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Conheça mais sobre a história do Facebook, entenda sobre as suas funcionalidades, aprenda criar um perfil e saiba como utilizar a rede em uma estratégia de marketing!

Estando dentro das principais escolhas para quem deseja utilizar as redes sociais, o Facebook atualmente, é o site mais acessado de todo o mundo. 

Por isso, é considerada a rede que influencia de maneira direta na política, cultura e claro, opinião de quem está dentro do Facebook.

Mas, você sabe como tudo isso começou? De onde surgiu a ideia dos fundadores e ainda, quais são os principais recursos dessa mundialmente famosa rede social?

No artigo de hoje você vai conhecer isso e muito mais. Vamos lá?!

Aqui você irá encontrar ainda

História e funcionalidades do Facebook

A história do Facebook

Contabilizando mais de 1 bilhão de usuários que usam ativamente, o Facebook é considerada a maior rede social do mundo atualmente. Por isso, não deve ser uma surpresa também que se trata do site mais acessado do mundo segundo os mecanismos de busca do Google.

Seu lançamento oficial se deu em 4 de fevereiro de 2004. A fundação foi realizada por quatro amigos, ex-colegas de quarto e que na época estudavam na Universidade de Harvard, sendo eles:

  • Mark Zuckerberg – criador original e atual presidente do Facebook;
  • Eduardo Saveri – empresário brasileiro que realizou o trabalho de gestor de negócios nos primeiros anos;
  • Dustin Moskovitz – que atuou como vice-presidente de engenharia;
  • Chris Hugles – coordenador da campanha presidencial do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, na internet.

Se há uma coisa que podemos considerar o coração do Facebook é a sua Timeline. Lá, cada usuário tem a sua, assim o conteúdo que você posta em seu perfil é replicado para toda a sua rede de amigos. Ali, você pode compartilhar mensagens. links, vídeos e fotos que de acordo com as suas preferências e seus amigos podem interagir dando o famoso “Curtir”.

Com as novas atualizações, hoje contamos com ainda mais opções assim você consegue dar “Amei”, mostrar que ficou “Triste” com o que ali está compartilhado, além de mostra que achou engraçado com o “Haha” e claro “Bravo” caso a publicação ou a situação não te agrade. Além disso, você pode comentar o que quiser na publicação dos seus amigos.

Uma outra importante característica do Facebook são os aplicativos e jogos. Além disso, ainda é possível compartilhar seus status, realizar duelos de jogos com os seus amigos e também com desconhecidos em outras partes do mundo. 

E se você tem uma empresa ou um produto e deseja divulgar o Facebook ainda tem a opção Marketplace. Nela, você pode disponibilizar todas as informações sobre o seu produto, além de preços facilitando que os usuários te encontre. 

Essa também é uma forma de fazer marketing digital por meio da plataforma, mas isso nós veremos com detalhes ao decorrer do nosso artigo. 

É importante lembrar que, diferentemente do Orkut, o Facebook não possui comunidades. Porém, a rede mais usada do mundo utiliza fanpages e grupos que reúnem pessoas ao redor do mundo que se interessam ou compartilham do mesmo gosto, podendo ser artista, sites serviços e outros. 

Você não paga absolutamente nada para acessar o Facebook e toda a receita arrecadada pelo site vem por meio de banners publicitários espalhados pelo site, além de algumas operadoras brasileiras. Além disso, atualmente você pode acessar a rede social pelo celular mesmo se você não tiver créditos.

Como criar um perfil no Facebook?

Criar um perfil no Facebook é algo muito fácil, levando em consideração que, assim que você acessa a página de login do Facebook já se pode visualizar os campos que se referem a criação de uma conta nova na rede social. Nele você irá precisar preencher as seguintes informações:

  • Nome;
  • Sobrenome;
  • Número de celular ou endereço de e-mail;
  • Senha;
  • Data de aniversário;
  • Gênero.

Para ir para a próxima etapa, é preciso que todos os pontos citados sejam preenchidos corretamente, assim é possível selecionar a opção de abrir uma conta. Desse modo, uma nova aba será aberta e a partir daí ocorre um processo dividido em 3 etapas:

Etapa 1

Nesta etapa você irá encontrar os seus amigos por meio dos seus respectivos endereços de e-mail. É importante realizar a busca, pois quando você adiciona os primeiros amigos, de maneira automática o Facebook começa a sugerir novas amizades de pessoas que você possa conhecer, tudo isso por meio das informações passadas.

Etapa 2

Na etapa 2 você pode colocar informações sobre seu nível de escolaridade, a cidade onde você nasceu e também a que você mora atualmente. Na lateral direita dos campos disponíveis você pode configurar a privacidade de cada informação, assim você pode indicar quais vocÊ deseja que apareça em seu perfil e quais são privadas ou seja, que somente você terá acesso.

As informações públicas são vantajosas levando em consideração que as outras pessoas possam localizar você com facilidade somente pela sua instituição de ensino e pela cidade que você mora.

Etapa 3

Na terceira e última etapa de criação da sua conta, você pode escolher uma foto para colocar de perfil e essa parte é muito importante para que seus amigos possam identificar que é você o dono daquela página.

