MG Blog

A publicidade e propaganda nas redes sociais nada mais são do que uma estratégia utilizada pelas principais mídias como uma ferramenta capaz de promover uma marca por meio da promoção de produtos ou serviços. 

Atualmente, o número de pessoas que possui pelo menos uma rede social é grande. Algumas, utilizam para se relacionar, já outras, contam com as redes sociais buscando produtos ou serviços que as interessam.

De acordo com um estudo realizado pela agência We Are Social, mais de 130 milhões de brasileiros utilizam as mídias sociais e, em média, passam três horas a cada dia inseridos na internet.

Por conta dessa tendência do comportamento populacional, estar dentro das mídias sociais é essencial para as organizações levando em consideração de que é ali que se encontram as grande oportunidades de se relacionar com os seus consumidores, divulgando os seus produtos e, claro, realizando vendas. 

Com este cenário, caso o objetivo seja obter bons resultados, investir em publicidade e propaganda nas redes é uma ótima opção, porém deve ser feito de maneira correta.

Pensando assim, é importante lembrar que publicidade e propaganda não são a mesma coisa. Mesmo que haja semelhanças entre ambas, existem significativas diferenças ao que se refere a essas ferramentas de promoção. Por isso, neste artigo você irá compreender do que se trata cada uma delas e aprender como utilizá-las de maneira adequada.

Aqui você irá encontrar também:

Publicidade e Propaganda: entenda suas diferenças

Publicidade e propagandas nas redes sociais

Publicidade e propaganda são similares e vivem constantemente sendo associadas, porém elas possuem finalidades diferentes. Entenda:

Iniciamos pela publicidade. Ela atua exclusivamente com o comercial, ou seja. com o anúncio de produtos além de serviços que objetiva atrair clientes e usuários. Ela ainda utiliza conteúdos como textos e imagens além de outras técnicas multimídia para que o público seja persuadido fazendo com que haja o deseja pelos produtos e serviços que estão sendo divulgados.

Esses anúncios podem ser realizados em diversas plataformas e não somente às online, ou seja, a publicidade também se insere em anúncios de TV, rádio, jornais e revistas. Além disso, existem aquelas externas, que podem ser vistas em outdoors, transportes públicos e outros.

Já a propaganda, ao contrário do que muitos pensam, se dá por meio da adesão de uma atitude e até mesmo ideologia. Ela conta com ações persuasivas que tem como principal objetivo atrair seguidores. Além disso, sua semelhança com a publicidade é exatamente a propaganda, já que utiliza os mesmos formatos da multimídia para transmitir a mensagem que deseja.

Porém, devemos lembrar ainda que o maior diferencial está na propaganda não querer incentivar a venda de um serviço ou produto, mas sim influenciar atitudes além de pensamentos que se relacionam com pessoas e até mesmo com determinados assuntos.

Como funciona a publicidade nas redes sociais

Há quem diga que fazer publicidade nas redes sociais é uma tarefa fácil, porém não é bem assim que as coisas funcionam. Isso ocorre, pois muitas vezes ela é vista com maus olhos, já que pode fazer com que queiramos comprar algo que não estamos precisando naquele momento.

Além disso, não podemos deixar de citar o comportamento do consumidor dentro das redes sociais, afinal é comum que eles rejeitem os anúncios ou qualquer tipo de ação publicitária que possam incomodá-lo. Pensando nisso, é necessário que haja criatividade e um planejamento estratégico no momento de divulgar a sua empresa.

Antes de mais nada, é necessário definir quais são as melhores redes sociais para que os seus produtos ou serviços sejam anunciados. Além disso, é preciso avaliar também qual é o tipo de publicidade e qual o público mais receptivo para cada uma delas, isso inclui a definição do tipo de conteúdo, que pode ser: vídeos, imagens, links para compra direta ou outros.

Além das conhecidas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter, outras devem também entrar em sua lista de opções para que a sua empresa seja divulgada de maneira qualificada. 

Cada mídia conta com diretrizes que se relacionam com a publicidades, indo desde o modelo de compra, além dos custos ao que se refere ao investimento e gerenciamento de cada campanha. Pensando assim, no momento de escolher a rede para divulgação do seu produto ou serviço, pense naquela que melhor se adequa aos objetivos que você deseja atingir.

Uma outra dica muito importante é realizar a projeção do investimento de mídia e uma estimativa ao que se refere ao retorno, assim você saberá se a escolha que está fazendo é ou não a correta.

Como fazer publicidade e propaganda nas redes sociais?

Como aplicar publicidade e propaganda nas redes sociais

Para realizar uma publicidade e propaganda nas redes sociais é preciso ter precisão no momento de definir quais são os objetivos da sua campanha e é isso que determina se você terá ou não sucesso em sua estratégia. 

Por isso, o primeiro passo é obter bons resultados, indicando quais são as maiores necessidades da sua marca no instante em que estará realizando essas estratégias. Acompanhe os principais pontos para que isso seja obtido com qualidade:

Conscientização

Antes de mais nada, é necessário ter em mente que a principal ideia é conscientizar o público sobre a existência do seu produto ou serviço além de apresentar a sua marca. Isso é comum para aqueles que estão iniciando um negócio ou para aqueles que precisam aumentar o seu alcance por meio da comunicação.

Consideração

Mesmo que uma marca seja relativamente conhecida, ela pode não apresentar bons resultados quando o assunto é o engajamento. Por isso, se isso acontecer é necessário trabalhar na consideração vinda do público e assim traçar as melhores estratégias para resolver tal situação.

Conversão

Se você deseja melhorar a resposta que o público te dá referente às suas CTAs (call to actions) o principal foco são as conversões, por isso é importante lembrar que elas não envolvem somente as vendas. Os downloads, cadastros, além dos compartilhamentos dependem do que você espera obter com aquela campanha. Isso também inclui a definição sobre a conversão.

Um dos erros cometidos com grande frequência dentro das estratégias do marketing digital e que também ocorre quando o assunto é o planejamento da publicidade nas redes sociais é a armadilha de que tudo é possível, principalmente, atingir diversos objetivos de uma só vez e isso não é possível.

É muito importante lembrar que, quanto mais segmentada for a campanha, melhor serão os resultados, por isso, defina um público prioritário, ou seja, aquele que tem o maior potencial e tenha bem claro aquilo que você espera da resposta.

Quando isso é feito, os resultados são muito melhores ao que se diz respeito a performance. Além disso, fica mais fácil realizar a mensuração.

Dicas para campanhas de sucesso nas redes sociais

Para traçar a melhor estratégia de divulgação online para o seu negócio é essencial que as campanhas sejam bem planejadas e utilize aquilo que está em alta nas redes sociais, mas claro, precisa ser algo que faça sentido para o seu nicho de mercado, pois isso pode ser a forma mais eficiente de engajar o seu público.

Uma outra dica para conquistar o consumidor é se posicionando de forma clara por meio das suas campanhas publicitárias. Porém, é importante defender somente aquilo que realmente está de acordo com os valores da sua marca, afinal ninguém gosta de empresas que usam as causas sérias somente para se autopromover.

Outro ponto de suma importância é criar hashtags e quadros especiais nas redes sociais do seu negócio. 

Para que isso seja realizado com qualidade é muito importante contar com quem entende do assunto. Por isso, procure por agências que realize um trabalho de publicidade e propaganda nas redes sociais da sua empresa e obtenha os melhores resultados.