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Blog Imobiliário: Como criar o seu para se destacar da concorrência

Um Blog Imobiliário é um excelente canal para promover sua marca e atrair clientes. Utilizar um espaço como esse  para promover conteúdos relevantes vai fazer diferença em vendas para o seu negócio.

Diversos segmentos utilizam blogs para publicar conteúdos educativos e informativos para o público. Essa estratégia de Marketing é excelente para atrair e qualificar potenciais clientes, os famosos leads.

E no mercado imobiliário ter um blog pode ser ainda mais eficiente. 

Afinal, ele pode estreitar seus laços com novos clientes e ainda mostrar que sua empresa é referência no segmento.

Que tal descobrir como criar um blog imobiliário e impulsionar os resultados de suas vendas? Confira.

Vantagens de ter um Blog Imobiliário

Blog Imobiliário

O blog é uma estratégia pouco explorada no mercado imobiliário, mas quando usada corretamente pode trazer excelentes resultados.

E os benefícios desse canal de comunicação com o público incluem:

1- Ser facilmente encontrado

Publicar conteúdos de qualidade em um blog imobiliário é a maneira mais rápida e eficaz de conseguir posicionamento orgânico nos mecanismos de busca, como o Google.

Isso porque ao produzir artigos que sejam do interesse do seu público os buscadores vão entender que seu blog é relevante, dando destaque a ele nas pesquisas.

Dessa forma, além economizar com anúncios, você também terá mais possibilidades de ser encontrado pelos usuários de acordo com a variedade de assuntos tratados no blog.

Por exemplo, se você publica textos com dicas sobre bairros para morar e como comprar um imóvel, tem a possibilidade de atrair para seu blog imobiliário aqueles que buscam por esses temas.

2- Ser autoridade no segmento

Quanto mais seu blog aparecer nos resultados das pesquisas e ajudar de fato os leitores a tirarem as dúvidas, maior será sua credibilidade.

Assim, quanto mais presença e qualidade seu blog imobiliário tiver na internet, mais autoridade ele terá no assunto.

E sabemos que confiança é essencial na relação com o público que vai adquirir imóveis.

Por isso, o blog é um excelente meio de mostrar para os usuários que você sabe o que está fazendo!

3- Vencer a concorrência

Como vimos, muitas empresas ainda não entenderam que um blog Imobiliário é fundamental para atrair novos clientes.

Então, que tal aproveitar para sair na frente da concorrência nesse quesito?

Tenha em mente que sua empresa precisa se destacar nesse mercado tão difícil, e nada melhor do que marcar presença na internet.

E não apenas isso, o blog pode ser o grande diferencial da sua empresa na hora de conquistar a confiança do cliente e fechar a venda.

4- Relacionamento com seu público

Diferente do site que é um ambiente mais institucional e até mesmo comercial da sua empresa, o blog oferece uma informalidade agradável ao público.

Pois, os usuários enxergam o ambiente como um hall de informações, no qual ele não se sente pressionado a fechar uma venda.

Pelo contrário, o blog imobiliário é o espaço de conhecer, entender e tirar as dúvidas, preparando o potencial cliente para a compra.

E quanto mais opções de canais para relacionamento você oferecer ao público, maiores as chances de gerar vendas. Afinal, você estará acessível, o que faz toda a diferença na experiência de compra do cliente.

5 – Aumentar as vendas

O blog imobiliário não deve ser usado só para oferecer informações e mais nada. 

Para usufruir de fato o que essa estratégia tem a oferecer é preciso fazer com que os conteúdos ali publicados gerem vendas.

Dessa forma é fundamental entender o ciclo de compra imobiliário e produzir conteúdos que qualifiquem o potencial cliente a avançar nessa jornada.

Uma excelente forma para potencializar esse ciclo de venda é investir em Inbound Marketing no seu blog.

Como Criar seu Blog Imobiliário

Ter um blog imobiliário é um investimento de baixo custo e cheio de vantagens.

Além disso, criar o  seu blog e dar o start nessa estratégia de marketing de conteúdo é muito simples. 

