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O Search Console é uma ferramenta capaz de mostrar para você como o Google vê o seu site. Por meio dele, você consegue extrair informações para que a otimização do seu site seja possível.

Por conta do avanço tecnológico, algumas ferramentas poderosas foram criadas, como por exemplo, o Google Analytics muito conhecido dentro do marketing digital por analisar como os usuários se comportam dentro do seu site. O Google Search Console, por sua vez, também é uma peça fundamental para que você saiba como os usuários chegaram até o seu site.

Com o Google Search Console você consegue entender como o Google vê o seu site, assim é possível realizar as otimizações necessárias para obter um resultado qualificado. Porém, para que isso seja possível, é importante que você saiba realmente do que se trata o Google Search Console e o que analisar com ele.

Pensando nisso, nós reunimos para você as principais informações sobre a ferramenta para que assim você possa extrair os dados que mais importam, utilizando corretamente o Search Console. Vamos lá?!

Aqui você irá encontrar: 

O que é o Google Search Console?

O que é Google Search Console

Ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google, o Google Search Console se chamava Webmaster Tools até 2015. No ano de 2018 ele foi relançado totalmente repaginado em Beta e sua nova versão foi ao ar em 13 de dezembro e foi então que o Google anunciou que os seguintes serviços seriam migrados para a nova versão:

  • AMP;
  • Index Status;
  • Links;
  • Manual Actions;
  • Mobile Usability;
  • Rich Cards;
  • Search Analytics.

Algumas das ferramentas que estavam presentes no antigo Google Search Console não estão disponíveis na nova versão, porém continuam acessíveis na interface anterior. Assim, muitos usuários ainda permanecem utilizando a antiga versão.

Mesmo com todas essas mudanças, seu objetivo principal continuou sendo o mesmo, já que com os seus relatórios e funcionalidades ele permite que você possa analisar o tráfego do seu site verificando todo o desempenho de acordo com pesquisas realizadas.

Caso o desempenho não esteja bom, a ferramenta oferece maneiras de destacar as suas páginas nas pesquisas. A ferramenta ainda para webmasters do Google aponta o caminho para a correção desses problemas que ocasionam uma má performance.

Como o Google Search Console funciona?

Para compreender como o Google Search Console atua é necessário ir mais fundo na ferramenta, levando em consideração que se trata de algo visto como uma caixa de ferramentas repleta de opções e funções que irão ajudar consideravelmente o seu site.

De maneira resumida, o Google Search Console possui ferramentas e relatórios que auxiliam você a encontrar quais são os problemas do seu site e como proceder para que esses sejam resolvidos de maneira rápida fazendo com que as pessoas certas o encontre.

As melhorias, podem incluir diversos benefícios na prática. Confira alguns deles:

  • Velocidade maior no carregamento das páginas;
  • Verificação total de tráfego indicando de onde está vindo;
  • Identificação e correção de defeitos no código HTML de maneira rápida;
  • Considerável melhoria na estratégia de backlinks;
  • Impulsionamento de links internos;
  • Mudanças de SEO capazes de melhorar o rankeamento das suas páginas.

Agora que você compreendeu de maneira resumida como a ferramenta funciona, vamos para um passo muito importante: instalação e configuração do Google Search Console.

Como instalar e configurar o Google Search Console?

Ferramentas google search console

Na internet, é possível encontrar quase tudo o que você procura até mesmo, maneiras de instalar e configurar o Google Search Console. Porém, é possível realizar tal processo de maneira mais prática. Entenda.

  • Primeiramente, faça login com sua conta Gmail, após isso abra o menu suspenso e selecione a opção + Adicionar propriedade;
  • Após fazer isso, basta escolher entre Domínio e Prefixo do URL e digitar o endereço do seu site na opção desejada. Ao fazer isso, você deve seguir as instruções da instalação. Se você não souber qual opção escolher, basta clicar em “Saiba mais”. Lá, você vai entender como funciona e tirar as suas dúvidas;
  • Sigas as instruções de confirmação de propriedade. Caso tenha escolhido Domínio no passo anterior, é necessário fazer uma alteração no DNS do site. Se sua escolha foi Prefixo do URL, a melhor opção é selecionar Tag HTML para verificação rápida e simples;
  • Ao realizar o procedimento acima no seu site, basta voltar ao Search Console e apertar o botão “Verificar”;

Pronto! Sua propriedade está confirmada e tudo estará funcionando normalmente.

Google Search Console e seus princípios básicos

O Google Search Console é um conjunto de ferramentas que tem como principal objetivo informar ao usuário questões como:

  • Existência de problemas com a indexação das páginas pelo Google;
  • Se o seu site foi hackeado ou se há algum malware;
  • Se é necessário melhorias em tags;
  • De maneira geral, como está o tráfego do seu site.

Tendo isso em mente, é possível entender alguns princípios básico de como a utilização da ferramenta é importante e que isso vai muito além de mudanças em sua funcionalidade ou design. 

O Google Search Console sempre conta com renovações e isso é essencial para todos que procuram uma ferramenta qualificada. Pensando nisso, tal opção conta com alguns princípios básicos:

Tenha clareza e seja regular

É muito importante saber exatamente como o seu site é indexado e rastreado pelo Google. Além disso, observar outras informações relevantes sobre o desempenho das páginas é fundamental. 

