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Você sabe o que é o Google AdWords? Quando você realiza alguma pesquisa no Google os primeiros resultados destacados como anúncios é apenas um dos trabalhos que podem ser realizados por meio desta ferramenta e é por isso que o Google Ads gera bons resultados, afinal, quanto mais acessos mais benefícios para a parte financeira de uma empresa.

No momento de conquistar clientes, consequentemente aumentando a sua presença no mercado, algumas ferramentas presentes no Google são fundamentais e fazem toda a diferença para aqueles que desejam alavancar os seus negócios. Entre elas, está o Google AdWords ou como conhecido atualmente, Google Ads.

Por conta do seu poder de alcance que atua mundialmente, tal plataforma de anúncios do Google se tornou uma forma de proporcionar visibilidade e expandir aqueles que a utiliza em seus negócios levando em consideração que ela auxilia no impulsionamento de marcar para que haja a criação de oportunidades para aqueles que estão começando.

Sabemos que com o avanço tecnológicos, empresas de todos os portes não podem deixar de utilizar ferramentas inovadoras como o Google AdWords. Por isso, agora você irá aprender como utilizá-lo para criar sua campanha online e entender quais são os benefícios da ferramenta.

Aqui você irá encontrar ainda:

O que é Google AdWords?

O que é Google AdWords

Como já citado, o Google AdWords agora chamado de Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão se deu em 2000 e até hoje vem sendo líder no mercado pelos inúmeros benefícios que apresenta.

No ano de 2016, o Google Ads teve sua receita publicitária em U$79 bilhões de dólares. O segundo lugar estava com o Facebook que atingiu a marca de U$26 bilhões. Desde o ano de 2001 sua receita é notável.

Por meio do Google Ads as empresas têm a possibilidade de pagar ao Google para que os seus negócios sejam destacados na internet. Porém, é necessário seguir alguns pontos para que o resultado seja como esperado.

Um dos grandes diferenciais da plataforma é que as organizações anunciam e podem se destacar para um público extremamente segmentado, assim, não é só pagar que você aparece. É necessário investir em audiência de qualidade e essa deve ter relação com o produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Veja um exemplo:

Se sua empresa atua com produtos femininos, mais vale atingir 500 mulheres do que 10 mil pessoas entre elas, homens que provavelmente não vão comprar o seu produto. Por isso, essa é a principal premissa do adWords. Se baseando em cookies e em palavras-chave, os anunciantes podem determinar onde esses anúncios devem ser exibidos.

De acordo com a própria plataforma, o Google Ads possui 4 principais formas de anúncios. Conheça:

Anúncios na rede de pesquisa

Como o próprio nome sugere, são os anúncios que aparecem nos resultados de pesquisas de acordo com as palavras-chave pesquisadas. Elas se destacam no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e também com uma pequena legenda de “anúncio” indicando que se trata de um link patrocinado.

Esse formato é muito útil para quem deseja alcançar pessoas que buscam por serviços, soluções e produtos específicos. Dentro disso, também há a vantagem de que o anunciante só para quando a pessoa clica em determinado link do resultado para acessar o site.

Quando planejado de maneira correta, esses anúncios podem ter uma relação qualificada quando o assunto são o custo e o benefício para o seu negócio. 

Anúncios na rede de display

Este tipo de campanha é mostrada em websites, além de páginas de notícias e também blogs que quando se juntam, formam a chamada Rede de Display do Google. Com isso, é possível alcançar até 90% dos usuários da internet em todos o mundo. De maneira exata, os gráficos do Google são exibidos em mais de dois milhões de sites e mais de 650 mil aplicativos.

Tais anúncios gráficos contam com opções especiais para segmentação, além de palavras-chave, informações demográficas e remarketing e ainda é possível incentivar os seus clientes para que eles notem a sua marca por meio da realização de ofertas ou determinadas ações.

Ao contrário do que muitos pensam, há mais de uma maneira de utilizar a publicidade gráfica. Conheça:

  • Banner: anúncios gráficos, podendo utilizar imagens ou elementos interativos, assim como animações,  layouts personalizados, entre outros;
  • Texto: se assemelha ao banner, porém se trata de anúncios em formato “caixa de texto” que contam com um título, assim como uma descrição, nome da empresa e URL;
  • Gmail: anúncios personalizados que são visualizados diretamente na caixa de entrada das pessoas;
  • Aplicativo: anúncios que aparecem de maneira específica em aplicativos presentes em dispositivos móveis.

Anúncios no YouTube

Se você costuma ver vídeos no YouTube já deve ter notado que em alguns conteúdos há anúncios, podendo ser em seu início ou até mesmo durante a exibição do vídeo. Como anunciante, você também pode criar campanhas para serem divulgadas nesta plataforma.

Levando em consideração que o YouTube conta com mais de um bilhão de usuários ativos, você pode selecionar qual será o seu público-alvo de acordo com a idade, sexo, localização, interesses e outros.

Anúncios de aplicativos

Se trata dos anúncios focados para quem conta com aplicativos e deseja aumentar o seu alcance por meio da plataforma do Google Assim, você poderá promover o seu negócio e até mesmo o seu aplicativo seja para usuários de Android ou iOS.

Para utilizar, é realizado um processo rápido de configuração onde seu anúncio será qualificado para alcançar mais de um bilhão de pessoas que estão dentro da Rede Google, incluindo pesquisas, Google Play, Youtube e qualquer outro site e aplicativos para dispositivos móveis.

