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O Marketing Digital é uma ferramenta que está disponível para empresas e produtores, mas que pode ser definido de maneira ampla, englobando uma série de ações de comunicação que possuem a mesma finalidade: ajudar empresários a divulgar sua marca e comercializar os seus produtos com a otimização de processos.

Você deve estar se perguntando como o marketing digital pode contribuir com a otimização de processos em suas vendas e no seu negócio. Tal pergunta possui uma resposta um tanto quanto abrangente, entretanto de maneira simples, podemos dizer que o marketing digital se direciona exatamente para esse objetivo.

É preciso lembrar que para compreender como as vendas são realizadas, é preciso entender como funciona o processo que compõe o marketing digital, sendo ela, composta por diversas ações e ferramentas na Internet que tem como objetivo principal a promoção de marcas, assim como instituições e empresas.

Neste artigo você irá entender quais são essas ações assim como ferramentas e como aplicar a otimização de processos para ter sucesso em suas vendas.

Você irá acompanhar ainda:

As formas mais conhecidas do marketing digital e otimização de processos

Algumas ações já consideradas importantes, possuem um acervo mais, ou seja, são melhores explicadas e contam com um embasamento teórico melhor. Tais ações, de modo geral, são utilizadas por profissionais da área e são utilizadas com o objetivo de apresentar resultados qualificados.

Acompanhe as ações mais utilizadas no marketing digital:

SEO

Abreviatura para Search Engine Optimization que significa Otimização de ferramentas de busca, a técnica tem como objetivo fazer com que a página de uma empresa esteja entre os primeiros resultados do Google.

Por exemplo, quando alguém está buscando por um produto ou serviço como “itens decorativos” no Google, o site ou empresa que atua com o produto deve estar entre os primeiros resultados, assim é mais provável que o site seja acessado por quem está procurando pela palavra-chave.

E-mail Marketing

E-mail marketing se trata da aproximação direta entre a empresa e o consumidor. Assim, de forma direta do SEO é a organização que toma a iniciativa enviando e-mails para uma lista de consumidores que mostraram interesse no produto. Ele é utilizado em sua maioria, por empresas que já implementaram um processo de fidelização com seus clientes.

Para que funcione de maneira qualificada precisa ser algo que atinja perfeitamente o público alvo, ou seja, o e-mail só deve ser direcionado para quem realmente deseja ou se interessou em algum momento em obter o serviço ou produto do seu segmento.

Engajamento nas mídias sociais

Apesar de se assemelhar, o engajamento das mídias funciona de maneira diferente. O centro é a produção de um conteúdo qualificado que seja capaz de atrair os clientes para a página da empresa. Neste caso, se trata das redes sociais como:  Facebook, Instagram e Twitter.

Quando esse é o caso, algumas empresas tem um serviço que ocorre mais rapidamente quando comparado a outras, assim fica mais fácil de produzir um conteúdo atrativo com assuntos mais leves, por exemplo.

Remarketing

Remarketing se assemelha muito com a fidelização de clientes. Se trata da tentativa de conquistar aquele cliente que já obtiveram os seus produtos ou serviços. Em e-commerce, por exemplo, é comum que haja o cadastro ao adquirir o produto. Assim, é normal que o cliente permaneça recebendo e-mails e isso é uma espécie de remarketing. De maneira geral, funciona bem em alguns setores.

Mas, como fazer marketing digital?

É preciso lembrar que, realizar campanhas de marketing digital não é algo fácil. Para SEO, por exemplo, é necessário que haja todo conhecimento sobre a estrutura de um texto e um conteúdo que seja qualificado. Por isso, quando alguém está iniciando trabalho nesse segmento, dificilmente irá conseguir desenvolver uma campanha sozinho.

Realizar a contratação de uma empresa especializada em marketing digital, em um primeiro momento, pode parecer algo supérfluo, porém é algo que proporciona bons resultados. O investimento nesses processos, atualmente é necessário e está dentro do entendimento de como otimizar processos com o uso do marketing digital.

Evolução: entenda a transformação do digital e a otimização de processos

Houve uma grande transformação tecnológica e atualmente, boa parte dos processos são realizados digitalmente e isso, impactou diretamente na forma como as empresas se relacionam com seus clientes até fechar o negócio.

