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Marketing de conteúdo tem como principal objetivo criar, publicar e promover conteúdos personalizados para engajar clientes e potenciais clientes com conteúdos relevantes, capazes de atrair, gerando valores para as pessoas e criando uma percepção positiva da sua marca para que assim mais negócios possam ser gerados.

Sabemos que o Marketing Digital passou de simplesmente uma tendência de mercado e se tornou um investimento fundamental para a maioria das empresas e isso já está mais do que claro, não é mesmo?! 

Para aqueles que desejam permanecer relevante ao seu público principalmente se tratando dos dias atuais, precisa ter visibilidade na internet.

Pensando nisso, é importante lembrar que hoje em dia não é mais necessário estar online e sim se colocar nela para que seu público te dê atenção, fazendo com que o seu negócio seja destaque na concorrência.

É necessário que você adote melhores e mais modernas estratégias para adquirir clientes utilizando o Inbound Marketing. Entre elas, precisamos destacar o Marketing de Conteúdo, sendo recomendado pelos melhores especialistas do mundo.

Se você ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo ou não domina tal estratégia por completo, aqui você vai entender como funciona e saber tudo o que é necessário para se tornar um especialista na estratégia

Aqui você vai entender:

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo

O digital está em constante evolução e isso fez com que negócios online se expandisse com uma velocidade gigantesca.

Marketing de conteúdo é um bom exemplo disso, já que sua utilização está focada em produzir e distribuir conteúdo para determinados públicos no momento em que ele mais precisa e tudo isso on-line.

Se trata de um fundamental braço estratégico conhecido como inbound marketing ou marketing de atração. 

O principal objetivo é proporcionar valor para a persona e assim, o marketing de conteúdo atende à intenção da busca realizada pelo usuário, transformando o processo de compra em algo comum que ocorre naturalmente.

Marketing de conteúdo estuda de maneira profunda o que o p[ublico-alvo deseja ler. Além disso, entende seus desafios, assim como necessidades, preferências e claro, objetivos. 

Quando há o consumo da informação produzida pela marca, o consumidor é capaz de descobrir quais são os seus desejos e suas dores, antes desconhecidas. Isso faz com que uma confiança seja estabelecida.

A partir disso, ele de maneira natural irá se interessar pelos conteúdos que a empresa oferece tendo mais autoridade e referência nos assuntos que estiverem sendo abordados.

Assim, sempre que houver necessidade, irá voltar aos conteúdos para que haja ainda mais esclarecimentos e até mesmo para conferir novidades, por exemplo.

Quando o consumidor sente a necessidade de conta, ele sempre opta por aquilo que está “no radar”, preferivelmente uma marca de confiança. Por isso, tal estratégia se baseia em quatro fundamentais etapas, sendo elas:

  • Educar o público;
  • Ganhar autoridade no assunto;
  • Influenciar a decisão de compra;
  • E transformá-lo em um embaixador da marca (no pós-venda).

Por meio do marketing de conteúdo, é possível utilizar estratégias qualificadas, capazes de fazer com que os usuários avancem pelo funil de vendas sem ao menos se dar conta até que se tornam clientes de forma natural.

Isso, gera resultados positivos em larga escala, permitindo com que a organização atinja os objetivos de negócio. 

Metodologia Inbound

Sabia que o Inbound Marketing é a  principal estratégia do marketing digital atualmente? Pois é! Além disso, dentro dele está o nosso principal assunto, o Marketing de Conteúdo.

Agora você vai entender quais são os princípios do Inbound e como eles fazem diferença na estratégia de conteúdo.

Falando em vantagens e da importância do Marketing de Conteúdo, é essencial entender antes qual é a metodologia utilizada no Inbound. Vamos lá?!

O Inbound Marketing é toda estratégia de marketing que precisa captar o interesse do público de uma maneira não invasiva ou interruptiva.

Muito diferente daquelas propagandas agressivas, que jogam explicitamente anúncios no público quando ninguém está esperando, o objetivo neste caso é a atração do público da maneira mais sútil possível.

