MG Blog

As páginas online conhecidas como blog vem sendo cada vez mais presente na vida das pessoas, já que podem ser atualizadas com frequência e são utilizadas como diários pessoais, periódicos e até mesmo por empresas que desejam divulgar seus produtos e serviços por meio de postagens relacionadas. E esse é um dos pontos mais importantes de como criar um blog.

Não é segredo para ninguém que as mídias online vem crescendo rapidamente e que estão sendo inseridas em negócios de todos os segmentos, levando em consideração que se trata de uma forma de atingir um grande número de pessoas ao mesmo tempo, fazendo com que a divulgação seja muito mais rápida e eficiente.

O que poucos sabem é que o blog, por exemplo, é uma ótima forma de apresentar conteúdos de qualidade e que estão relacionados ao seus serviços e produtos para que no final, a pessoa que está consumindo se interesse e possa então adquirir, e isso faz parte das técnicas dentro marketing digital.

O uso pessoal do blog é para que as pessoas compartilhem seus principais pensamentos e paixões, já as empresas utilizam a ferramenta para disponibilizar um conteúdo capaz de atender os desejos e interesses do seu público.

O interessante em um blog é que ele pode se adaptar de maneira fácil com cada necessidade, por isso, podemos dizer que se trata de um conjunto de páginas que se atualizam constantemente e que, geralmente operam na mesma base do site principal, no caso de empresas, por exemplo.

É inegável que o blog está entre as principais ferramentas para que você possa alavancar os seus negócios, não é mesmo?

No artigo de hoje você irá entender mais sobre a importância do blog para a sua empresa. 

Aqui você irá encontrar ainda:

Como criar um blog?

Como criar um blog

Para criar um blog de qualidade, é necessário que alguns passos sejam seguidos de maneira qualificada, isso para que os resultados positivos possam surgir e para que a ferramenta seja capaz de te auxiliar a alavancar os seus negócios. Entenda os passos fundamentais para ter um blog de sucesso:

Escolha o segmento do seu blog

Para qualquer tipo de negócio, para que as mídias online possam proporcionar resultados qualificados, você precisa ter em mente o seu segmento. Sua empresa atua com alimentos, saúde, tecnologia, imóveis. Seja qual for o ramo, o conteúdo do seu blog precisa estar totalmente relacionado com a atuação da sua empresa.

Isso é necessário para que você não desvie o foco principal, assim tudo o que você postar estará de acordo com o segmento no qual você atua.

Escolha a plataforma para criar o seu blog

Atualmente, existem diversas plataformas onde você pode criar o seu blog gratuitamente. Veja alguns exemplos:

WordPress – esse talvez seja o principal serviço gratuíto para criação de blog. O wordpress oferece uma grande quantidade de recursos para quem deseja ter o completo controle do conteúdo, estatísticas de acesso, além de uma personalização avançada e muito mais.

WordPress conta com ferramentas avançadas para tudo o que você deseja fazer. Além disso, é uma ótima opção para quem deseja somente escrever, como uma espécie de diário.

Tumblr – Muitas pessoas não veem o Tumblr como uma plataforma de blogs, porém ele é. Boa parte das páginas hospedadas no serviço conta com qualidade no compartilhamento de imagens e o tumblr não fica para trás quando o assunto são textos e vídeos e outros benefícios que uma ferramenta com essa finalidade precisa ter.

Blogger – o “talvez” sobre o WordPress ser o principal serviço para criação de blog só não é uma certeza por conta do Blogger. 

Esse serviço do Google oferece uma gama de recursos avançados que podem ser personalizados de maneira manual apresentando uma estrutura robusta e compreensível para quem deseja realizar postagens de qualidade.

Weebly – essa ferramenta vem crescendo bastante, já que também conta com recursos avançados para a criação e gerenciamento do seu blog. Com ele você pode escolher um tema e organizar suas postagens de acordo com as suas necessidades.

Ela permite ainda que você defina qual será a cara da sua página de acordo com o segmento do conteúdo que você irá postar.

Encontre um serviço de hospedagem

O serviço de hospedagem é essencial e deve estar presente em seu blog, já que é através dele que o seu serviço online pode realizar uma publicação de um site ou aplicação na internet.

Ao adquirir uma hospedagem, basicamente você está realizando o aluguel de um espaço dentro de um serviços e é nele que os seus arquivos e dados necessários ficam armazenados para um bom funcionamento do site.