Atualmente, grande parte da jornada de compra é realizada pela internet e isso se transformou em uma questão inteligente e um fato para que haja a sobrevivência estratégica dentro de um processo de vendas para se adaptar a tudo aquilo que estamos vivenciando hoje.

O uso da tecnologia se tornou essencial para alcançar o desempenho e o crescimento dos negócios, seja qual for o seu segmento. Com ela, é possível que haja visualizações, assim como métricas para análises e também ações que são capazes de mostrar como os leads se comportam, tudo isso de forma analítica e aprofundada e não podemos negar que a otimização de processos está presente nessa categoria.

Com a tecnologia ainda, é possível ter acesso a diversas ferramentas , levando em consideração que com isso, a empresa pode proporcionar uma experiência pessoal e personalizada aos seus clientes.

Essa evolução fez com que o consumidor se tornasse mais inteligente e exigente. Ao buscar produtos e serviços, ele pesquisa preços, atributos do produto e até mesmo a reputação da empresa. Tais qualidades podem ser vistas por meio de conteúdos relevantes e claro, de um atendimento personalizado. Por isso, é fundamental que haja a integração do digital no processo de vendas.

Otimização de processos de vendas com o marketing digital?

Algumas ações são essenciais para otimização do processo de vendas utilizando o marketing digital. Mas, é preciso entender como cada um deles funciona para impulsionar suas vendas. Acompanhe!

Mapeamento do processo de vendas

Aqui, podemos destacar a jornada de compra. É fundamental que você conheça quais são as suas etapas para entender como os seus potenciais clientes irão passar por cada uma delas até efetuar definitivamente a compra. É preciso compreender os gatilhos, entendendo como um leva ao outro.

Após isso, é preciso realizar entrevistas com aqueles que atuam na área comercial, criando um fluxo de cada processo, definindo ações que precisam ser tomadas em cada uma das etapas. É muito importante que cada passo do processo seja documentado e bem definido. Tal estruturação é o passo inicial para impulsionar as vendas por meio da otimização de processos.

Defina maneiras de atrair mais leads com a otimização de processos

Dentro do marketing digital, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para atrair novos leads e qualificá-los para que se tornem seus clientes. Veja:

Inbound Marketing ou Marketing de Atração conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter leads com conteúdos relevantes. Se trata de uma prospecção passiva onde o lead vem até sua empresa ou produto pelos meios digitais e mecanismos de busca. O Inbound conta com três principais pilares:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento.

Para que haja a atração de visitante é preciso que haja a otimização do SEO do site e o marketing de conteúdo e isso pode ser realizado através de um blog corporativo. Já a conversão de visitantes e leads se faz com materiais ricos como: ebooks, ferramentas, kits e outros.

Para que haja um relacionamento com os leads fazendo com que se transformem em clientes, equipes que atuam com o marketing realizam campanhas de e-mail marketing e atuam com a automação do marketing.

Links patrocinados – se trata de anúncios que tem como função atrair cliques que levam o consumidor até determinado link. Essa modalidade está dentro da compra de mídia que é vista como ampla, já que possui diversas opções de plataformas onde você pode investir de acordo com as características do seu negócio e quais objetivos você deseja atingir.

Essa estratégia, de modo geral, é utilizada em sites de buscas como o Google por exemplo além, claro das mídias sociais como: Instagram, LinkedIn e Facebook.

O que fazer após capturar seus leads?

Após a realização de todo o processo, você precisa criar valor ao seu público. Isso é realizado por meio de atividades como a produção de conteúdos exclusivos e como já citado, a criação de materiais ricos e até mesmo benefícios especiais para clientes.

Com um bom programa de benefícios, é possível que haja a coleta de dados dos clientes, fazendo com que o relacionamento se torne mais próximo. Por isso, é essencial investir na criação de um processo de vendas adequado para ter uma diversidade de benefícios. Assim, haverá o impulsionamento de resultados e aumento na produtividade, consequentemente, melhorando as suas vendas com a otimização de processos.

Agora que você já sabe a importância da otimização dos processos por meio do marketing digital que tal buscar por um profissional capacitado no segmento para ter sucesso nos seus negócios?