MG Blog

Você sabe o que é Inbound Sales? Esse conceito está revolucionando o processo de venda no mercado e é essencial para que o seu negócio atinja o sucesso esperado. Inbound Sales está aí para que você conquiste mais clientes e vendas oferecendo uma experiência completa e de maneira personalizada aos seus leads.

Está nítido que a tecnologia chegou mudando e moldando a maneira como vivemos, nos informamos e principalmente, nos relacionamos seja com outras pessoas ou com as empresas dos mais variados segmentos.

Quando se trata de empresas, é inegável que todas sofreram uma grande mudança, pois passaram a ter uma série de possibilidades que as ajudam na tomada de decisões, demandando uma maior autoridade no momento da realização de compras. 

Pensando assim, é importante lembrar que as organizações devem procurar por soluções eficientes em cada um dos seus processos de venda, objetivando a certeza de que irão sobreviver em tal cenário. 

Para que isso fosse possível, a estratégia de Inbound Marketing passou a ser utilizada sendo parte do método de Inbound Marketing onde o consumidor tem todo o poder de decisão cabendo somente as organizações o fornecimento do material com o objetivo de educar e ajudar as pessoas por meio de escolhas próprias. 

Se você deseja sair na frente da concorrência, conquistando cada vez mais clientes, o Inbound Sales é a melhor opção. 

Quer saber mais sobre o Inbound Sales? Ficou interessado em saber como implementar essa estratégia em seu negócio?

Então, acompanhe os próximos tópicos:

O que é Inbound Sales?

O que é Inbound Sales

Como já citados no início do artigo, foram muitas as mudanças que houveram por conta da tecnologia e todas elas, trouxeram um grande impacto para todos os tipos de relações, principalmente, se tratando dos meios comerciais. 

Pensando nisso, surgiram uma série de metodologias com o objetivo de auxiliar o mundo dos negócios para que pudesse se adaptar a todas as exigências dos consumidores.

Foi a partir da que nasceu o Inbound Sales. A metodologia tem como principal objetivo educar o mercado para que ele possa ter ao alcance das mãos conteúdos que ajudam todos a tomar decisões de compra por si só. 

De acordo com essa metodologia, o processo de venda é conhecido como Inbound Sales. 

Com o Inbound Sales, os vendedores só irão abordar um lead quando souberem que ele possui um determinado nível de interesse e isso só é determinado de acordo com as técnicas utilizadas dentro dessa estratégia. 

Dentro do Inbound Sales, não há espaço para abordagens como ligações em determinados horários para tratar de produtos em que o receptor nunca ouviu sequer falar. 

A equipe de vendas só irá contatar aqueles que te passaram informações de contato por meio de um formulário respondido em uma landing page, ou seja, tal contato será realizado por livre e espontânea vontade. 

Fazendo dessa forma, você consegue ganhar pontos com o prospect, podendo então conquistar cada vez mais clientes!

Talvez você ainda queira saber mais sobre o que é Inbound Sales, não é mesmo?! Então, vamos para o próximo tópico para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Por que utilizar o Inbound Sales no seu negócio?

Como você já sabe, o processo de Inbound Sales respeita muito a autoridade que o consumidor possui atualmente e que se torna cada vez mais importante, já que sabemos que ninguém é obrigado a nada e o seu possível cliente só deve aceitar aquilo que ele realmente merece.

A implementação do Inbound Sales, além de proporcionar a conquista da empatia do público, ainda gera um impacto positivo para as finanças do seu negócio, sabia?

Tudo isso porque quando você adota tal postura, de certa maneira mais passiva de acordo com o processo de compra, o seu CAC (custo de aquisição de clientes) se torna muito menor.

Isso mesmo! O custo de aquisição de clientes é muito menor, pois suas ações irão ser definitivamente mais assertivas, pois você saberá em qual fase do funil aquele lead irá estar e não vai precisar “adivinhar”.

Você ainda acha que essas ações não irão resultar em nada? Então, confira o próximo!

Benefícios de implementar o Inbound Sales

Agora que você já descobriu o que é Inbound Sales e qual é a importância de adotar tal estratégia para o seu negócio, chegou a hora de você saber quais são as vantagens que essa medida pode proporcionar para sua empresa.

Como já falamos anteriormente, quando você estabelece uma relação honesta e totalmente transparente com os seus clientes, as chances da sua empresa conquistar cada vez mais público é grande e isso é um fato!

Tudo isso devido a confiança que eles irão sentir no seu produto ou serviço, pois não haverá qualquer tipo de dúvida quanto a escolha realizada, sabendo o real motivo de comprar com você e não com aquele seu concorrente. 