Ao final desta etapa, você poderá acessar a página inicial da sua conta e também colocar uma foto de capa. Esse recurso deixa o seu perfil visualmente bonito. Aqui você pode utilizar tanto uma foto sua quando a foto de algo que você gosta como personagens, citações e outros. Bacana, não é?

Quando todas essas etapas forem finalizadas, você poderá utilizar a rede mais usada do mundo e acompanhar os seus amigos através dela. É importante lembrar que você pode configurar a privacidade de todas as suas informações incluindo a privacidade dos conteúdos que você posta deixando visível somente aos seus amigos.

Facebook e suas curiosidades

Facebook e suas curiosidades

Ao longo dos seus mais de dez anos de trajetória o Facebook reuniu uma série de fatos curiosos e muitos deles até hoje sem nenhuma explicação. Acompanhe:

Você sabia que pode cadastrar um usuário herdeiro em sua conta?

Com essa opção, você pode escolher uma pessoa para administrar sua conta caso alguma coisa aconteça com você. O escolhido terá acesso limitado ao seu perfil e à administração de alguns conteúdos, assim não poderá visualizar informações e dados privados como conversas no chat, por exemplo. 

Al Pacino na página inicial

Uma grande curiosidade que até hoje não foi explicada foi o rosto do Al Pacino na página inicial do Facebook quando ele ainda era chamado de “thefacebook”. Assim, quando as pessoas iam fazer o login para acessar a rede, visualizada no canto superior esquerdo da tela, o rosto do ator.

A imagem foi desenvolvida por um colega de classe de Zuckerberg, mas até hoje ninguém sabe qual foi o intuito disso.

Qual é a relação da cor azul com Mark Zuckerberg?

Poucos sabem, mas Mark é daltônico e segundo ele, o azul é a cor mais rica. Por isso o CEO introduziu a cor em todo o site, assim o Facebook é conhecido por sua cor azul presente em todos os detalhes do site.

Linguagens disponíveis no Facebook

Por ser a rede social mais utilizada de todo o mundo, o Facebook conta com 70 opções de línguas diferentes que podem ser utilizadas. O mais interessante de tudo isso, além da variedade de línguas de todo mundo são algumas opções personalizadas, como:

English Upside Down – com essa opção, tudo o que estiver escrito fica, literalmente, de cabeça para baixo. 

English Pirate – uma versão em inglês com uma linguagem “pirata” que faz a substituição do “nome do usuário” para um nome pirada. 

Assim, o nome é substituído por nome do capitão e o e-mail é substituído por “E-bottle o que significa e-garrafa. Isso por conta das histórias contadas sobre mensagens enviadas em garrafas.

Hackers

Em 2014, foram contabilizadas em 600 mil de contas cadastradas na tentativa de invasão ao site. Os invasores tentam acessar diversas informações importantes como por exemplo as mensagens privadas além de fotos e outras informações de quem utiliza a rede.

Por esse motivo, é muito importante que a senha escolhida seja segura, além de acionar todas as opções disponibilizadas pelo Facebook para manter ainda mais segurança em sua conta como por exemplo o código de acesso quando outro dispositivo tenta se conectar em sua conta.

Entre as razões pelas quais o Facebook cresceu tão rápido e criou grande popularidade foi por conta da exclusividade proporcionada pela rede.

No início, para entrar na rede, você precisava ter o endereço de e-mail de uma das escolas da universidade pela qual o Facebook foi criado (Harvard). Logo após, se expandiu para além e chegou até outras faculdades de Boston.

No ano de 2005, mais precisamente no mês de outubro, se expandiu para faculdades do Reino Unido. Já em dezembro, foi lançada em faculdades da Austrália e também Nova Zelândia. Assim, a acessibilidade do Facebook se abrangeu para empresas como Microsoft e Apple.

Em 2006 então, o Facebook abriu cadastro para qualquer pessoa com mais de 13 anos de idade e foi então que decolou. Foi aí então que o site ultrapassou o MySpace, alcançando o status de rede social mais popular do mundo.

A “Plataforma Facebook” foi lançada de 2007. Ela permitia que os desenvolvedores criassem aplicativos na rede. Com esses aplicativos, era possível que os amigos interagisse jogando ou dando presentes e isso ia muito além de simples emblemas ou wigets de decoração da página do Facebook.

Em 2008 o “Facebook Connect” foi lançado e ele concorreu com o “OpenSocial” e o “Google+” dentro dos serviços de autenticação de login universal. Dessa forma é possível utilizar a conta no Facebook ao invés de criar outras contas ou sites.

Tal sucesso pode ser totalmente atribuído à capacidade que o Facebook tem de atrair pessoas e organizações.

Como usar o Facebook no Marketing Digital

Facebook no Marketing Digital

Não é segredo para ninguém que para um marketing de sucesso é essencial que a empresa vá até onde o público está. Algo que poucos sabem é que boa parte deles está nas redes sociais. Por isso, até uma presença simples nelas faz com que sua empresa seja notada por várias pessoas.

