MG Blog

O SEO, sigla para Search Engine Optimization e conhecido popularmente como otimização de sites tem como principal objetivo aumentar os acessos do seu site por meio de uma série de técnicas, assim como estratégias que permitem que um site tenha um melhor posicionamento nos resultados orgânicos nos mecanismos de busca.

São grandes as chances de você já ter ouvido falar sobre SEO e se chegou até aqui é porque está em busca de mais informações sobre essa estratégia que faz com que seu site cresça e esteja entre os primeiros nos buscadores como o Google e o Bing. 

Dentro do Marketing Digital é de extrema importância saber diversificar suas ações e seguir todo um planejamento, que por mais complexo que seja, deve ser realizado focando sempre no objetivo do negócio. Tratando-se de SEO, é uma estratégia muito recomendada para empresas.

Isso ocorre, principalmente quando o principal objetivo da estratégia é o aumento da visibilidade e claro, o reconhecimento da marca fazendo com que haja o aumento nas vendas e claro, um lucro maior para os negócios.  

No artigo de hoje você irá entender como o uso do SEO é capaz de gerar resultados favoráveis para sua empresa, alavancando os seus negócios.

Você irá entender ainda:


O que é SEO?

 

O que é SEO

O SEO ou otimização para motores de busca ou ainda otimização para buscadores e até mesmo otimização de sites. Os motores de busca são aqueles sites utilizados para pesquisa em páginas online como por exemplo o Google, o Bing e o Yahoo assim como tantos outros existentes. 

Sabemos que o Google é o maior buscador, englobando empresa, plataforma e extensões. Além disso, é o mais utilizado, por isso ele é tomado como referência, mas não quer dizer que seja o único. Para realizar o SEO, é necessário que a programação de um site, assim como suas páginas cumpram algumas técnicas para melhorar os resultados das suas páginas. 

A página de resultados significa a lista de respostas que o Google passa para o usuário quando é realizado a busca. De maneira técnica é conhecido como SERP (Search Engine Results Page). Assim como você já deve ter percebido, ao realizar uma pesquisa o Google aponta as páginas que corresponde aquilo que você procurou. No topo da SERP, a primeira coisa que aparece são os números de páginas com aquele determinado termo. 

O que são esses primeiros resultados?

Os primeiros resultados, em sua maioria são os links patrocinados ou um snippet, ou seja, a “posição zero” do Google. Logo em seguida, a SERP apontando os resultados orgânicos da busca. Já o final da primeira página indica uma sequência de números correspondentes as próximas páginas com mais resultados. 

Para que esses resultados sejam organizados, o Google utiliza o PageRank e esse é um dos mais temidos algoritmos da ferramenta já que ele mede a importância de uma página contabilizando a qualidade dos links e apontado para os sites. Assim, todas as páginas visíveis para os conteúdos relacionados ao termo da pesquisa são lidas pelo Google, medindo sua relevância. 

O SEO então tem como principal objetivo, posicionar melhor as páginas dentro do ranking realizado pelo Google e alguns elementos são avaliados nesse cálculo. Sendo eles:

SEO ON PAGE

Conhecidos como fatores internos, são controlados e editador por meio da programação e construção do site, como por exemplo a instalação correta das pastas, assim como dos códigos que facilitam a leitura dos robôs do Google. 

Um ponto muito importante dentro disso é o conteúdo que deve contar com palavras-chave relevantes, além de autoridade e expertise nos temas tratados. Quando há uma boa experiência na leitura, assim como informações originais, além de outros elementos fundamentais para um bom ranqueamento.

SEO OFF PAGE

Fatores externos ao site e que, em sua maioria, realiza o controle de links externos que apontam para as suas páginas, como link building e backlinks, sendo as referências e compartilhamentos sociais realizados por meio das mídias sociais, assim como a autoridade e o histórico do domínio além de outros pontos. 

Mas, e o Inbound Marketing?

