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Landing Page é uma página que conta com todos os elementos essenciais para a conversão do visitante em lead, oportunidade e até mesmo cliente. Elas também são conhecidas como páginas de conversão e são utilizadas com muita frequência em campanhas de Marketing Digital, já que normalmente contam com altas taxas de conversão.

Que o Marketing Digital chegou para revolucionar a forma de fazer negócio nós já sabemos. Mas, você sabia que algumas ações são capazes de converter simples visitas em seu site em clientes? Esse é o papel da Landing Page.

A principal estratégia do Inbound Marketing é conseguir atrair pessoas pelos canais digitais como sites e blogs, porém é necessário que sejam as pessoas corretas. Além disso, é preciso ser capaz de fazer com que eles tenham a certeza de que deseja consumir ainda mais o seu conteúdo, caminhando corretamente pelo funil até se tornar cliente.

Para que isso seja possível, é necessário converter essas pessoas e isso é muito eficiente por meio do uso de Landing Pages.

Agora, você irá aprender tudo o que precisa saber sobre as páginas que convertem e como elas impactam no funil proporcionando resultados qualificados.

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O que é Landing Page?

O que é Landing Page

Algumas pessoas conhecem a landing page como página de aterrissagem ou página de destino, mas o que podemos afirmar que ela conta dois dois significados. Primeiramente, pode se referir a qualquer tipo de página acessada para que você entre em um site. Tal definição pode ser encontrada até mesmo na versão em inglês do Google Analytics.

Entretanto, o segundo se refere a como a landing page é capaz de gerar conversões seja como cliente, lead ou oportunidade. Se trata da peça mais utilizada para trazer o formulário que o usuário acessa para um material rico por exemplo, podendo ser um ebook ou um infográfico.

Com esse formulário, o usuário preenche dados básicos, porém eles são suficientes para que ele se torne um lead, realizando o início de uma relação com a empresa. Dentro desses dados, ele disponibiliza informações como nome e endereço de e-mail.

Landing page geralmente conta com poucos elementos e em sua maioria, possui apenas um call to action ou CTA de destaque, sendo este a indicação da ação que você espera que o seu usuário faça.

Essa é a forma de evitar que o visitante que chegou não abandone a página antes da conversão acontecer. Compreendeu a importância da landing page? Agora, precisamos saber para que ela serve!

Para que serve a Landing Page?

Como você já sabe, uma landing page serve para que haja a realização de conversões e geração de leads. Com isso é possível que haja a obtenção de uma forma de contato, preferencialmente por meio do e-mail dos potenciais clientes para que a empresa consiga criar um relacionamento através do conteúdo disponibilizado, ofertando o produto ou o serviço para o usuário.

Assim, a landing page é vista como um passo crucial no processo de vendas de produtos e serviços, já que é por meio dela que a empresa provavelmente irá iniciar o seu relacionamento com os seus futuros clientes.

Por isso, é fundamental que a construção da página de conversão seja realizada com uma linguagem convidativa e atrativa visualmente para que a atenção do visitante seja totalmente voltada para a página.

É fundamental lembrar que, a confirmação da conversão, assim como da atração de um potencial cliente para o contato da sua empresa só é possível se a estratégia utilizada for realmente qualificada. 

É importante lembrar que landing page não é o mesmo que homepage. Você sabe a diferença entre elas? Vou te explicar:

Landing Page X Homepage

Homepage é a capa de um site que tem como objetivo apontar caminhos, porém não se trata da solução que os usuários buscam para atender às suas necessidades. 

De modo geral, é por meio delas que você consegue obter links para informação de contato, assim como endereço de lojas físicas e blogs. Nela também é possível conhecer a história da empresa.

A landing page, por sua vez, tem como principal objetivo responder a uma demanda específica do usuário, sendo assim, a homepage pode ser vista como subjetiva, repleta de links, imagem e até mesmo anúncios, já a landing page é objetiva, com elementos restritos para que o usuário não se distraía com outras informações.

Para exemplificar melhor, a homepage conta com uma série de opções, já a landing page recomenda de maneira clara o que o usuário deve fazer indicando um caminho claro.

Por que usar as Landing Pages?

Muitos se perguntam qual é a necessidade do uso de uma página voltada totalmente em conversões, pois é comum pensar que ter uma página que oferece produtos os vende dá a opção do usuário se cadastrar em uma newsletter e ainda conhecer mais sobre o seu negócio.

O que poucos sabem é que um potencial cliente pode visitar a página apenas uma vez e nunca mais voltar. Caso isso aconteça, como você fará para entrar em contato novamente com aquela pessoa?

A landing page é voltada para que um cliente em potencial realize a compra e assim, o objetivo final é alcançado ou até mesmo para que você consiga entrar em contato com ele para criar um relacionamento para que futuramente seja possível efetuar a compra.

Sem a landing page dentro das ferramentas do marketing digital é bem possível que você perca muitos clientes.

Tipos de Landing Pages

Tipos de Landing Page

Como você já deve ter percebido, cada landing page conta com um objetivo singular, porém eles podem ser divididos entre categorias para que haja uma facilidade maior no momento da identificação do tipo de página que você procura.

Pensando nisso, é fundamental que você conheça quais são os tipos principais, além das suas características para que sejam usadas corretamente dentro da estratégia que será utilizada.