Quais as vantagens de um anúncio no Google Ads?

Para que um anúncio seja qualificado, ele precisa alcançar as pessoas certas no momento certo e por isso o Google Ads é uma das melhores opções presentes no mercado, levando em consideração que ela promove o produto ou serviço de maneira segmentada, podendo ser mensurada e direcionada para as pessoas certas.

Tudo dentro do Google AdWords é realizado de maneira rápida principalmente o tempo e que a campanha vai ao ar, sendo logo após o momento em que os parâmetros da campanha são estabelecidos.

Sabe o que isso significa? assim que você definir as suas variáveis essenciais para que o seu principal objetivo seja alcançado, como por exemplo sua verba mensal, palavra-chave, público alvo e outros apenas algumas horas depois a sua campanha estará no ar.

Uma outra grande vantagem de anunciar no Google AdWords é o orçamento, já que ele é definido por você. Além disso, após essa definição, você pode mudá-la a qualquer momento. Se trata de uma maneira segura de realizar anúncios e ir ajustando a verba de acordo com os resultados que a sua empresa obtiver.

Como funciona o Google AdWords?

Ferramentas do Google AdWords

Ao contrário do que muitos pensam, o Google AdWords é uma ferramenta simples e muito intuitiva, levando em consideração a sua facilidade de configuração, o que a torna simples de mexer. Sua maior dificuldade não é lidar com a plataforma, mas sim compreender com funciona a configuração de campanhas.

Saber seu funcionamento auxilia no processo, o que facilita a criação dos anúncios de maneira mais eficiente contribuindo para um alcance maior. Isso faz também com que os gastos sejam reduzidos com a ferramenta e está dividida em quatro fundamentais níveis:

Conta

Antes de mais nada, para ter acesso ao Google AdWords é necessário criar uma conta e se trata de um processo bem simples que precisa de um Gmail ativo para o cadastro. Após isso, é só ir configurando as questões de acesso para que a entrada de outros usuários seja permitida.

O que torna a ferramenta ainda mais interessante é essa possibilidade de trabalho em equipe. Além disso, é possível ainda incluir ferramentas de suporte como o Analytics e Search Console.

Campanha

Quando se trata de campanhas, dentro da plataforma elas podem ser criadas de forma separada, ou seja, como anúncios, segmentação, além de valores e todas essas possibilidades de maneira individualizada. Assim, é permitido o uso de diversas estratégias que se diferem uma das outras.

Por meio do Google Ads ainda é possível a criação de campanhas exclusivas para cada canal. Um exemplo disso é a possibilidade de criação de algo específico para o YouTube e podem ser criadas outras diversas, todas editaveis.

Grupo de anúncios e palavras-chave

Os grupos de anúncios também são uma forma de compartilhamento, porém dentro de uma única campanha. É possível utilizar esse nível quando se possui um mesmo objetivo geral a nível de campanha, porém queremos que cada grupo desse anúncios possuam uma segmentação diferente.

É importante lembrar ainda da possibilidade de criação de palavras-chave para cada grupo de anúncios.

Anúncios

Por último, mas extremamente importante é o anúncio onde a publicidade é realmente criada e será anunciada aos usuários da plataforma do Google. 

Um anúncio de texto simples se compõe de dois títulos, além de um espaço de descrição, a url final e também um caminho que pode ser utilizadas palavras-chave para completar tal local.

Como fazer um anúncio no Google AdWords?

Agora que você já sabe sobre a ferramento e o quanto ela é importante para o avanço dos seus negócios, chegou o momento de entender como criar os seus anúncios de maneira fácil e rápido. Confira!

Passo 1: Acesse o site do Google AdWords e faça o seu cadastro. Se você já tem conta no Google, é preciso apenas informar o seu login e a senha para continuar;

Passo 2: Ao chegar no painel do Ads é hora de fazer o seu primeiro anúncio e para que isso seja possível, você precisa ir até a aba “Campanhas” presente no canto esquerdo da tela. Clique no círculo azul e selecione “Nova Campanha”;

Passo 3: Se trata de um passo muito importante que é a escolha do formato que mais se adequa a sua estratégia. Para isso, selecione alguma dessas opções: Rede de Pesquisa ou de Display, YouTube Ads, Google Shopping ou algum dos outros formatos lá presente que se encaixe no que você oferece;

Passo 4: Após realizar todas essas etapas, chegou o momento de configurar a sua campanha. Para isso, é necessário preencher as informações solicitadas pela plataforma e nelas, incluem: local, idioma, orçamento e metas sendo ações que você deseja que os seus consumidores adotem;

Passo 5: Com todas essas informações preenchidas corretamente, você vai poder conferir como ficou a parte visual do seu anúncio. Então, você precisa definir informações como o que vai aparecer no título, assim como na descrição do anúncio e claro, na URL.

Passo 6: Revise toda a sua campanha para ter a certeza de que não falta nada. Então, basta apenas iniciar à divulgação e aproveitar as vantagens oferecidas pelo Google AdWords.

Gostou? Então, comece agora mesmo a fazer anúncios no Google Ads. Não se esqueça de contar com a ajuda de profissionais que entendem do assunto para que os seus resultados sejam ainda mais qualificados.