Com isso, é possível ter clareza dos seus esforços de SEO, levando em consideração a estratégia traçada, observando se há chances de funcionar ou não. Por isso, é essencial acompanhar as informações presentes no Google Search Console para alcançar resultados ainda melhores.

Aja rapidamente

O Google Search Console apresenta relatórios muito úteis e que apontam claramente quais são os problemas presentes no seu site. Além disso, também mostra quais as alterações que precisam ser realizadas para resolvê-los.

Porém, mesmo com toda a clareza, sabendo ao certo o que está errado, é essencial agir de maneira rápida para corrigir as falhas. 

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa que deve ser realizada após encontrar dados na plataformas que são relevantes para agir corretamente, é necessário trabalhar em cima deles, sendo para resolver problemas ou para replicar o que está correto para outros projetos.

Utilize mais de uma ferramenta

Por mais que uma ferramenta atenda todas as suas necessidades, é fundamental que você não se apegue demais à ela, já que após um tempo elas podem facilmente ser descontinuadas deixando você na mão.

É essencial compreender como a plataforma atua em sua essência, fazendo um bom uso de tudo o que ela tem para lhe oferecer. O Google Search Console funciona te ensinando como medir e equilibrar a saúde do seu site de acordo com as observações realizadas pelo próprio Google.

Sua equipe deve agir de acordo com as indicações feitas pela plataforma, assim haverá uma chance maior de obter resultados positivos de SEO e, consequentemente, proporcionando bons frutos aos seus negócios.

 

Otimização do SEO técnico com o Google Search Console

O Google Search Console vê os novos usuários com bons olhos, porém também se trata de uma ferramenta muito útil para quem já possui domínio com SEO técnico. Talvez, esses sejam os que mais recebem vantagens com o uso da ferramenta. 

Levando isso em consideração, você sabe como usar o Google Search Console para otimizar o SEO, conseguindo aparecer mais nas posições que se destacam no momento de buscar o seu segmento?

Parece ironia, mas o modo inicial para fazer isso é executando o básico, porém de maneira qualificada e com muita atenção. O Google recomenda que os usuários mais avançados leiam e aplique informações do guia para aqueles que estão iniciando, pois se trata de uma série de informações úteis para que seja possível tirar o melhor da plataforma.

É essencial ainda, ler com muita atenção as diretrizes para webmasters oferecidas pelo Google Search.

Assim, você encontra diversas orientações técnicas, além de estratégias importantes incluindo a quantidade que deve ser utilizado de links por página, além de instruções sobre tags específicas e recomendações de páginas que devem ser evitadas ou seguidas.

Principais ferramentas do Google Search Console

Dentro do Google Search Console você encontra uma diversidade de ferramentas que podem ser usadas de acordo com as suas necessidades. Entenda:

Começamos pela visão geral: nela você irá encontrar um relatório que apresentar informações gerais sobre o seu site ou blog. Com ela é possível ter acesso à todas as informações relevantes ao observar fundo os dados da sua página, entre eles:

  • Desempenho presente na pesquisa;
  • Cobertura no índice;
  • Usabilidade dos dispositivos móveis;
  • Erros que podem estar presentes na página.

O desempenho também é fundamental, pois é necessário visualizar os resultados das páginas, além de palavras-chave específicas que funcionam melhor de acordo com a sua propriedade. 

Um outro ponto de extrema importância também é a inspeção de URL, já que é com essa ferramentas que há a possibilidade de verificar as informações de indexação, além dos erros da URL buscada.

E os resultados de pesquisa? É com eles que é possível analisar de acordo com cliques, CTR, impressões e posição da pesquisa de acordo com a opção que você deseja analisar, entre elas: palavra-chave, página, dispositivo, localização e outros.

Outra ferramenta fundamental também é o Discover. Com ele você consegue descobrir o desempenho de todas as suas páginas de uma maneira onde é possível identificar quais as maneiras de investir e onde é necessário aplicar melhorias. 

Com o índice, você realiza a listagem de todas as informações de páginas que estão indexadas e assim é possível verificar se há a presença de erros existentes. O Sitemaps, por sua vez cria, organiza e em seguida analisa o mapa do seu site de uma maneira onde é possível  melhorar as principais necessidades e, assim, auxiliar para uma indexação mais rápida das páginas. 

A cobertura está entre as mais importantes ferramentas, já que é com ela que há a possibilidade de visualizar o desempenho do Google quando suas páginas forem indexadas. Assim, você poderá compreender quantas e quais são as páginas que aparecem os usuários e aquilo que eles estão buscando.

Além das ferramentas citadas acima, com o Google Search é possível encontrar mais uma série de possibilidades de ferramentas que são capazes de melhorar o desempenho do seu site. Por isso é importante que você tenha uma conta e comece a utilizar o serviço, manipulando corretamente as ferramentas que são mais relevantes e interessantes para os seus negócios. 

Por isso, se você deseja que seu site tenha um bom desempenho no Google comece a utilizar Search Console. Para isso, conte com a ajuda de profissionais qualificados e que entendam da ferramenta e claro, das técnicas de SEO. Assim, você sairá na frente de outras empresas que atuam no mesmo segmento que você!