Para tanto, você precisa:

  1. Definir o objetivo: Isso significa que é necessário escolher qual ou quais os propósitos o blog tem. Ele pode ser voltado para gerar vendas; gerar leads conseguindo os contatos de potenciais clientes; educar o mercado tirando  dúvidas e divulgando informações; gerar reconhecimento e autoridade para sua marca.
  2. Definir o público-alvo: Após escolher o que deseja alcançar é preciso definir quem você quer atingir. Por isso, levante um perfil detalhado do seu público-alvo, incluindo idade, tipo de conteúdo que consome, etc.
  3. Criar um calendário editorial:Agora que já tem dados suficientes para sustentar a estratégia é hora de pensar em quais conteúdos atingir o público e o seu objetivo. Planeje os artigos, temas, e palavras-chave que serão usadas para movimentar o blog e atrair os usuários.
  4. Caprichar nos conteúdos: Essa é uma das partes mais importantes de seu blog imobiliário, por isso, dedique muito atenção à ela. Escrever os conteúdos, sejam eles artigos ou materiais como infográficos e-books , exige auxílio de profissionais da comunicação.Para tanto, você pode recorrer a redatores, jornalistas, publicitários ou profissionais do marketing para produzirem para seu blog.
  5. Divulgação de posts: Não adianta apenas postar os conteúdos e esperar que o público venha. Antes dos acessos serem altos e orgânicos você precisará fazer um trabalho de divulgação, principalmente em redes sociais como facebook, instagram, linkedin, whatsapp e até por e-mail marketing. Após publicar os artigos no blog divulgue o link dele com chamadas atraentes para despertar o interesse em ler.
  6. Analise as métricas: Avaliar o desempenho do blog imobiliário é fundamental para saber se está no caminho certo e o que precisa ser melhorado. Para isso, avalie o número de visitas, quais têm sido os temas mais buscados, quanto tempo os usuários permanecem no texto. Todos esses dados vão te ajudar a definir o que é melhor oferecer para seu público, incluindo o tamanho dos artigos e o conteúdo deles.

Boas práticas para Blog Imobiliário

Agora que você já sabe quais passos precisa seguir para ter um blog que faça sucesso no mercado imobiliário, chegou a hora de conhecer as práticas que vão impulsionar seus resultados.

Cuide da parte técnica

Para colocar seu blog no ar e garantir que ele atenda aos requisitos dos buscadores, você precisa: escolher um domínio, uma plataforma e um tema para seu blog.

O domínio é o nome do site, a plataforma é o lugar virtual no qual você vai gerenciar seu blog, e o tema é a aparência que seu blog terá na internet.

No mercado há diversas opções para compra de domínio e plataformas para blog. Pesquise bastante para encontrar a que melhor atende suas necessidades.

Caso sua empresa já tenha um site, a criação de um blog vinculado a ele pode ser mais fácil ainda. Isso porque sua empresa já tem um domínio, e precisará apenas viabilizar a plataforma para criação do blog.

Outro ponto fundamental para se atentar com seu blog imobiliário é utilizar as técnicas de SEO. Pois, sem utilizá-las dificilmente sua página conseguirá posicionamento nos buscadores como o Google.

Além disso, as técnicas de SEO visam melhorar o desempenho do blog e a experiência do usuário nele.

Monitore a concorrência

Esteja sempre atento ao que sua concorrência direta e indireta posta e como anda o posicionamento deles nos buscadores.

Esse monitoramento permite saber o que você precisa fazer para superá-los, o que eles estão fazendo e tem dado resultado, bem como o que precisa ser evitado.

Fique atento!

Não Copie e Cole 

Essa dica deve ficar fixada em sua mente: não dê Ctrl + C  Ctrl+ V.

Ou seja, não copie conteúdos já publicados. Isso porque além de ser plágio, passível de punições legais, seu blog também pode ser penalizado pelo Google.

Então, só publique conteúdos 100% originais!

Você pode se inspirar nos artigos dos concorrentes e até mesmo ver o que eles têm feito, mas nada de copiar.

Afinal, o público quer conteúdos que de fato respondam o que ele busca e que sejam feitos especialmente pensando nele.

Vamos colocar o blog no ar?

Viu só como um blog imobiliário pode ser o grande diferencial da sua empresa?

Se você ainda não tem um é melhor aproveitar para criá-lo. Mas se já tem um blog que tal colocar as dicas deste conteúdo em prática?

Mas não se esqueça de planejar o objetivo, definir o público e produzir conteúdos totalmente originais.