Com essa estratégia, você deixa que o público venha até a sua organização quando ele quiser e quando ele permitir que você passe a sua mensagem. Assim, o inbound marketing também é conhecido como marketing de atração.

Para que isso seja possível, o Inbound é baseado em quatro fundamentais pilares, sendo eles:

Atrair: com conteúdos relevantes, atraindo visitantes que se interessam no negócio;

Converter: transformando os visitantes em leads e os aproximando do seu negócio para que possam se tornar potenciais vendas;

Vender: se o seu lead está interessado no serviço ou produto que você oferece, chegou o momento de mostrar que você tem a melhor solução para fechar a venda;

Encantar: após a compra a relação entre você é o seu cliente não termina. Com o Inbound, o relacionamento é duradouro e você oferece todo o suporte necessário, além de encantar o público com materiais que são interessantes e atendimento de qualidade.

É importante lembrar que o Marketing de Conteúdo precisa seguir a metodologia Inbound.

Assim, você deve atrair o seu público para ganhar sua confiança e conquistar seguidores fiéis para a sua empresa.

O Marketing de Conteúdo oferece uma série de vantagens ao seu negócio. Quer saber quais são? Continue acompanhando nosso artigo!

Benefícios do marketing de conteúdo

Que o Marketing de Conteúdo é importante você já sabe, e para que você tenha ainda mais ideia disso, de acordo com os dados da edição de 2018 da Content Trends, maior pesquisa de Marketing de conteúdo do país, atualmente 73% das empresas brasileiras já atuam com essa metodologia em sua estratégia de aquisição de clientes. 

Além disso, 61,8% das que ainda não utilizam, já dizem querer adotar o Marketing de Conteúdo em breve.

De acordo com os números, a grande maioria das empresas brasileiras já entendem as vantagens trazidas pela metodologia. 

Você sabe por que as empresas estão apostando nisso?

A resposta é simples e tais razões são interessantes para o seu negócio. A metodologia gera valor para sua persona. O Marketing de Conteúdo garante:

Aumenta o tráfego do seu site

O seu site é a porta de entrada para novos clientes e o Google é o caminho até ele, já que de acordo com a Content Trends em 2018, 86,7% das pessoas usam o Google para informações.

Por isso, a produção de conteúdos relevantes é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google e assim, sempre será encontrado pelo público.

Gera brand awareness

Com um bom conteúdo produzido, as pessoas reconhecem a sua marca e faz com que elas conheçam os seus produtos e serviços. 

Pessoas que leem seu blog com frequência, irão preferir a sua marca quando tiverem a necessidade de comprar um produto ou serviço do seu segmento. Por isso, te conhecer é essencial.

Aumenta o engajamento com a marca

Com a produção de um conteúdo de qualidade, você aumenta as interações do público com a sua marca e isso, gera engajamento. 

Educa o mercado

É essencial que haja a produção de conteúdos capazes de responder todas as dúvidas dos clientes, ensinando tudo o que eles precisam para tomar uma decisão de compra por si mesmos. 

Quando o conteúdo é realmente qualificado, todas as objeções são quebradas, e isso aumenta a satisfação do cliente.

Gera vendas

Nem sempre o objetivo do Marketing de Conteúdo é gerar vendas. Por isso, o aumento do número de vendas, nesse caso, quer dizer o foco na produção de conteúdo para que os seus leads sejam guiados por todo o processo de compra para que eles estejam preparados para a tomada de decisão

O Marketing de Conteúdo ainda auxilia no treinamento da sua equipe de vendas para aumentar e melhorar a conversão dos leads, construindo autoridade no mercado e outros. 

Lembre-se: antes de colher as vantagens, é preciso que as suas estratégias estejam bem definidas.

Plano de estratégia de conteúdo

Quando um blog corporativo é colocado no ar é preciso ter uma certa frequência de posts. O Marketing de Conteúdo é um trabalho que deve ser realizado em três etapas fundamentais, sendo elas: planejamento, execução e mensuração.

Como planejar a estratégia de conteúdo?