Muitos se perguntam qual é a função do SEO no Inbound Marketing e isso é normal, pois quem não tem familiaridade com essas estratégias não sabe realmente como funciona dentro do marketing digital.

Resumidamente, o Inbound tem como objetivo a atração, assim como a otimização de sites, sendo isso essencial para o posicionamento da página das empresas para que sejam destacadas dentro das páginas de resultados. 

Ao realizar uma pesquisa, raramente vamos até a segunda página do Google, pois em sua maioria, as respostas nas quais buscamos, encontramos logo na primeira página. Sendo assim, as primeiras posições já sanam as nossas dúvidas ou necessidades. Por isso, caso o seu site não esteja aparecendo ali, ninguém está sendo atraído ao seu conteúdo.

É importante lembrar que o Inbound Marketing também conta com as estratégias de redes sociais, assim como e-mail, relacionamento e de anúncios. Porém, sem o SEO uma boa parte do planejamento não irá funcionar.

Por que o seu site precisa de SEO?

O poder do SEO nunca deve ser subestimado dentro da estratégia digital. Uma boa parte dos consumidores inicia sua jornada de compra no momento em que utiliza o mecanismo de pesquisa, sendo esta uma das melhores formas de alcançar aquele potencial cliente para sua marca.

É muito importante que, antes de mais nada, seja realizado um estudo de todo o conteúdo presente no seu site. Por isso, é fundamental identificar qual é sua posição atual dentro das páginas e listas de resultados dentro dos mecanismos de pesquisa. Quando isso é realizado, é possível desenvolver um plano sólido para que haja a otimização das páginas da sua empresa.

Sabemos que o SEO pode ficar um bom tempo bem complexo, porém não é necessário que você siga singularmente. Caso seja necessário a ajuda com seus esforços de otimização de mecanismos de busca você pode contar com profissionais e softwares qualificados para auxiliá-lo.

SEO: Como subir o seu posicionamento no Google

Como aparecer no google

Algumas técnicas presentes no SEO são necessárias e fundamentais para que você possa subir seu posicionamento no Google. Acompanhe algumas delas:

Pesquisa de otimização e palavra-chave

Para que você consiga estar bem posicionado no Google, é necessário que seja realizada uma pesquisa sobre relevância de palavras-chave.

Atuar com elas sabendo que determinada palavra-chave tem um número elevado de buscas é a forma mais indicada, levando em consideração que encontrar esses termos pode proporcionar o uso de ferramentas gratuitas que são disponibilizadas pelo próprio Google.

Alguns exemplos para que isso possa ser realizado são o Google Trends e o Google AdWords Planner. Ambos os sites irão de ajudar a encontrar as melhores palavras que se associam ao seu conteúdo o deixando muito mais completo.

É muito importante lembrar que não há como rankear no Google sem uma boa palavra-chave, levando em consideração que ela terá uma participação fundamental no texto, indo desde o título até todo o corpo do conteúdo.

Otimização do título

Agora que você já sabe a importância da palavra-chave, você deve saber que ela deve estar presente desde o título e precisa aparecer uma vez, sendo suficiente para um conteúdo qualificado. 

É importante que o seu título tenha entre 50 e 68 caracteres. O uso da tag title (título do conteúdo que aparece nas páginas de pesquisa dos buscadores) é fundamental para o posicionamento da sua página. Isso ocorre devido ao algoritmo do Google que tem como principal função mostrar ao usuário aquele resultado relevante em resposta a sua pesquisa.

Quando realizamos uma busca sem nenhum resultado relacionado à palavra-chave que estamos procurando, não há como rankear no Google e isso torna a experiência no site de busca negativa. 

Pensando nisso, devemos priorizar o título para que ele possa nos ajudar a encontrar o que procuramos rapidamente e de maneira eficaz. Lembre-se: o título deve refletir exatamente aquilo que o conteúdo do texto irá tratar.

Otimização da meta description

Você sabe o que é a meta description? Se trata de uma breve descrição do conteúdo que estará na página. Nela, é necessário que haja a palavra-chave em foco e precisa contar com cerca de 153 caracteres.