Sabemos que o marketing digital cresce cada vez mais e seu principal objetivo é divulgar e promover produtos e marcas por meio de mídias eletrônicas. 

Por isso, já que estamos falando do Facebook e sabendo que se trata da rede mais usada do mundo, você quer mídia melhor para divulgar os seus negócios?

Com o Facebook você consegue um grande alcance além de uma ótima interação com o seu público, levando em consideração que as pessoas podem comentar, curtir e claro, compartilhar sua página e publicações e isso faz com que os usuários tenham uma experiência descontraído, proporcionando uma aproximação entre público e marca. Por isso, é importante entender como usar o Facebook.

A rede ainda permite que você faça a divulgação da sua empresa e produtos para que vocÊ consiga impulsionar suas vendas. Porém, é necessário seguir alguns passos. Entenda:

Planejamento

Antes de dar início à uma ação de Marketing, é fundamental que haja um planejamento. Dentro disso você deve responder algumas perguntas fundamentais: O que você deseja alcançar? Qual será a interação que você fará com seu público? Com essas questões respondidas você estará preparado para postar conteúdos em sua página.

No início, o foco é o aumento no número de pessoas interessadas no seu ramo de atuação. Quanto mais pessoas na página, mais audiência e isso proporciona um grande alcance de público que é o que buscamos, não é mesmo?

Tenha uma equipe

Pessoas que entendem do assunto e conhecem as redes sociais, assim como estratégias de marketing são fundamentais para que você tenha resultados melhores em sua empresa por meio do Facebook.

Além disso, a própria rede permite que você adicione mais pessoas em sua Fan Page para que elas possam acessar e fazer parte da sua equipe.

Defina qual será a sua voz

No começo isso pode soar um pouco estranho, porém ter um tom de voz definido é fundamental e ele deve ser mantido. Assim, o seu público irá absorver ainda mais qual é a identidade da sua empresa e isso ainda também será a expressão da sua marca, mostrando o que ela realmente deseja passar ao público.

Saiba qual será seu público-alvo

Antes de criar a sua página, você pode adicionar dados que indicam quem você deseja atingir, assim a rede saberá ao certo qual será a sua persona. Essa definição é realizada por meio dos seus anúncios e promoções que ficam ainda mais direcionados para aqueles que você deseja que acesse a sua página.

Qual será seu plano e verba necessária?

Mesmo com um orçamento curto, você já consegue realizar uma campanha com anúncios de qualidade pelo próprio Facebook. Porém, é necessário que você se adapte às suas necessidades e para isso você deve definir um plano que melhor atenda às suas necessidades, assim como a frequência que você quer que seus anúncios apareçam para o seu público.

Você consegue alterar suas campanhas quando quiser e de acordo com suas demandar. É importante separar uma verba para essa finalidade, já que os anúncios no Facebook são muito importantes e quando você deixa de pagar algum deles a campanha é interrompida o que pode prejudicar a sua estratégia.

Pense em um conteúdo qualificado

Lembre-se: falar apenas do seu produto e da sua marca não é suficiente. Pense sempre em um conteúdo interessante e relevante que se encaixa no seu segmento, porém que seu público fique ansioso para que você poste mais, por exemplo, se a sua marca for de produtos de beleza, poste conteúdos sobre a importância dos cuidados com a pele e outras informações relevantes.

Não devemos nos esquecer nunca da regra dos 80/20! Você conhece? 80% dos conteúdos postados em sua rede precisa ter algo de valor para o seu leitor e 20% de promoções e divulgações. Assim, o engajamento da página irá ser alcançado.

Poste conteúdos com frequência

Não pense em abandonar sua página em hipótese alguma. Mantenha o seu público engajado e sempre atualizado, a periodicidade é muito importante.

Acompanhe como o seu público está engajando com sua marca e em quais horários suas publicações batem o maior número de acessos e interações. Além disso, esteja sempre atento as informações sobre notícias para não perder a oportunidade de ajustar assim como atualizar o conteúdo.

Mensure seus bons resultados

Dentro da Fan Page o Facebook oferece recursos que possibilitam a análise de curtidas além dos compartilhamentos, quantidade de mensagens que são trocadas pelos seguidores e qual foi o alcance dos seus posts. 

É importante lembrar que essas são apenas algumas das opções que podem ser visualizadas na página para que você as tenha como base para acompanhar sua evolução.

Responda todos os comentários

Seja um comentário positivo ou uma crítica, todos eles devem ser respondidos em um curto espaço de tempo para que seus clientes possam perceber que você realmente se importa com o que eles pensam.

Isso faz com que haja o aumento do engajamento, principalmente quando as pessoas notam essa interação com o público e sabem que serão ouvidos caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica.

Quando o assunto é o Marketing no Facebook não há nenhum empecilho para criar e inovar. É essencial que você se mantenha sempre atualizado e esteja empenhado na resolução de questões dos seus clientes, tornando o contato o melhor possível. 

Agora que você já sabe como o Facebook funciona e como ele pode alavancar os seus negócios, que tal procurar por profissionais para que a rede mais usada do mundo te torne um empreendedor de sucesso?