Página de captura

A página de captura se trata, exclusivamente de uma landing page voltada para capturar um potencial cliente por meio do seu e-mail. De maneira geral, é com ela que uma oferta é realizada, seja para o download de um material rico ou um webinário por exemplo.

Quando isso ocorre, você recebe em troca o endereço do visitante, já que ele preenche um formulário, assim você sempre terá o contato daquele usuário, iniciando o processo de conversão do seu potencial cliente. 

Página de confirmação pendente

Na maioria das vezes, assim que um usuário disponibiliza o seu e-mail, automaticamente ele é redirecionado para uma página conhecida como confirmação pendente. 

Se trata então de uma landing page muito mais simples, pois seu único objetivo é indicar ao potencial clientes que ele precisa acessar a conta de e-mail para confirmar sua inscrição, acessando então a recompensa.

Neste ponto, é essencial que as informações estejam bem claras para que os próximos passos do usuário sejam tomados de maneira correta e clara.

Página de vendas

Esse tipo de landing page tem como objetivo principal a oferta de um produto ou serviço. Nela, é preciso que haja os benefícios do que está sendo ofertado, além da transformação que tal produto pode proporcionar para a vida de quem está o adquirindo. Um dos modos de fazer isso é com depoimentos de clientes satisfeitos, por exemplo.

Essa página tem como foco levar o usuário para a página de pagamento onde então será finalizado o processo de conversão com aquele sentimento de dever cumprido. Essa é uma das principais landing pages.

Página de agradecimento

Por último, mas não menos importante, a página de obrigado é fundamental para que a finalização da conversão seja realizada com sucesso sendo ela na venda ou na captura de um lead.

Ela mostra para o cliente ou potencial cliente que aquela ação foi realizada e concluída com sucesso, assim é possível ainda sugerir que ele vá até o próximo passo, sendo ele a leitura de um artigo de blog, download de um material rico ou outra recompensa, por exemplo.

Quais elementos para uma Landing Page de qualidade?

Para criar uma landing page de qualidade é necessário que haja o uso de alguns elementos importantes e que não podem ficar de fora. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário que haja o envolvimento de uma grande quantidade de profissionais e nem se trata de um trabalho de grande extensão.

Primeiramente, é necessário escolher a ferramenta adequada e que melhor atende a necessidade da sua empresa e seguir a estrutura ideal ao seu serviço. É sim necessário contar com a ajuda de quem entende do assunto e para uma landing page de sucesso é fundamental seguir um roteiro:

Título e subtítulo

Você sabia que, de acordo com estudos, de cada 10 pessoas, 8 leem seu cabeçalho, mas apenas 20% dos visitantes vão conferir o conteúdo presente no restante da página. Assim, o visitante não quer perder tempo, por isso é fundamental que você vá direto ao ponto para chamar à sua atenção.

Pensando nisso, podemos afirmar que o título e o subtítulo da sua landing page são os principais elementos. É essencial que eles transmitam a proposta do seu negócio, atraindo o visitante por meio do que eles realmente desejam saber.

O usuário precisa chegar na página e dar de cara com o que ele busca. Por isso, nada de enrolação. A landing page precisa transmitir urgência para que o usuário seja estimulado a agir rápido sem qualquer margem para mudança de ideia. 

O título deve ser chamativo nesse sentido, como por exemplo: “baixe agora mesmo” ou “restam poucos minutos, baixe agora”.

Imagem

Assim como a escolha de um título chamativo e um subtítulo de qualidade, ambos transmitindo clareza e a proposta do conteúdo, é fundamental que a imagem escolhida também seja pensada com muita atenção.

Já ouviu aquela frase: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pensando nisso, é essencial que ela seja marcante e definitiva. É essencial criar uma imagem chamativa e não precisa ser em programas difíceis de edição.

O Canva por exemplo, é uma boa opção, já que te ajuda a criar uma imagem qualificada e com muito potencial, deixando sua página ainda mais atrativa e mantendo o usuário no foco principal, evitando qualquer tipo de distração.

Descrição da oferta

Sabia que a descrição da oferta é o que vai ajudar a sua empresa a vender a ideia, eliminando possíveis dúvidas que seu visitante possa ter? Por isso, é preciso que a experiência de leitura, assim como escaneabilidade sejam melhoradas e isso é possível com alguns pontos:

  • Destaque termos importantes como a CTA colocando-as em negrito ou em cores chamativas;
  • Deixe claro os benefícios do seu produto;
  • Faça frases objetivas e nada muito extenso. Opte sempre por frases curtas;
  • Caso prefira, faça vídeos curtos explicando aquele material e outros.

Um outro ponto que pode ser utilizado surtindo efeitos positivos é a inclusão de depoimentos de pessoas que obtiveram os produtos e que encontraram valor na sua oferta. Isso faz com que novos visitantes tomem ação já que funcionam como recomendação.

Formulário

E é no formulário que a mágica acontece. Essa parte da landing page é a que leva a conversão, por isso, é fundamental que haja uma atenção especial para essa parte.

O ponto principal para que haja um resultado de qualidade é focar somente em informações que realmente importam para que você seja capaz de coletar leads. 

Lembre-se sempre de pedir poucas mais importantes informações. Caso o questionamento seja extenso, certamente ele irá abandonar o formulário. Foque no seu objetivo principal que é ter o contato dele.

Agora que você já sabe a importância da landing page, o que acha de colocar isso em prática para alavancar os seus negócios?