É importante lembrar que o que estiver escrito nela, não irá influenciar no posicionamento, por isso ela não é o fator de rankeamento no Google. Seu foco principal é a descrição do conteúdo da página de maneira precisa, servindo como isca para que os usuários sejam atraídos por meio da busca orgânica.

É preciso que ela seja atrativa para auxiliar nos bons resultados dentro das técnicas utilizadas no SEO.

O Link Building tem como principal função conseguir links para que sua página tenha mais relevância na Web e nos sites de busca. Por isso, existem duas maneiras para que isso seja realizado. Entenda:

Links Internos – eles são de extrema importância, pois direcionam para uma outra página dentro do mesmo domínio. Com elas, é possível melhorar a autoridade do seu site com o benefício de ser uma tática que você controla facilmente. Essa linkagem interna aumenta a relevância da sua página e mantém o internauta nela menos buscando outros sites.

É importante lembrar que o excesso de links podem ser prejudiciais, já que dificultam a leitura, por isso é essencial que eles sejam utilizados com moderação evitando qualquer tipo de problema ou efeito reverso para a sua página.

Links Externos – eles dependem da relevância presente no seu conteúdo, já que somente dessa maneira seu site irá ganhar links externos referenciados por outras marcas que podem fazer a linkagem para o seu conteúdo.

Para que isso seja possível é necessário que haja a troca de informação por quem se interessa pelo seu conteúdo, criando uma união de link building externos naquele famoso “uma mão lava a outra”.

Acessibilidade e Usabilidade

Quando um site possui boa acessibilidade assim como usabilidade, ele é encontrado com mais facilidade nas buscas, já que possui tudo o que os visitantes procuram, superando as suas expectativas por meio de um conteúdo relevante.

Por isso, é essencial que o desenvolvedor do site e o especialista em SEO atuem em conjunto. Isso é necessário, pois não adianta em nada o site ter um bom ranking do Google e ser bem posicionado nas buscas, mas o visitante não fique satisfeito com o conteúdo presente nas páginas. Assim como um site com um conteúdo relevante ranking também não é interessante.

Por isso, é necessário seguir corretamente todas as etapas de SEO citadas para que seus resultados sejam além do esperado e para que o seu site possa ser bem posicionado nos mecanismos de busca.

Quais as vantagens do SEO?

Além dos benefícios já citados, existem outras inúmeras vantagens em aplicar as técnicas de SEO. Com a otimização de páginas e sites é possível alcançar visitantes que sejam qualificados e isso não ocorrer da noite para o dia, obviamente.

Os resultados passam a aparecer de médio a longo prazo, levando em consideração a necessidade do tempo para planejar e testar as técnicas que melhor se enquadram dentro da sua estratégia.

Com o uso das estratégias de marketing digital, os benefícios do SEO aparecem. Entre eles é possível citar:

  • Tráfego orgânico, sem custos diretos;
  • Aumento no número de visitas ao site;
  • Destaque da marca perante sua concorrência nos resultados de busca;
  • Melhor taxa de conversão trazendo mais leads;
  • Aumento no índice de Qualidade das páginas (o que reduz custos com mídia paga).

Lembre-se: Existem diversos elementos que se diferenciam e são avaliados pelos buscadores, assim existem diferentes técnicas e correções que são necessárias em um domínio que sua leitura seja melhorada.

Como começo a fazer SEO?

Uma das maiores preocupações para quem deseja realizar o SEO para alavancar seus negócios estando no ranking de pesquisas dos buscadores é como começar a realizar as técnicas em questão.

Para que isso seja realizado com qualidade, é necessário entender todos os pontos, porém agora que você já sabe como o SEO é realizado, que tal contar com profissionais experientes para que tudo saia como planejado, proporcionando ótimos resultados para sua página?

Busque por profissionais competentes e aptos a realizar um SEO de qualidade. Faça isso agora mesmo!