Escolha um nome de domínio para seu blog

Você sabia que a escolha do nome de domínio é a tarefa mais importante para a construção da sua marca? Isso ocorre, pois se trata do primeiro ponto a ser analisado pelos seus clientes, por isso se trata de um dos fatores decisivos para que sua marca fala sucesso. Quando o nome é adequado, ele determina o interesse do usuário ao visitar a sua página.

Configure a plataforma do seu blog

A configuração do seu blog deve ter a sua cara, não só visualmente, mas de acordo com os seus interesses e claro, o interesse do seu público. Por isso, deve se ter muita atenção na hora de realizar as escolhas na configuração da plataforma que você utilizará como blog.

Publique o primeiro post

A primeira publicação deve ser chamativa e precisa estar de acordo com o segmento do seu blog, produtos e serviços que você presta. O conteúdo deve ser qualificado e precisa ser informativo, garantindo que o público realmente irá consumi-lo. Assim, a chance de alavancar os seus negócios é muito maior. 

Por que criar um blog?

Agora que você já sabe como criar um blog, você deve estar se perguntando o motivo da importância de publicar conteúdos nesse tipo de plataforma. 

Quando você descobre as razões para criar o seu blog, o processo se torna muito mais agradável. É aí que você se interessa pela gama de benefícios que esse tipo de plataforma é capaz de te proporcionar.

Com a criação de um blog, você será capaz de fornecer conhecimento e conteúdo de qualidade para um público segmentado, ou seja, para quem realmente se interessa pelo seu produto, serviço ou segmento.

Para criar posts de qualidade, você precisa conhecer o seu nicho e realizar muitas pesquisas que se referem a ele. Com isso, você irá reunir muito conhecimento e isso poderá ser essencial para que você tenha ideias e possa crescer com seu negócio.

O blog ainda é uma ótima maneira de expressar suas ideias, já que nele você poderá compartilhar suas ideias por meio de um conteúdo de qualidade e que siga de acordo com o seu nicho. Além disso, você terá um fluxo de tráfego muito mais consistente, mas o que isso significa?

Quando se trata de projetos e empresas novas, é comum que haja uma certa dificuldade em escolher um público que realmente se interesse por suas ideias e produtos. Porém, com o blog você é capaz de ter um tráfego muito mais valioso, capaz de convertê-los em clientes e usuários em potencial.

Como o blog é capaz de alavancar o seu negócio?

criar um blog de sucesso

Criar um blog é uma das principais estratégias do marketing digital. Seu objetivo é proporcionar conteúdos que são criados para atrair e se relacionar com pessoas. Dentro dessa plataforma, é possível criar conteúdos para cada jornada de compra e com isso, atrair um visitante até converter um lead em cliente.

Quando trabalhado com qualidade, um blog é capaz de se comunicar com milhares de pessoas e essas compartilham o seu conteúdo, compram os seus produtos e ainda se envolvem com a sua marca e isso traz bons resultados aos seus negócios. Mas, como fazer para que isso ocorra? Acompanhe no nosso próximo tópico.

Como ter resultados por meio de um blog?

Para que os bons resultados surjam por meio do seu blog, é necessário seguir alguns passos fundamentais:

Seu blog deve agregar valor

O principal objetivo de um blog é fornecer informações que sejam úteis para os seus clientes em potencial. Porém, quando as pessoas visitam o seu blog e se deparam somente com conteúdos institucionais falando do seu negócio e nada mais, isso pode gerar um efeito oposto, já que esse tipo de postagem não gera valor e pode facilmente arruinar a sua estratégia.

É essencial que o conteúdo publicado seja relevante agregando o devido valor para a sua marca sem que para isso, seja necessário ser agressivo. O conteúdo precisa gerar interesse ao seu consumidor e não apenas vender. Com esse interesse, converter em venda será uma consequência.

O blog deve gerar visitas

Seu blog precisa gerar visitas, afinal esse é um dos objetivos da plataforma. Se trata de uma das funções mais importantes do blog e isso pode ser obtido de duas importantes formas, sendo elas: tráfego orgânico e tráfego pago.

O tráfego orgânico é quando o seu blog pode ser encontrado de forma natural através dos motores de busca do conteúdo que você produz de forma regular. Já o pago se trata daqueles links patrocinados que você investe, ou seja, a publicidade realizada para fazer com que as pessoas cheguem até a sua plataforma.