Partindo daí, suas vendas irão aumentar de maneira considerável e consequentemente, o aumento também irá ocorrer com os lucros. Isso, fará com que caminhos sejam abertos para a realização de investimentos, fazendo com que sua empresa cresça, podendo até mesmo liderar o seu segmento. 

Ah, tenho certeza de que agora você está animado agora para adotar o método de Inbound Sales na sua empresa! Por isso, agora vamos te mostrar como transformar o seu processo de vendas.

Como adotar o Inbound Sales na sua empresa?

Aplicando o Inbound Sales

Bom, agora que você já entendeu como funciona o Inbound Sales e sabe quais são os benefícios que o processo oferece para a sua empresa, chegou a hora de entender como implementá-lo no seu negócio, você não acha?

Vamos te mostrar agora passo a passo!

Entenda como funciona a jornada do cliente

Para entender qual é o caminho que o seu lead precisa passar, até que de fato se torne o seu cliente, você precisa saber como mapear a jornada do consumidor e isso deve ser realizado antes de mais nada. 

Assim, é possível compreender o que o prospect necessita em cada momento, assim como realizar a preparação dos seus vendedores para que eles possam realizar um atendimento adequado e de acordo com o que o seu cliente procura. 

Para que isso seja possível, é preciso entender essa jornada, sendo ela dividida em três fases:

Aprendizado – nesta etapa, o lead está buscando entender qual é o seu real problema. Para exemplificar, é a mesma coisa de quando você está sentindo alguma dor e começa a realizar pesquisas no Google, com o objetivo de encontrar quais poderiam ser as causas do incômodo;

Consideração – quando o seu problema é identificado, o lead passa a buscar qual é a melhor opção para que o problema seja solucionado;

Decisão – aqui, o lead finalmente está pronto para tomar a sua decisão, por isso, é a última fase, onde define qual é a compra que melhor se adequa para sua atual situação, como encontrar o remédio para tratar a dor.

Após entender a jornada do cliente, você precisa começar a levar tais informações para dar início ao processo de vendas.

Crie um processo adequado de venda para a jornada do cliente 

Esse processo é tão importante quanto entender o funcionamento da jornada do cliente. Por isso, para que haja o atendimento adequado do lead, o processo de venda de acordo com o conceito do que é Inbound Sales deve ser dividido em quatro fases, sendo elas:

    • Identificar;
    • Conectar;
    • Explorar;
    • Aconselhar.

Desse modo, se entende que durante o processo, o principal papel da sua equipe de vendas é ajudar o lead a identificar qual é o real problema para que a conexão com ele seja estabelecida, realizando o incentivo para explorar a questão e então, aconselhá-lo para que a melhor decisão seja tomada. 

É muito importante lembrar que, antes de qualquer coisa, é preciso dedicar um tempo para conhecer e entender qual é o perfil dos seus leads. Assim, será possível identificar o que deve ser feito a partir da criação de uma persona. 

Vale lembrar que, nem sempre essa solução será a ideal para determinado lead e isso não é um problema. Quando identificada determinada situação, é preciso deixar de se esforçar pelo prospect para que não haja nenhum desperdício de tempo e claro, recursos. 

Quando os leads se adequam à solução, é preciso que sejam explorados, assim é fundamental que haja a abordagem por meio da equipe de vendas. 

É essencial que haja o comportamento mais como consultor do que propriamente como comerciante para que haja o despertar da confiança no consumidor, algo fundamental para que a venda possa ser realizada. 

Utilizando todas essas etapas, o seu processo de vendas será muito mais assertivo e as chances de resultados significativos para a sua empresa será muito mais propenso.

Já sabe como implementar o Inbound Sales? Então, não perca tempo e traga o processo para o seu negócio!

O Inbound Sales é uma abordagem que vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado, seja qual for o segmento da organização. Isso ocorre por um motivo.

Essa técnica possibilita potencializar os resultados da empresa e, ainda, aumenta de maneira considerável o retorno sobre o investimento. Para que isso funcione efetivamente, é fundamental trabalhar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. 

Nesta publicação você pôde perceber que uma venda Inbound é muito vantajosa para a sua empresa.

Tudo isso por conta da metodologia proporcionar ao cliente o protagonismo das ações, adaptando o seu modelo de negócio para dar uma resposta a altura da necessidade do público atual. 

Por isso, se você deseja conquistar cada vez mais clientes, fazendo com que sua empresa cresça de maneira considerável, não perca tempo e comece agora mesmo a utilizar o Inbound Sales nos seus negócios.