É importante lembrar que o Marketing de Conteúdo não é apenas escrever. É preciso antes de mais nada, definir os objetivos, além das estratégias e claro, quais as métricas que devem ser avaliadas.

O planejamento se refere a tudo o que vem antes do início da criação do conteúdo como temas, linguagem, palavra-chave e outros.

Trata-se do momento em que é esclarecido quais são os resultados que você deseja obter com a realização da estratégia do Marketing de Conteúdo, assim como qual será o caminho que você irá traçar para obter o resultado e como o progresso será mensurado.

Na etapa de planejamento são definidos todos os passos da estratégia de Marketing de Conteúdo para a organização, tendo início com a persona.

Definição de objetivo e KPIs

Quando os objetivos estão claros, sua equipe é capaz de perceber quais são as métricas que devem ser acompanhadas e ações que precisam ser tomadas para gerar um resultado cada vez melhor.

O conceito de KPIs se trata das métricas de maior importância usadas para determinar se a estratégia irá realmente fazer sucesso.

Além disso, é importante entender algumas das características de um KPI qualificado:

  • Na hora da escolha das métricas que serão utilizadas como KPI é essencial que elas tenham impacto no alcance do objetivo, por isso, é essencial ser importante;
  • A simplicidade é fundamental para que a métrica possa ser compreendida e compartilhada de maneira clara;
  • A mensuração deve ser fácil para que seja colocada em contexto e associada a um objetivo;
  • É preciso que a ação seja levada de maneira positiva e esse é um ponto muito importante.

A definição dos KPIs é o próximo passo logo que as escolhas dos objetivos, pois eles estão diretamente relacionados.

Você sabe quais KPIs podem ser observados para o alcance do sucesso da sua marca?

Já ouviu falar em Brand Awareness? São as famosas curtidas no Facebook, seguidores no Twitter, as visualizações nos vídeos do YouTube e claro, o número de visitas no seu site.

Além disso, o engajamento com a marca também pode ser observado por meio do compartilhamento nas redes sociais, número de páginas que foram acessadas no site, a baixa taxa de rejeição e os comentários nas postagens.

Com a educação do mercado é possível observar a quantidade de páginas que foram visitadas no site, além dos subscribers na newsletter e assinantes do feed RSS.

Essas e outras são a confirmação de que os KPIs estão agindo como esperado, proporcionando o resultado desejado do início do planejamento.

Além dos KPIs, alguns outros pontos precisam ser pensados durante todo o processo de Marketing de conteúdo, sendo eles:

  • Definição de personas;
  • Funil de Vendas e Conteúdo (topo, meio e fundo de funil);
  • Conteúdo para o pós-venda;
  • Canais;
  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • Vídeos;
  • Materiais Ricos;
  • Email, entre outros.

Os pontos citados são definidos para que o processo seja realizado de maneira completa, indicando cada vez mais um resultado positivo. Mas afinal, como mensurá-los?

Execução e mensuração da estratégia

Após tudo estar devidamente planejado é preciso colocar em prática tudo aquilo que foi definido.

Para que isso seja possível é essencial que haja uma cronologia e principalmente uma periodicidade com vantagens para executar os conteúdos. 

Além disso, é fundamental estar atento para perceber se o que está sendo criado possui relação com o segmento da sua empresa e negócio em questão.

Entenda:

Quando uma execução é realizada de maneira qualificada, juntamente com o planejamento faz com que a terceira etapa seja um sucesso.

A mensuração é realizada após todo o trabalho ser realizado, isso devido a necessidade de saber o resultado, verificando se as estratégias utilizadas deram certo. 

Para que isso seja possível, diversas métricas podem ser seguidas por meio de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

É fundamental que somente as métricas relevantes sejam focadas.

Quando os resultados aparecem, você começa a ter as informações para melhorar ainda mais a sua estratégia. 

Sabemos que não é tarefa fácil, por isso é fundamental que haja um estudo profundo, além de inúmeros testes e muita dedicação para que então os resultados sejam cada vez mais positivos.

Agora que você já entendeu como funciona o marketing de conteúdo, é hora de colocar a mão na massa!