientes sejam atraídos e para que possam ser conduzidos para a próxima etapa. Isso só é possível com a criação de conteúdos qualificados.

Gostaria de escutar esse áudio de qualquer lugar e momento? Basta clicar no ícone ao lado e preencher o formulário!

saiba como fazer um fluxo de nutrição eficiente

Entre as formas de manter a relação com os seus leads é criando um fluxo de nutrição eficiente. Isso é possível quando você envia e-mails com determinada sequência, fazendo com que o relacionamento ganhe força por meio de ações construtivas, preparando a pessoa para a decisão de compra.

Um fluxo de nutrição é usado, em sua maioria, para que os leads sejam conduzidos em todas as etapas do funil de vendas. Diferente do e-mail marketing, ele emprega campanhas específicas que o público já possui interesse.

Por isso, agora você irá entender mais sobre como criar um conteúdo qualificado para um fluxo de nutrição eficiente e saberá como isso é fundamental para o sucesso dos seus negócios.

Neste artigo você vai poder ler sobre:

Mas, afinal: o que é fluxo de nutrição?

Fluxo de nutrição é a estratégia utilizada para criar um relacionamento duradouro com os seus leads para que, quando chegar o momento da decisão de compra, ele saiba exatamente quais são as melhores opções de produtos e serviços e quais se encaixam melhor às suas necessidades.

Essa estratégia serve para educar os potenciais clientes sobre o segmento em que a sua empresa atua para que ele tenha a certeza de que o seu negócio é confiável, possui autoridade e é referência no assunto.

Esse processo é possível somente quando você aprofunda os conhecimentos existentes de acordo com o público que consome o seu conteúdo. Sendo assim, é essencial que você defina as personas. 

Fluxo de nutrição eficiente: veja quais são os principais passos

Um fluxo de nutrição é uma estratégia fundamental para que você tenha bons retornos e se torne referência em seu segmento. Por isso, separamos alguns passos que você deve seguir para alcançar os seus objetivos:

Tenha uma frequência definida

Quando a relação com um lead é estabelecida, automaticamente você cria um vínculo que fica mais forte quando a descoberta do real problema se aproxima para que a solução possa ser dada. 

Essa conclusão não pode ser alcançada se não há uma comunicação eficiente e consistente com a pessoa. 

Uma das grandes dificuldades enfrentadas é o conhecimento do princípio da mensuração. Assim, você deve estabelecer uma frequência para que haja um equilíbrio.

O melhor a se fazer é, desde o início do fluxo de nutrição, você faça testes de envio de e-mail buscando saber qual é o melhor momento para enviar determinado conteúdo. 

Conhecer a rotina do seu lead também é de grande ajuda, já que com isso, há mais atenção, como por exemplo, nos horários que ele costuma visitar a caixa de entrada.

Faça a identificação da persona

Entre as coisas que mais auxiliam no momento de criar um fluxo de nutrição é entender a melhor linguagem e a maneira correta de abordagem para a transmissão da mensagem. Por isso, a persona existe.

Ela desempenha um papel fundamental no momento de definir esses parâmetros, facilitando a forma de distribuir o material.

Com a escolha da persona, é possível se ter uma ideia muito ampla quando o assunto é o “consumidor ideal”. Isso porque, com essa definição, estabelecer um tipo de comunicação que se adeque a sua rotina e esteja no seu comportamento habitual se torna mais simples. 

Produza conteúdos qualificados

O esforço para manter um fluxo de nutrição para um potencial cliente é muito importante, porém ele não irá surtir bons resultados se os conteúdos disponibilizados não forem qualificados, esteticamente, com uma boa diagramação e revisado, evitando que possíveis erros passem despercebidos.

É muito importante lembrar que, no Inbound Marketing, é necessário encantar o cliente por meio da atração e por isso, ter profissionais capacitados para produzir bons conteúdos é essencial para garantir os melhores resultados.

Um calendário editorial é fundamental

Assim como manter a frequência com seu lead é essencial para manter uma boa relação com ele, é necessário ter um calendário editorial para que essa frequência seja realizada de maneira correta. 

Isso quer dizer, manter uma forma de trabalho mais organizada e delimitar uma periodicidade de publicações. 

Quando você mantém uma organização e constância, você evita a possibilidade de que um dos e-mails vá para a caixa de spam. Porém, é muito importante lembrar que não existe uma fórmula exata para o fluxo de nutrição.

A melhor maneira é conduzir o lead de acordo com os objetivos de engajamento que o seu negócio possui. 

É essencial pensar no momento em que você dará início ao seu fluxo e também quando é a melhor hora para que isso aconteça. Na automação de marketing, fica mais fácil coletar informações.

Qual é o seu objetivo?

Você sabia que, em cada etapa do funil de vendas, é necessário conduzir o seu lead para um convite para determinada ação?

Essa estratégia é conhecida como CTA – Call To Action e tem como principal objetivo fazer com que as pessoas realizem determinadas ações. Essa estratégia é essencial dentro do Marketing Digital. 

Por isso, é necessário que você saiba, ao certo, qual é o seu objetivo, e como ele poderá ser alcançado através das técnicas utilizadas dentro do fluxo de nutrição, quando realizado de forma eficiente. 

Faça a análise e a otimização

Ter o máximo de cuidado é essencial em todas as etapas do fluxo de nutrição. É primordial que você analise cada resultado e se questione quando dúvidas surgirem em alguma situação. 

Analisar é um excelente modo de manter sempre em busca a otimização de processos. 

As métricas são precisas e auxiliam em todos os momentos, como:

  • No desempenho de cada e-mail;
  • Na taxa de cliques que eles geram;
  • Na interação das pessoas com aquele material.

Tudo o que você viu ao decorrer do artigo são formas qualificadas de utilizar métodos e observar quais os pontos que precisam ser melhorados. 

Agora que você já sabe como funciona um fluxo de nutrição eficiente, chegou o momento de colocar a mão na massa e alavancar o seu negócio. 

X