Seu blog deve gerar leads

Um outro requisito indispensável é que o seu blog deve gerar leads. É importante lembrar que não adianta você receber inúmeras visitas em sua plataforma se ela não converter tais visitas em leads. Isso, é algo que deve ser pensado no momento de criar um blog que gere bons resultados.

Existem diversas formas para atingir esse objetivo, porém é importante lembrar que gira em torno de conteúdo e por isso, deve ser qualificado. Aqui há a criação de ofertas, assim como iscas digitais que despertam o interesse do visitante em se tornar um lead. Isso pode ser feito por meio de:

  • E-books gratuitos;
  • Artigos épicos;
  • Newsletter;
  • Templates e outros.

E claro, gerar vendas

Sabemos que o sentido da criação de um blog se dá a partir do momento que você começa a vender por meio da plataforma e isso pode ocorrer de maneira direta ou indiretamente. Você pode usá-lo com fonte de informação, além de ser uma ótima base para educar os seus leads para comprar de você futuramente. 

Além disso, pode se tornar também uma “página de vendas”. Isso vai depender exclusivamente da estratégia que você irá utilizar.

Você poderá realizar a venda dos seus próprios produtos ou serviços ou de terceiro, utilizando o marketing de afiliados. Em diversos casos, os resultados são obtidos apenas pela inclusão de links dentro dos artigos, além de uma página de seus produtos no menu e até mesmo em um formulário de contato disponível para que os clientes possam solicitar um orçamento.

Dicas para um blog de sucesso

Agora que você já sabe como criar um blog e sua importância para alavancar os seus negócios, chegou o momento de conhecer algumas dicas para tornar a plataforma um sucesso para o seu produto ou serviço.

Passo 1 de como criar um blog – Saiba qual o público que você deseja atingir

Ao conhecer bem o seu público, você consegue atrair visitantes que realmente são qualificados e que irão consumir a sua marca com muito mais facilidade, já que o conteúdo transmitido atende suas necessidades.

Quando menor for o esforço para conquistar um cliente e gerar uma venda, maior será o retorno sobre o investimento. Por isso, é fundamental conhecer seu público-alvo e construir personas, sendo esse um investimento de alta rentabilidade, já que você alcança pessoas com um esforço muito menor.

Passo 2 de como criar um blog – Determine qual será o conteúdo do seu blog

É essencial que você crie uma linha editorial determinando qual será o conteúdo do seu blog. A plataforma geralmente, recebe artigos como este, também conhecidos como posts. Você pode deixar tudo mais atrativo com fotos e vídeos ilustrando o seu tema. Além disso, é importante que haja espaço para os comentários dos seus leitores.

Além dos citados, você pode trabalhar com outras possibilidades, como por exemplo: infográficos, gifs, citações e outros.

Um blog corporativo qualificado pode fazer com que seu negócio chegue a um outro patamar, porém é essencial que o seu conteúdo seja valorizado. Isso é o básico para que você consiga estar bem posicionado.

Passo 3 de como criar um blog – Escolha a plataforma e o layout correto

Tudo precisa estar ligado e até mesmo o layout da sua plataforma deve estar de acordo com o perfil do seu negócio. Isso inclui as cores, a fonte e toda a interação presente no seu blog. Além disso, a escolha da plataforma pode ser crucial para facilitar as suas postagens, e fazer com que o seu investimento esteja de acordo com as suas necessidades.

Para isso, é necessário escolher a plataforma que atenda às suas necessidades. Se você deseja investir com baixo custo, opte por plataformas gratuitas como as citadas neste artigo.

Passo 4 de como criar um blog – Publique e divulgue o seu conteúdo

Agora que está tudo pronto, chegou a hora de você publicar o seu conteúdo. Para que vocÊ possa obter os resultados esperados, além de seguir todos os passos, é importante que você divulgue a sua plataforma e para isso é muito importante utilizar as técnicas de SEO ou como conhecido, Otimização de Ferramenta de Busca.

Um outro ponto essencial é a construção de links com linkagem para o seu post em outros conteúdos já publicados ou hiperlinks externos, para outros sites e blog. Isso ajuda o seu blog a ter um melhor relacionamento com outros conteúdos ligados ao seu presentes na web.

A divulgação do seu conteúdo pode ser realizada por E-mail marketing ou redes sociais, sendo essas ótimas ferramentas para tal finalidade.

Antes de mais nada, é essencial contar com profissionais que entendam do assunto para que os resultados cheguem até você de maneira eficiente e qualificada.

Gostou das dicas? Compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais e comente sobre o que achou!